Atividade 2: Simplifique o modelo 1 e aplique cargas térmicas
Nesta atividade, você remove componentes do modelo que são estranhos à análise térmica e, em seguida, aplica cargas térmicas para simular as transferências de calor através do radiador.
Você assume que a parede interna da tubulação tem a mesma temperatura que a água que está fluindo. Você também assume que a taxa de fluxo é alta o suficiente para que a alteração da temperatura da água seja insignificante ao longo do radiador. As barbatanas, no entanto, perderão calor para o ambiente por convecção natural e por radiação.
Nesta atividade, você
Remover componentes do modelo que não tenham influência na simulação, para reduzir o tempo de análise
Aplique uma carga térmica às faces internas da tubulação para representar o calor da água de 75 C que flui através delas
Aplique uma carga térmica às aletas para representar o calor irradiando da tubulação quente através das aletas e para o ambiente
Aplique uma carga térmica às aletas para representar a perda de calor, por convecção, ao ambiente
Detecte automaticamente os conjuntos de contatos e utilize as configurações padrão.

Modelo do radiador antes da modificação (esquerda). Modelo de radiador, simplificado, com cargas térmicas aplicadas (direita).
Pré-requisitos
- A atividade 1 foi concluída.
Passos
Remova os acessórios e os componentes de volume de água, porque eles não influenciam a simulação, mas contribuem para o tempo de análise.
Nota: O tempo de cálculo da simulação depende muito da malha. Remova objetos desnecessários para evitar que eles sejam incluídos na malha e incluídos na simulação.
- Clique no
(espaço de trabalho Simulação > guia Configuração > painel Simplificar > Simplificar) para acessar o ambiente Simplificar.
- No navegador, expanda o
Componentes do modelo.
- Clique com o botão direito no componente
Água:1 e selecione
Remover. Observe que a ação Remover é adicionada à Simplificar linha do tempo na parte inferior da tela.Observação: Remover exclui a peça do modelo de Simulação, mas não tem efeito na geometria no espaço de trabalho de Projeto.
- Repita o passo c para remover o componente
Acessórios:1.
- Clique em Vista inicial ao lado do ViewCube para retornar o modelo para seu tamanho e orientação originais.
- Clique no
(espaço de trabalho Simulação > guia Simplificar Sólido > painel Finalizar Simplificar > Finalizar Simplificar) para retornar à guia Setup.Observação: A linha de tempo foi alterada e não exibe mais as ações de Remover. Estas ações somente são visíveis na Simplificar linha do tempo.

Abra a caixa de diálogo Cargas térmicas e selecione todas as 24 faces da tubulação.
- Se necessário, no navegador, expanda o ícone de pasta
Componentes do modelo.
- Clique no ícone
ao lado de Arestas para ocultá-las.
- Clique na face DIREITA do ViewCube para ajustar a orientação da tubulação.
- Clique no
(Espaço de trabalho de simulação > guia Setup > painel Cargas > Cargas térmicas para abrir o diálogo Cargas térmicas.
- Na caixa de diálogo Cargas térmicas, confirme se o Tipo de carga é
Temperatura aplicada.Dica: O software impede que você coloque cargas incompatíveis na mesma superfície. Especifique o tipo de carga antes de selecionar o Tipo de objeto.
- Clique no ícone
Selecionar todas as faces para que você possa selecionar todas as superfícies de tubulação e, a seguir, clique na tubulação.

Desmarque as faces externas da tubulação, de modo que a carga térmica seja aplicada somente às faces internas da tubulação.
- Na caixa de diálogo Cargas térmicas, clique no ícone
Selecionar todas as faces para desativá-la para que você possa utilizar a seleção padrão para desmarcar as faces externas da tubulação.
- Clique com o botão esquerdo do mouse na direita e acima do modelo e arraste uma seleção de janela sobre as arestas no lado direito do modelo.
Nota: É importante puxar a janela de seleção para a esquerda para desfazer a seleção de superfícies corretamente.

Aplique uma carga térmica de 75 C às faces internas da tubulação.
- Na caixa de diálogo Cargas térmicas, clique no
Alterar unidades.
- Selecione C na lista suspensa.
- Altere o Valor da temperatura para 75 C.
Observação: A temperatura depende do aquecedor ou caldeira de água. É sempre uma boa ideia fazer uma suposição conservadora.

