Parâmetros

Após selecionar a guia Parâmetros, na caixa de diálogo Definição do modelo de articulação não linear, a seguinte caixa de diálogo será exibida.

A parte superior da caixa de diálogo apresenta um diagrama do modelo de articulação.

O nome do modelo exibe o nome do modelo de articulação selecionado. Essa guia tem opções para determinar um tipo de modelo de articulação e definir os parâmetros do modelo.

Nota: O tipo de modelo de articulação determina as unidades aplicadas. Se o tipo de força-deslocamento for selecionado, as unidades serão, por exemplo, unidade de força (kN) e unidade de deslocamento (mm). Para o tipo de momento-rotação: unidades de momento (como kN*m) e ângulo/rotação (especificado) (como rad). Para o tipo de tensão-deformação: unidades de tensão (como MPa).

As unidades são exibidas em um diagrama: abscissa: Deslocamento (mm), Rotação (rad) ou Tensão, ordenada: Força (kN), Momento (kN*m) ou Tensão (MPa).

Após selecionar o tipo de tensão-deformação na lista, no campo Tipo, as opções Calcular rotação de limite e Calcular momento de limite não estarão disponíveis.

Para os critérios de aceitação, as seguintes opções estão disponíveis:

Quando a opção Simetria está selecionada na guia Pontos, os campos negativos no campo Critérios de aceitação não estão disponíveis. Os valores são copiados (e o sinal é alterado para o oposto) dos campos positivos.

Quando a opção Calcular força limite (deslocamento) está desmarcada, os valores definidos na tabela da guia Pontos são quantidades absolutas expressas nas unidades apropriadas. Essas unidades são recalculadas quando as unidades se alteram.

Quando a opção Calcular força limite (deslocamento) está selecionada, os valores definidos na tabela da guia Pontos são quantidades sem unidades que são determinadas com base nos diagramas de função definidos por normas em comparação com as quantidades de referência, ou seja, para limitar a força e/ou limitar o deslocamento avaliado durante os cálculos de cada barra separadamente. Esses valores nos diagramas não são recalculados quando as unidades são alteradas.

Os valores de referência para forças e deslocamentos dependem dos dados para o material de seção e das características restantes da barra (comprimento da barra, por exemplo) na qual uma articulação é definida. Os valores de referência para as forças Qce são definidos como valores para o semieixo positivo. Os valores de referência de deslocamentos são os deslocamentos (generalizados) correspondentes ao valor de referência para forças Qce que consideram a rigidez inicial.

O Robot define automaticamente os valores de referência de forças e deslocamentos somente para seções de aço, quando as propriedades estão salvas no banco de dados ou quando são feitas definições para:

Se um tipo de seção (material) diferente tiver sido selecionado ou se o banco de dados de seções não tiver os dados necessários para determinar os valores de referência, a análise será interrompida e a barra sem dados ficará em destaque. A análise é possível quando você define uma característica para uma determinada barra como um valor absoluto.

Os parâmetros de referência correspondem aos comentários disponíveis na publicação FEMA: NEHRP Guidelines for the Seismic Rehab of Buildings, Capítulo 5.

Na parte inferior da caixa de diálogo, o campo Método de descarregamento apresenta os seguintes tipos de descarregamento (consulte a imagem a seguir):