Usando a opção Análise de tensão, é possível selecionar tensões nas seções longitudinal e transversal de uma barra de estrutura selecionada. Quando você ativa a opção, a tela é dividida em quatro partes: a caixa de diálogo Análise de tensão e três janelas nas quais os mapas de tensão são apresentados (na seção transversal e duas seções longitudinais XY e XZ).
As seguintes guias estão disponíveis na caixa de diálogo Análise de tensão:
Na parte inferior da caixa de diálogo, que é a mesma para todas as guias, especifique os parâmetros para exibir os mapas de tensão:
- 1. Especifique o número da barra da estrutura e o caso de carga para os quais os mapas de tensão serão apresentados.
- Número da barra – use esse campo para selecionar a barra para a qual a análise de tensão na seção transversal será executada.
- Caso de carga – use esse campo para selecionar o caso de carga definido para a estrutura, para a qual a análise de tensão na seção transversal da barra será executada.
- Selecione o tipo de tensão (normal, tangencial, reduzida). Os componentes de força de seção incluídos nos cálculos dessa tensão (FX, FY, FZ, MX, MY e MZ) serão selecionados automaticamente. Qual dessas opções está ativa depende de um tipo de tensão selecionado.
- Os valores de força interna especificados para a barra selecionada serão inseridos nos campos apropriados (é possível alterar o valor da força interna).
- Posicionamento do plano de corte.
Após especificar esses parâmetros e clicar em Aplicar, os valores de tensão da seção selecionada serão exibidos na caixa de diálogo. Os mapas de tensão em duas seções longitudinais e transversais serão mostrados nas três janelas localizadas na parte esquerda da tela.
Nota: Se você tiver selecionado uma tensão normal SIGMA X para apresentação, o software exibirá o eixo neutro (na forma de uma linha tracejada) na seção transversal de uma barra sólida.
Para ativar o processador de texto no qual a nota de cálculo gerada para a barra selecionada será apresentada, clique em Nota.
Se você alterar os parâmetros (como o caso de carga ou o tipo de tensão) na caixa de diálogo Análise de tensão, clique em Aplicar para determinar os valores de tensão e seus mapas para os novos parâmetros.
Opções de menu da Análise de tensão:
- Planos de Corte (selecione o menu Editar > Planos de Corte) – permite definir graficamente o plano de corte de ponto. Os coeficientes do plano de corte serão inseridos automaticamente nos campos apropriados (valores x=, y= e z=). Também é possível acessar a opção na barra de ferramentas lateral no layout da análise de tensão:
.
- Valores de ponto (selecione o menu Editar > Valores de ponto) – permite definir graficamente as coordenadas de um ponto no qual a tensão será marcada. Ao alternar entre as janelas de seção transversal e seções longitudinais, as configurações na guia Ponto mudam (o plano apropriado é selecionado e os coeficientes apropriados são inseridos). Também é possível acessar a opção na barra de ferramentas lateral no layout da análise de tensão:
.
- Atributos da vista – permite definir os parâmetros do mapa de tensão (como a escala para vistas individuais, cores e eixos). Use a caixa de diálogo Exibir para definir os parâmetros de apresentação do mapa de tensão. Também é possível acessar a opção na barra de ferramentas lateral no layout da análise de tensão:
.
- Projeção 3D – permite visualizar uma apresentação 3D de uma barra de estrutura selecionada, acompanhada pela apresentação de um tipo de tensão indicado. Uma vista da barra de estrutura adicional é exibida, com uma barra de ferramentas adicional que permite mover, rotacionar ou efetuar o zoom na barra de estrutura selecionada. Também é possível acessar a opção na barra de ferramentas lateral no layout da análise de tensão:
.