Abra a caixa de diálogo Mísulas usando um dos seguintes métodos:
- Clique no menu Geometria > Atributos adicionais > Mísulas.
- Clique em
.
Use essa opção para definir mísulas para membros de estrutura em zonas de nó. As mísulas são usadas em uma estrutura para aumentar a rigidez de um membro de estrutura em zonas de nó. Elas permitem que essas zonas tenham momentos maiores e forças transversais, enquanto seções menores são usadas ao longo de membros inteiros.
Nota: Só é possível aplicar mísulas a seções I. As mísulas para outros tipos de perfis (por exemplo, perfis de tubulação, perfis de seção C etc.) não podem ser definidas. Durante a verificação do modelo de estrutura, um aviso é exibido para informar que uma mísula foi definida para um tipo de perfil diferente do da seção I.
Existem dois métodos de mísulas:
- Usar placas de cotas determinadas
- Usar o corte apropriado de seção de um dado membro
Para definir uma mísula, selecione um método de mísula, cotas de mísula(valores absolutos ou relativos) e um tipo de mísula (superior, inferior ou em ambos os lados). Uma mísula definida dessa forma pode ser salva sob uma legenda que você escolher. Mais tarde, será possível usar essa mísula muitas vezes em uma estrutura. As mísulas de um membro são introduzidas separadamente para cada extremidade do membro.
A caixa de diálogo Mísulas permite atribuir diretamente propriedades de mísula aos elementos da estrutura. Ela tem um campo de lista ativo, um campo de seleção ativo e os botões padrão (Aplicar, Fechar e Ajuda). As informações sobre a legenda e o tipo de mísula definido estão no campo da lista ativa.
Na parte superior da caixa de diálogo:
– Adiciona um novo tipo de mísula (Nova definição de mísulas)
– Exclui um tipo de mísula selecionado da lista ativa
,
,
e
– Exibe a lista de mísulas ativas como: ícones grandes, ícones pequenos, lista curta ou lista longa.
– Permite excluir da lista ativa todos os tipos de mísulas que não são usados na estrutura que está sendo projetada.
– Abre a caixa de diálogo Gerenciador de legenda.
De forma semelhante à caixa de diálogo para definir seções ou suportes, o processo de atribuição de propriedades de mísula a elementos de estrutura é dividido em duas etapas:
- Definição de tipo de mísula
Se a lista de mísulas ativas estiver vazia ou um novo tipo de mísula for adicionado à lista ativa, clique em Nova definição de mísulas:
- Se nenhum dos tipos de mísula estiver selecionado, clicar no ícone Nova mísula abre a caixa de diálogo para uma nova definição de tipo de mísula. A primeira guia é ativada com os campos previamente definidos (exceto para o campo LEGENDA) ou os parâmetros padrão são definidos.
- Se nenhuma das mísulas estiver selecionada, clicar no ícone Nova mísula abre a caixa de diálogo para uma nova definição de tipo de mísula. Uma guia apropriada para a seção selecionada é ativada. Todos os campos, exceto LEGENDA, são preenchidos de acordo com o tipo de mísula selecionado.
Também é possível abrir a caixa de diálogo para uma nova definição de mísula clicando duas vezes no elemento da lista de mísulas ativa. A caixa de diálogo Nova mísula é aberta na guia respectivamente para o tipo de mísula e todos os campos são preenchidos de acordo com o tipo de mísula selecionado. Após alterar os parâmetros necessários, a mísula é adicionada (atualizada) à lista ativa clicando em ADICIONAR ou pressionando <ENTER>. Se a legenda não for alterada, será exibido um aviso apropriado (como no caso de uma nova definição de mísula). Essa opção na caixa de diálogo permite alterar as propriedades da mísula.
-
Definição da mísula em uma estrutura.
Para excluir uma mísula da estrutura:
- Clique em
na lista de mísula ativas.
- Selecione um objeto na estrutura da qual você deseja excluir a mísula.
Não é possível modificar esse tipo de mísula; ele é atribuído da mesma forma que as propriedades da mísula são a um elemento de estrutura.
O símbolo da mísula é exibido após você adicioná-lo.
As mísulas são consideradas em estágios de cálculo sucessivos da seguinte maneira:
- Durante os cálculos estáticos: presume-se que a parte entre as mísulas de um membro tenha uma seção de inércia variável cujas cotas são o resultado da definição da mísula.
- Durante o projeto da conexão: as cotas da mísula são automaticamente transferidas para o módulo de conexões quando uma conexão de aço é definida. A modificação torna necessário atualizar as cotas da mísula definida ou definir uma nova.
- Durante os cálculos da norma: determinadas suposições, relativas aos parâmetros de seção equivalentes de um membro tratado como um todo, são feitas durante a verificação da norma de membros com mísulas. O momento de inércia de um membro equivalente é calculado com base no comprimento e na inércia dos componentes do membro, ou seja, dos segmentos de membro com mísulas e sem mísulas. Propriedades equivalentes são usadas para calcular a estabilidade geral de um membro. A verificação de tensão em pontos específicos de um membro leva em conta as propriedades de seção reais.
O projeto, isto é, encontrar as seções de membro ideais, leva em conta as mísulas.
Nota: Uma mísula definida através de valores relativos é automaticamente ajustada para o membro e a seção. Portanto, alterar a seção durante o projeto altera as cotas da mísula que dependem das cotas da seção.