Atividade 4: aplicar cargas, definir contatos e refinar a malha

Nesta atividade, você evita exageros de tensão na peça que podem resultar do salto instantâneo da repouso para 3000 mm/s. Em seguida, você faz ajustes na configuração do estudo, alguns para reduzir o tempo de análise e outros para melhorar a precisão dos resultados. Para concluir a configuração do estudo, você

Pré-requisitos

Passos

  1. Aplique uma Velocidade linear inicial de -3000 mm/s à peça em movimento na direção Z.

    Esta ação evita o choque de acelerarem instantaneamente a peça em movimento no início do evento. Essencialmente, estamos dizendo que a peça já está em movimento no início do evento.

    1. Clique no ícone de velocidade linear inicial ** (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Cargas > Velocidade linear inicial)** para abrir a caixa de diálogo Velocidade linear inicial.

    2. Clique na peça em movimento para selecioná-la como Corpo.

    3. Certifique-se de que o Tipo de direção esteja configurado como direção de carga - vetores (x,y,z) Vetores (x, y, z).

    4. Digite -3000 mm/s no campo Componente de velocidade Z.

      Nota: Assegure-se de que as unidades estejam definidas de forma apropriada e altere-as se não estiverem.

    5. Clique OK para aceitar as configurações e fechar o diálogo.

  2. Detecte automaticamente pares de contato corpo a corpo e suprima autocontato.

    Em estudos de simulação de evento, os pares de contato são definidos entre corpos, não entre pontos individuais, arestas ou faces, e são detectados automaticamente. O autocontato, onde uma peça pode deformar-se e entrar em contato com uma área diferente de si mesma, é suportado. Para este exercício, como não esperamos ter contato próprio, podemos desativá-lo para encurtar o tempo de solução.

    1. Clique no ícone contatos globais ** (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Contatos > Contatos Globais)** para abrir a caixa de diálogo Contatos Globais.

    2. Confirme se Contato de separação global está ativado e se Contato vinculado por proximidade está desativado.

      Nota: A interação de contato de separação ocorre sempre que as duas peças se tocam durante a simulação. As peças podem deslizar umas ao lado das outras e se separar umas das outras livremente, mas não podem penetrar umas nas outras.

    3. Expanda Configurações avançadas.

    4. Desative Permitir contato automático.

    5. Clique em Gerar para criar os pares de contato e fechar o diálogo.

  3. Altere o comprimento da malha para 1 mm em ambas as peças, onde os dedos de trava da peça em movimento entrem em contato com a peça fixa conforme as duas se conectam, como segue:

    (i) Nos dedos de trava da peça estacionária (todas as faces, incluindo os filetes onde ela encontra a parte principal do corpo). Você deseja uma malha mais fina para capturar tensões de dobra mais precisas. Os filetes na base dos dedos são a concentração de tensão e as regiões de tensão crítica. Você também deseja criar uma malha suave na região de contato, que se adapta com mais precisão à forma cilíndrica do modelo CAD.

    (ii) No furo médio e seu chanfro na peça estacionária, para produzir uma malha suave na região de contato desta peça.

    1. Usando o ViewCube, altere o ponto de vista do modelo para exibir a vista Inferior do modelo, como mostrado na imagem abaixo.

    2. Clique no ícone de filtros de seleção (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Selecionar > Filtros de Seleção) e assegure-se de que Selecionar através esteja ativado.

      Isso é necessário para que as faces ocultas sejam incluídas quando selecionamos as áreas para refinar a malha.

    3. Clique no ícone de controle de malha local ** (espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Gerenciar > Controle de Malha Local)**.

    4. Clique e arraste o mouse da esquerda para a direita para cercar a área indicada na seguinte imagem:

      controle de malha local

      A caixa de diálogo Editar controle de malha local deve indicar que 18 faces/arestas estão selecionadas.

      Nota: Quando você clica e arrasta o mouse da esquerda para a direita, somente as entidades que estão totalmente dentro do retângulo são selecionadas. Se você clicar e arrastar o mouse da direita para a esquerda, tudo o que o retângulo cruza é selecionado, o que não é o que desejamos.

    5. Digite 1 mm no campo Comprimento para definir o tamanho da malha local.

    6. Clique OK para aceitar as configurações e fechar o diálogo.

      Dica: No navegador, expanda o nó Controles de malha local, passe o mouse sobre Malha local:1 e clique no ícone de malha geradaEditar para ver o refinamento da malha ao longo da superfície de toda a peça. Você pode ver que o comprimento da aresta agora é menor onde as duas peças se conectam.

      gerar ícone de malha

Resumo da atividade 4

Nesta atividade, você