Nesta atividade, você
![]() |
![]() |
Configuração padrão de modelo de trimador de aresta | Animação mostrando o padrão de preenchimento |
Usando a guia Preenchimento de resultados guiados, determine a facilidade de preenchimento da peça e onde pode haver dificuldades.
Na guia Resultados, clique no (painel Exibir > Resultados Guiados), para abrir os Resultados Guiados.
Na guia Preenchimento, reveja o resumo de Preenchimento e observe que é improvável que 0,089% do modelo seja preenchido com as condições atuais de projeto e configuração do modelo.
Gire o modelo e observe que há uma nervura que provavelmente não será preenchida.
Nota: O resultado de Preenchimento dos Resultados Guiados é o mesmo que o resultado padrão de Confiança de Preenchimento, exceto que o Resultado Guiado interpreta os dados para você.
Usando a guia Resultados guiados: defeitos visuais, determine se a profundidade das marcas de afundamento atende a uma tolerância de projeto de 0,05 mm.
Na guia Resultados, Resultados guiados, selecione a guia Defeitos visuais.
Na guia Defeitos visuais, mova o controle deslizante de tolerância na legenda até atingir 0,05 mm.
Gire o modelo e observe que há cinco áreas onde a profundidade das marcas de afundamento excede as especificações do projeto.
Nota: Os resultados dos defeitos visuais dos Resultados guiados são os mesmos que os resultados padrão das Marcas de afundamento e das Linhas de solda, exceto que o Resultado guiado interpreta os dados para você. Nos Resultados Guiados, é possível visualizar os dois resultados sobrepostos no mesmo modelo, ou é possível clicar no ícone ícone Visível para ocultar um ou outro resultado.
Usando a guia Guided Results Warpage, identifique se, com esses parâmetros de configuração de estudo, o modelo de cerca de proteção será provavelmente plano o suficiente para se conectar à sua peça de montagem oposta, se a tolerância do projeto estiver fora do plano de 1 mm.
Na guia Resultados, Resultados Guiados, selecione a guia Desvio.
Na guia Desvio, usando o seletor de resultados acima da legenda, alterne para o resultado de Planicidade.
Nota: As informações de resumo do resultado mudam de informações de desvio para informações de planicidade quando você alterna o resultado.
Rotacione o modelo de forma que a parte inferior esteja voltada para você.
Na tela, passe o cursor sobre a tampa do dispositivo azul até que toda a tampa fique branca e, em seguida, clique nela para selecioná-la.
Nota: Todas as faces planas selecionáveis são realçadas em azul.
No diálogo Planicidade, desmarque Exibir plano de planicidade para visualizar o resultado de forma mais clara.
Mova o controle deslizante de tolerância na legenda para 1 mm.
Observe que mais de 25% da tampa do dispositivo agora é colorida em vermelho, indicando que mais de 25% excede a tolerância de projeto fora do plano e pode ser difícil conectar as duas peças da montagem.
No diálogo FLatness, clique em Fechar para retornar ao resultado de desvio.
Anime o resultado da animação de preenchimento para ver o padrão de preenchimento e identificar quais áreas onde a fusão luta para preencher a peça de uma forma equilibrada.
Na guia Resultados, clique no (painel Exibir > Resultados) para exibir o navegador de resultados padrão.
No navegador de resultados, selecione o resultado da animação de preenchimento.
Na parte inferior da tela, clique no Reproduzir.
Observe como a peça é preenchida. Conforme a fusão se afasta do centro em direção às duas extremidades da peça, existem operações no centro que não são preenchidas até a extremidade final. Para algumas operações (circuladas), isso pode ser parcialmente explicado pelo caminho de fluxo mais longo. Para outras operações, como a nervura, pode haver um problema ao preencher esta área.
Verifique a pressão de injeção para confirmar que ela não excede 50% da capacidade de pressão de injeção da máquina para uma máquina de moldagem média (padrão).
No navegador de resultados, passe o cursor sobre o resultado da Pressão de injeção para ler a dica de ferramenta.
Observe que a capacidade de pressão de injeção para uma máquina média é de 90,0 MPa. Se você souber a capacidade da sua máquina, pode usá-la.
Uma vez que você tenha lido a dica de ferramenta, selecione o resultado da Pressão de injeção.
Observe que a pressão de injeção máxima é de 29 MPa, o que é bem inferior a 50% da capacidade de pressão de injeção da máquina.
Nota: Também é possível localizar a pressão de injeção no registro de estudo clicando no (painel Exibir > Processo de molde) e, em seguida, alternando da guia Visão geral para a guia Tabela.
Revise as próximas etapas sugeridas e identifique duas alterações que você pode fazer que provavelmente farão a maior diferença para o resultado.
Na guia Resultados, clique no (painel Exibir > Resultados Guiados), para retornar para os Resultados Guiados.
Na guia Warpage de Resultados Guiados, reveja todos os Próximos Passos.
Observe que há duas sugestões para editar o modelo, duas para editar as Configurações do processo e uma para mover o local de injeção.
Em Resultados guiados, alterne para a guia Defeitos visuais e reveja as sugestões para aprimorar esses resultados.
Novamente, a melhor forma de reduzir os defeitos visuais é modificar o modelo e/ou mover o ponto de injeção.
Em Resultados Guiados, alterne para a guia Preenchimento e reveja as sugestões para melhorar a probabilidade de preenchimento da peça.
Aqui, as sugestões são aumentar a espessura de seções mais finas, mover o ponto de injeção e diminuir o tempo de injeção.
Como em qualquer problema de projeto, há mais de uma solução que você pode usar para aprimorar o resultado. Na próxima atividade, você clonará o estudo e moverá o ponto de injeção e também clonará o modelo de simulação para aumentar a espessura da nervura problemática, sem modificar o modelo de projeto original.
Na guia Resultados, clique no Resultados de Acabamento para retornar à guia Setup.
Nesta atividade, você