Visão geral da análise de tensão

No processo de análise de tensão, o material e as condições do limite (consistindo de cargas e restrições) são definidos, as condições de contato são definidas e, opcionalmente, as preferências de malha. Uma vez que estes critérios tenham sido informados, é possível executar a simulação e visualizar o comportamento relativo às condições definidas.

Com a Análise de tensão do Inventor, várias simulações são rapidamente executadas usando a tecnologia adaptativa inovadora. É possível realizar estudos de cota paramétrica em modelos para examinar os efeitos de variáveis geométricas em seus projetos. Simulações ajudam-no a identificar problemas de desempenho e encontrar melhores alternativas de projeto.

Funcionalidades principais da Análise de tensão

Ambiente da análise de tensão

A interface da Análise de tensão é dividida em três áreas principais: o navegador de simulação, a região de desenho e a tabela paramétrica. Estas áreas exibem conteúdo associado com a simulação ativa. Simulações inativas têm um fundo cinza.

Navegador de simulação

Exibe as simulações com peça ou montagem e parâmetros de simulação em uma vista hierárquica com níveis aninhados de informações de operações e atributos. É possível:

  • Copiar simulações inteiras ou objetos de simulação entre simulações.
  • Clique com o botão direito do mouse para opções do menu de contexto.
  • Expanda as pastas, selecione os nós e veja a seleção com realce cruzado na região do desenho.

Região do desenho

Exibe a geometria modelo e resultados da simulação.

  • Atualiza para mostrar o estado cadeia da simulação.
  • Inclui as ferramentas de manipulação da vista

Tabela paramétrica

Esta tabela tem dois modos para exibir critérios de restrição de projeto, incluindo valores e limites, e faixas de parâmetros. No modo de exibição de modelo, restrições de projeto são listadas. Depois de uma simulação, as cores indicam áreas dentro e fora da faixa especificada. É possível ajustar os resultados exibidos ajustando valores na tabela.

  • Exibe valores paramétricos e restrições de projeto, quando um modelo é exibido.
  • É possível obter valores otimizados tanto na vista de modelo quanto na vista de resultado.

Outros aspectos comuns da interface incluem:

  • Caixas de diálogo não modais para escolha conveniente de geometria.
  • Filtros de seleção.
  • Deslocamento de visualização de animação 3D do modelo.

Fluxo de trabalho da Análise de tensão

De uma perspectiva de alto nível, um fluxo de trabalho típico de análise de tensão tem as seguintes características:

  1. Definição de expectativas: Estimar o comportamento físico usando um modelo conceitual.
  2. Pré-processamento: Informar parâmetros físicos no modelo digital e definir análises a serem realizadas.
  3. Solucionar: Resolver o modelo matemático.
  4. Pós-processamento: Exibir e avaliar os resultados.
  5. Revisão de expectativas: comparar os resultados com as expectativas iniciais.
  6. Conclusão (melhorar entradas): Os resultados correspondem às expectativas?
  7. Se a resposta for NÃO, revise e modifique as entradas para melhorar os resultados. As modificações podem incluir, mas não limitadas a: reduzir a complexidade da geometria, remover geometria questionável, modificar cargas ou restrições, modificar o tipo de análise e assim por diante. Existem muitos caminhos que podem ser explorados para refinar os resultados da análise para alinhá-los com as expectativas. A questão é que o refinamento é um processo altamente interativo.
  8. Se a resposta é Sim o trabalho de análise está concluído. Um resultado provável é que seu projeto está refinado e melhorado.

A Análise de tensão do Inventor trata as fases de entrada de Pré-processamento, Solução, Pós-processamento, Revisão e Melhoria deste processo.

Fluxo de trabalho da Análise de tensão do Inventor

Para iniciar o processo de análise de tensão, selecione um material apropriado para a peça. O material deve atender aos requisitos de simulação, como valores positivos não zero para módulo de Young, Densidade e resistência ao escoamento. Para o coeficiente de Poisson, o valor é entre 0,0 e 0,5. É possível definir materiais adicionais usando o Editor de Materiais.

