Em um estudo de Tensão estática não linear, a solução é calculada sobre diversos incrementos. Neste tutorial, a carga de pressão na viga é aplicada gradualmente ao longo de 60 passos, permitindo visualizar o efeito da carga ao longo do tempo.
Nesta atividade, você
Resolver o estudo
Determinar se a viga é susceptível de colapsar
Identificar quando o Fator de segurança cai abaixo de 1
Revise o resultado da tensão de Von Mises para ver como as tensões mudam quando a viga de suporte é carregada
Examine o resultado do Deslocamento para identificar quando o deslocamento começa a aumentar exponencialmente.
Suporte do modelo de viga com restrições e cargas aplicadas (esquerda) e o resultado do fator de segurança estática não linear (direita).
Resolva o estudo.
Observação: A criação de malha e a resolução da análise podem levar vários minutos.
A guia Resultados é aberta automaticamente, para que você possa visualizar os resultados.
Visualize os resultados do Fator de segurança e determine se a viga pode colapsar sob a carga aplicada.
Nota: o fator de segurança mínimo é de aproximadamente 0,7, indicando que a resistência ao escoamento do material foi significativamente excedida. Além disso, uma grande parte da peça de contorno é vermelha. Portanto, a deformação permanente certamente ocorreu e a viga está em risco de colapsar sob a carga aplicada.
Utilize a Plotagem de resultados transitórios para identificar quando o fator de segurança cai abaixo de 1,0.
Dica: Clique e arraste a barra de título Plotagem de resultados transitórios para realocar a janela de plotagem. Também é possível clicar e arrastar o canto inferior direito da janela para redimensioná-la.
(Etapa 26 / 60 Etapas = 0.433 e 0.433 * 300 kN = 130 kN.)
Visualize o resultado da tensão de Von Mises para ver como as tensões mudam quando a viga de suporte é carregada.
Observe a resposta não linear da viga. À medida que a carga aumenta, a viga começa a ceder. Uma vez que a escoamento é iniciada, a taxa de aumento de tensão diminui. Durante esse processo, o material endurece o trabalho e se torna mais forte. Se simplesmente executássemos um estudo de tensão estática linear na viga, veríamos apenas as tensões na viga no final da análise. As tensões previstas seriam muito maiores porque se presume que o material permaneça em sua rigidez elástica (Módulo de Young).
Dica: Se você observar as propriedades básicas do material, verá que a Resistência ao escoamento é significativamente maior do que a Tensão de escoamento inicial mostrada nas Propriedades avançadas (não lineares). O motivo é que a tensão de escoamento básica é o ponto no qual a rigidez do material é deslocada 0,2% do comportamento linear. Esse deslocamento de 0,2% é a base típica das classificações de resistência de escoamento do material. A tensão de escoamento inicial não linear é o ponto no qual a rigidez começa a se desviar do Módulo de Young. Você pode ver que a inclinação da curva de tensão muda mais rapidamente quando a resistência ao escoamento básica (cerca de 345 MPa) for ultrapassada.Visualize o resultado de Deslocamento para identificar quando o deslocamento começa a aumentar exponencialmente.
O deslocamento total é exibido por padrão. Ao contrário dos estudos lineares, a forma deslocada verdadeira é exibida por padrão para estudos não lineares. Isto é, a distorção não é exagerada (embora você possa escolher fazê-lo). Portanto, o deslocamento parece menos grave do que o que você pode estar acostumado a ver em uma análise de tensão estática linear. Não deixe que isso te engane. Observe os números reais de deslocamento.
Nesta atividade, você