Abra a caixa de diálogo Transformação do sistema de coordenadas clicando no menu Editar > Editar > Transf. do sistema de coordenadas.
A opção é usada para transformação (combinação de translação, rotação e dimensionamento, se necessário) de sistemas de coordenadas. Isso permite definir uma estrutura usando um sistema de coordenadas simples e familiar e convertê-la (copiá-la) para um local diferente. Por exemplo, uma estrutura que faz parte de uma ponte curva ou de um viaduto tem a mesma geometria no início e no fim (cabeças de ponte ou primeiro e último vão); no entanto, a posição (coordenadas de pontos de ajuste) da extremidade da ponte é difícil de determinar. É possível definir os elementos da estrutura inicial em um sistema de coordenadas conveniente e, usando uma transformação desse sistema de coordenadas, mover (copiar) esses elementos para a posição resultante.
Para transformar um sistema de coordenadas:
- Determine o Sistema de coordenadas inicial.
É possível definir o sistema de coordenadas usando um dos métodos:
- Como uma definição completa de um sistema de coordenadas, consistindo na definição das coordenadas da origem do sistema de coordenadas (ponto P0), bem como das direções dos eixos do sistema de coordenadas x, y e z (coordenadas de pontos: PX, PY e PZ).
- Como uma definição das coordenadas da origem do sistema de coordenadas (ponto P0). Os eixos do sistema de coordenadas são compatíveis com os eixos do sistema de coordenadas global.
- Determine o Sistema de coordenadas resultante, ou seja, especifique as coordenadas da origem do sistema de coordenadas (ponto P0), bem como as direções dos eixos do sistema de coordenadas x, y e z (coordenadas de pontos: PX, PY e PZ).
Quando a opção Sistemas ortogonais sem dimensionamento é selecionada, os eixos do sistema de coordenadas (eixos x, y, z) são perpendiculares tanto no sistema de coordenadas inicial quanto no resultante, e os eixos do sistema de coordenadas não são dimensionados. Os comprimentos dos segmentos P0-PX, P0-PY e P0-PZ são idênticos em ambos os sistemas de coordenadas.
Quando a opção Sistemas ortogonais sem dimensionamento é desmarcada:
- Os eixos dos sistemas de coordenadas inicial e resultante não precisam ser perpendiculares entre si.
- As direções do eixo são definidas especificando a posição dos pontos: PX, PY e PZ para os sistemas de coordenadas inicial e resultante. Os comprimentos dos segmentos: P0-PX, P0-PY e P0-PZ para os sistemas de coordenadas inicial e resultante não precisam ser idênticos; portanto, a determinação da posição de qualquer ponto no sistema de coordenadas resultante é baseada nas proporções entre os segmentos que definem os eixos individuais nos sistemas de coordenadas inicial e resultante. O exemplo a seguir mostra uma situação como essa (para um sistema de coordenadas 2D): o sistema de coordenadas inicial é ortogonal; enquanto os eixos do sistema de coordenadas resultante efetuam a interseção com um ângulo; a posição do ponto A é exibida no sistema de coordenadas inicial e resultante.
Clicar em Parâmetros abre uma caixa de diálogo adicional.
Quando você clica em Executar, a transformação é executada.