A seguir, é apresentado um exemplo de um fluxo de trabalho típico para analisar um componente usando a Análise de tensão do Inventor. Os passos não são exaustivos e não representam os únicos passos que podem ser usados em sua análise.

  1. Pré-processamento:

    Abra um componente, peça ou montagem.
  2. Entre no ambiente da análise de tensão.
  3. Clique em Criar simulação.
  4. Especifique as propriedades da simulação.
  5. Exclua componentes que não deseja na simulação.
  6. Especifique o material para todas as peças que participam da análise.
  7. Especifique e aplique as restrições. Este passo não é obrigatório para a Análise modal.
  8. Especifique o local e a magnitude para as cargas. Este passo não é obrigatório para a Análise modal.
  9. Avalie os contatos e especifique-os conforme necessário.
  10. Opcional: Especifique a maior ou menor espessura da malha.
  11. Opcional: Visualize a malha para garantir que adequa-se a seu projeto.
  12. Solucionando

    Execute a simulação.
  13. Pós-processamento

    Visualize os resultados.
  14. Faça as modificações necessárias para refinar a peça ou a montagem. Modificações podem incluir a adição de operações ou a eliminação de operações problemáticas.
  15. Execute novamente a simulação para atualizar os resultados.
  16. Utilize convergência de resultado e resolva para garantir que os resultados são os mais precisos possível. A convergência de resultado é bloqueada para suporte a passos de vários momentos resultados modais pretensionados.
  17. Repita o processo até que otimize o componente.
  18. Quando estiver pronto, crie relatórios com base nos resultados.
Nota: Não é possível entrar no ambiente da Análise de tensão enquanto realiza uma edição no local de uma peça. A exceção é que é possível criar uma simulação de Cargas em movimento (análise estática) no contexto de uma montagem. É possível analisar uma única peça para a carga em movimento.

Configurações da análise de tensão

As configurações da Análise de tensão são aplicadas por documento. Estas configurações definem os padrões para todas as novas simulações. Se as configurações forem modificadas ao trabalhar em uma simulação, esta não é afetada. Somente simulações criadas depois que as configurações forem modificadas serão afetadas.

Orientações para a Análise de tensão

O Guia de simulação auxilia na preparação de modelos e na interpretação dos resultados da simulação. Também fornece assistência interativa para navegar pelos fluxos de trabalho de simulação adequados. O Guia complementa outros materiais de recursos de aprendizado, como Ajuda, tutoriais e Exercícios Práticos, e tem os seguintes atributos:

  • O conteúdo inicial é sensível ao contexto. Por exemplo, se o Guia for acessado ao aplicar cargas em seu modelo, ele abrirá para exibir conteúdo relacionado com definição de carga.
  • O conteúdo é apresentado em forma de árvore de decisão, refletindo os fluxos de trabalho de simulação apropriados. Clique no link apropriado ao ser perguntando sobre o que deseja fazer.
  • Contém seções ampliáveis de conteúdo, vínculos para páginas do Guia e texto no qual é possível clicar para iniciar os comandos.
  • A janela do Guia é navegável e pode ser ancorada.

Mensagens de aviso da caixa de diálogo

As mensagens de status podem aparecer nas caixas de diálogo Simular, Malha, Contatos ou Gerar configurações. Ícones são exibidos nas caixas de diálogo para indicar se a mensagem associada é informacional, um aviso ou um erro.

Os ícones de Informação , Aviso e Erro associados com a mensagem indicam se o processo pode prosseguir sem modificações. Por exemplo, se você executar uma simulação de análise de tensão estática em um modelo sem materiais atribuídos, a seguinte mensagem aparecerá na caixa de diálogo Simular:

[Simulação: XXX] Não pode ser executada. Alguns materiais não estão corretamente definidos.

Esta mensagem de erro evita a continuação da simulação sem modificação. Neste caso, os materiais precisam ser atribuídos para todas as peças.