Vínculos rígidos

Essa opção define vínculos rígidos em uma estrutura. Um vínculo rígido é usado para modelar completamente elementos rígidos de estruturas elásticas (definição de um corpo rígido em uma estrutura). Os deslocamentos e rotações definidos para um vínculo rígido podem ser limitados para certos graus de liberdade.

Informações básicas sobre como definir vínculos rígidos em uma estrutura:

Definir uma ligação rígida entre nós é o mesmo que introduzir condições de compatibilidade rígida com relação a todos os deslocamentos nestes nós. Todos os nós vinculados com um nó primário constituem um grupo de nós comparável a um corpo rígido.

Nota: A seleção dos graus de liberdade se aplica somente aos nós secundários de um vínculo rígido (a conexão do nó principal com o corpo rígido usa todos os graus de liberdade).

Por exemplo, deslocamentos lineares podem ser bloqueados, enquanto que rotações podem ser permitidas. O primeiro nó é o nó primário, enquanto os nós restantes são nós secundários.

É possível ilustrar o uso de vínculos rígidos definindo um piso rígido em seu plano, enquanto, na direção perpendicular ao plano do piso, ele é flexível. Um vínculo rígido é definido como uma membrana rígida vinculada a um nó principal, ao qual os nós secundários com um conjunto selecionado de graus de liberdade são anexados. (Para atingir a rigidez total, todos os graus de liberdade dos nós secundários devem ser selecionados). Ao usar vínculos rígidos, é possível modelar uma membrana (consulte a imagem a seguir) – as direções UZ RX RY RZ nos nós secundários são liberadas.

  1. Nó secundário 1
  2. Nó secundário 2
  3. Nó principal
  4. Corpo rígido

Abra a caixa de diálogo Vínculos rígidos, para definir os vínculos rígidos na estrutura, usando um dos métodos:

A caixa de diálogo Vínculos rígidos tem os seguintes elementos:

Na parte superior da caixa de diálogo estão as seguintes opções:

Nota: A opção de vínculos rígidos pode ser usada somente nos tipos de estruturas que permitem graus de liberdade rotacionais. Portanto, não é possível definir um vínculo rígido nos seguintes tipos de estruturas: treliça 2D, treliça 3D, plano de tensão, plano de deformação, estruturas de eixos simétricos e estruturas volumétricas.

É possível definir um nó como um nó secundário somente em um vínculo rígido. Portanto, a seguinte notação não está correta:

1 2 3 4 LIN 10

1 6 7 LIN 9.

Nota: Os nós secundários não devem ser definidos como suportes de tipo rígido. Eles podem ser definidos como suportes elásticos.
Nota: Os nós secundários não devem ser definidos como nós compatíveis com outros nós. Os nós principais podem ter compatibilidade com outros nós.
Nota: Não é possível usar um suporte rotacionado no nó principal de um vínculo rígido para os graus de liberdade.

Similar à definição de outros atributos, a definição de um vínculo rígido tem duas etapas:

Para excluir um vínculo rígido da estrutura:

  1. Clique em na lista de vínculos rígidos ativos.
  2. Selecione um objeto na estrutura do qual deseja excluir o vínculo rígido.

Não é possível modificar esse tipo de vínculo rígido; ele é atribuído da mesma forma que as propriedades de vínculo rígido são a um elemento de estrutura.

Após o novo vínculo rígido ser adicionado, seu símbolo será exibido.