Parâmetros de rota

Essa opção determina os coeficientes de escala que permitem obter o valor real (cálculo) de uma carga originada em um veículo em movimento. A opção está disponível clicando em Parâmetros, na caixa de diálogo Cargas móveis.

Nota: Para abrir a caixa de diálogo Definição de coeficientes, é necessário selecionar uma polilinha para a qual serão definidos os coeficientes de multiplicação do valor da carga.

A caixa de diálogo tem uma tabela que exibe os parâmetros de uma rota (polilinha):

Nota: Os coeficientes permitem definir cargas que diferem no sinal (ou seja, definir coeficientes com sinais opostos).

Se os coeficientes à direita e à esquerda tiverem valores diferentes, os coeficientes intermediários dentro da largura de um veículo serão interpolados dependendo da largura. Além disso, é possível aplicar as opções usadas para limitar a posição de um veículo em uma estrutura.

A parte inferior da caixa de diálogo apresenta o campo Tolerância. Esse é um parâmetro atribuído a um caso de análise de carga móvel definida. A tolerância determina as condições para gerar cargas que se originam de um veículo definido, em barras. Se a opção Momento originado pela excentricidade da força for selecionada, uma carga de momento concentrado de uma força concentrada será gerada e aplicada à barra considerando a excentricidade.

Na parte inferior da caixa de diálogo, há também a opção Posição do veículo – em pontos da polilinha, cuja função principal é posicionar uma carga do veículo na rota de uma carga móvel em pontos da polilinha (pontos característicos localizados ao longo da rota do veículo). Se essa opção for selecionada, a carga resultante do veículo será aplicada à extremidade de cada segmento de polilinha. Por padrão, a posição de um veículo é determinada por meio de uma etapa do movimento do veículo; portanto, ao usar essa opção, é possível assegurar que a carga do veículo seja posicionada em determinados pontos especificados (como um apoio).

Exemplo

Um conjunto de forças é definido para um veículo, como mostrado na imagem a seguir.

Ao definir os seguintes coeficientes:

VL = 1,0

VR = 1,0

HL = 0,0

HR = 0,2

LL = 0,1

LR = 0,0

Resulta nos seguintes valores de forças:

Força 1: VL = 1,0; VR = 1,0; HL = 0,0; HR = 0,2; LL = 0,1; LR = 0,0

Força 2: VL = 1,0; VR = 1,0; HL = 0,0; HR = 0,2; LL = 0,1; LR = 0,0

Força 3: VL = 1,0; VR = 1,0; HL = 0,0; HR = 0,2; LL = 0,1; LR = 0,0

Força 4: VL = 1,0; VR = 1,0; HL = 0,0; HR = 0,1 (média dos valores HL e HR), LL = 0,1 (média dos valores LL e LR), LR = 0,0

Para esta polilinha, a carga assume a forma tal como exibido na imagem a seguir.

Consulte também:

Operação do programa durante a definição de coeficientes (coeficientes de multiplicação de carga)