Movimento de peça dinâmica

Testa o movimento de um mecanismo guiando um corpo com o mouse. A ação do mouse cria uma força externa que move o corpo. Para determinar o movimento do mecanismo, também são consideradas também todas as ações dinâmicas definidas (molas, juntas , contatos, etc.).

Acesso:

Faixa de opções: guia Simulação dinâmica painel Resultados Movimento dinâmico . E a seguir, clique em na caixa de diálogo Movimento de peça dinâmica. Clique num corpo para simular um movimento e mova o mouse sem soltar o botão.

Assim que for ativado este modo, o software executará cálculos sem salvá-los e sem limitação de tempo. Pode ser visto o mecanismo em movimento devido à gravidade, a uma mola pré-tensionada e assim por diante. O software aplica uma força sobre o corpo. Sua direção é dada pela linha entre o ponto de seleção da peça e a posição do cursor a cada instante. Sua magnitude é calculada em função da distância entre os dois pontos. A força aparece na janela de desenho como um vetor negro.

É possível soltar o botão do mouse a qualquer momento. O software pára de aplicar a força e o mecanismo se comporta como uma função de momento e outras ações dinâmicas. Poderá, então, simular movimentos começando por impor uma velocidade inicial com o mouse.

Nota: Os parâmetros Movimento de peça dinâmica, como os parâmetros Gráfico de entrada e Gráfico de saída, não estão disponíveis na caixa de diálogo Parâmetros.

Painel Movimento de peça dinâmica

Pára a simulação .

Inicia a simulação.

Permite ativar movimentos impostos. Quando os movimentos impostos estão ativados, aparece um "x" vermelho no ícone. Por padrão, os movimentos impostos estão ativados.

Salva a posição como posição inicial do mecanismo na janela de desenho. Para clicar neste ícone, deve parar a simulação. A seguir, saia do modo de simulação e regresse ao modo de construção com a nova posição inicial do mecanismo. Esta função é útil para localizar uma posição de equilíbrio do mecanismo.

Reinicia a simulação, substituindo o mecanismo na sua posição no início da simulação e reinicia o cálculo. As opções usadas anteriormente (por exemplo, valores de amortecimento ) são mantidas para o novo cálculo.

Nota: Esta opção só está disponível uma vez parada a simulação.

Sai da caixa de diálogo e volta ao ambiente de construção da simulação. O software volta o mecanismo à posição que tinha antes da simulação ter sido executada neste modo.

Considera o amortecimento nos cálculos.

Ignora o amortecimento nos cálculos.

Inclui o amortecimento leve nos cálculos.

Inclui o amortecimento forte nos cálculos.

Parâmetros

Estabelece o fator de multiplicação para usar os movimentos do mouse nos cálculos.

Por padrão, este valor é 0,01.

Define um máximo para a força aplicada além de uma distância específica entre o ponto do aplicativo da força e o cursor do mouse. Esta distância específica é uma função do peso da peça e o fator de multiplicação.

Aplica força em cada momento.