- Clique OK para aceitar a temperatura e fechar o diálogo.
Confirme se a temperatura correta foi aplicada às faces corretas da tubulação.
- No navegador, expanda o
Caso de carga1 e, em seguida, expanda o
Cargas.
- Passe o mouse sobre o
Temperatura aplicada1 e clique no
Editar. A temperatura aplicada é exibida e as 11 faces internas são realçadas em azul.

- Clique em Cancelar para fechar o diálogo Cargas Térmicas.
Aplique uma carga térmica às aletas para simular a perda de calor para o ambiente por Radiação, em temperatura ambiente.
- No navegador, em Componentes do modelo, clique no
ao lado de Arestas para torná-las visíveis.
- Clique no
ao lado de Tubulação para ocultá-lo.
- Se a orientação foi alterada, clique na face DIREITA do ViewCube.
- Clique no
(Espaço de trabalho de simulação > guia Setup > painel Cargas > Cargas térmicas para abrir o diálogo Cargas térmicas.
- Na caixa de diálogo Cargas térmicas, altere o Tipo de carga para
Radiação.
- Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste uma janela em torno de todas as arestas, e confirme se 140 faces estão selecionadas.
- Clique na seta para baixo diretamente acima do ViewCube para alterar a orientação, para que a parte superior das arestas aponte para fora da tela em direção a você.
- Clique com o botão esquerdo na face do modelo à esquerda e acima do furo superior nas arestas e arraste uma seleção de janela sobre todos os furos. Observe que agora somente 84 faces estão selecionadas.
Nota: É importante puxar a janela de seleção para a direita para desfazer a seleção correta apenas das superfícies que estão completamente cercadas pela janela.

- Deixe os valores padrão para Emissividade 1 e Valor da temperatura ambiente 293,15 K (20 C) e, a seguir, clique em OK para aplicar o comando e fechar a caixa de diálogo.
Aplique uma carga térmica às aletas para simular a perda de calor para o ambiente por convecção natural, em temperatura ambiente.
- Clique na face DIREITA do ViewCube, para que você possa ver todas as arestas novamente.
- Clique no
(Espaço de trabalho de simulação > guia Setup > painel Cargas > Cargas térmicas para abrir o diálogo Cargas térmicas.
- Na caixa de diálogo Cargas térmicas, altere o Tipo de carga para
Convecção.
- Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste uma janela em torno de todas as arestas, e confirme se 140 faces estão selecionadas.
- Clique na seta para baixo diretamente acima do ViewCube para alterar a orientação, para que a parte superior das arestas aponte para fora da tela em direção a você.
- Clique com o botão esquerdo na face do modelo à esquerda e acima do furo superior nas arestas e arraste uma seleção de janela sobre todos os furos para selecionar as mesmas superfícies como na etapa anterior.
- Deixe a temperatura no ambiente e altere o Valor de convecção para 5 W /(m^2 K).
A referência de ambiente deve ser a mesma ou as cargas irão lutar entre si.
- Clique em OK para aplicar o comando e fechar a caixa de diálogo.
Dica: Verifique o Navegador para confirmar se todas as três cargas são mostradas. Confirme se as cargas térmicas nas aletas estão corretas, da mesma forma que você confirmou a tubulação.
Defina os contatos entre os corpos que compõem o modelo.
- Clique no
(Espaço de trabalho de Simulação > guia Configuração > painel Contatos > Contatos Automáticos, para abrir o diálogo Contatos Automáticos.
- Clique em Gerar para aceitar o comando e fechar o diálogo.
Todas as peças são coincidentes, portanto, a tolerância padrão é aceitável.
- No navegador, clique no
ao lado de Tubulação para torná-lo visível.
- Clique no
Vista inicial acima do ViewCube para retornar o modelo para seu tamanho e orientação originais.
Resumo da atividade 2
Nesta atividade, você simplificou seu modelo para reduzir o tempo de análise e aplicou cargas térmicas à tubulação e às aletas do radiador:
- Foram removidos os componentes do modelo que não têm influência na simulação para reduzir o tempo de análise
- Aplicada uma carga térmica nas faces internas da tubulação para representar o calor da água de 75 C que flui através delas
- Aplicada uma carga térmica às arestas para representar o calor irradiando da tubulação quente através das arestas e para o ambiente
- Aplicada uma carga térmica às aletas para representar a perda de calor, por convecção, para o ambiente.
- Detectou automaticamente os conjuntos de contatos e utilizou as configurações padrão.