Análise

Nos ambientes de peça e construção, utilize os comandos de análise de superfície para analisar uma peça e validar a qualidade da geometria antes da fabricação. É possível salvar várias análises de tipos iguais ou diferentes para um modelo específico. Por exemplo, é possível definir vários modos de analisar um conjunto individual de superfícies no mesmo modelo.

Uma vez aplicada a análise, é criada uma pasta chamada Análise no navegador onde são salvas todas as análises. Cada análise salva é adicionada ao navegador na ordem em que é criada. No navegador, o nome e a visibilidade da análise ativa são exibidos junto ao nome da pasta de análise. Por exemplo, Análise: Zebra1 (Ativa).

É possível alterar a visibilidade da análise ativa e criar novas análises. Ao desativar a visibilidade da análise ativa, a caixa de seleção aparece atenuada e o nome da análise junto à pasta Análise é alterado para (Desativado). Os gráficos da análise da janela de desenho não permanecem visíveis. Expanda a pasta Análise para visualizar e administrar as demais análises salvas. É possível alternar à análise ativa ou editar, copiar e excluir qualquer outra análise da lista.

Nota: As análises criadas no ambiente de construção não podem ser salvas e não são exibidas no navegador Modelo. A análise é removida da janela de desenho quando caixa de diálogo é fechada.
Nota: O estado de visibilidade de uma análise não é salvo com a análise. Se salvar uma peça com a análise visível, esta não aparecerá visível na próxima vez que a peça for aberta.

Análise zebra

Analisa a continuidade da superfície projetando linhas paralelas no modelo. Os resultados exibem como a luz é refletida na superfície para que seja possível identificar as áreas onde a qualidade da superfície deve melhorar. A curvatura é uma indicação matemática da suavidade entre duas curvas ou superfícies. A taxa de alteração da direção é denominada curvatura. A suavidade de uma curva é normalmente especificada pela a letra G seguida de um número.

Uma continuidade G0 (ponto) significa que as extremidades se tocam. A transição entre as duas arestas ou as duas superfícies é perceptível. Pode ser uma transição brusca ou gradual. A seguinte imagem exibe uma análise zebra de uma interseção G0 entre duas faces. As faces se encontram, mas as listras não estão alinhadas.

Uma continuidade G1 (tangente) é uma transição suave entre as curvas. As duas curvas ou superfícies parecem estar viajando na mesma direção na união, mas a alteração da taxa de curvatura (velocidade) é perceptível. A seguinte imagem exibe uma análise zebra de uma interseção G1 entre duas faces. Existe um arredondamento tangente entre as duas faces. As arestas das listras estão alinhadas, mas contêm um ângulo agudo.

A continuidade G2 (curvatura) é uma transição muito suave entre as curvas. As duas curvas coincidem nas extremidades, são tangentes e têm a mesma "velocidade" (curvatura) na junta. A seguinte imagem exibe uma análise zebra de uma interseção G2 entre duas faces. Existe um arredondamento suave (G2) entre as duas faces. As arestas das listras estão alinhadas e têm uma transição suave entre as faces.

Análise de ângulo do modelo

Avalia se um modelo tem uma inclinação adequada entre uma peça e um molde (com base na direção de extração) e se pode ser fabricado por moldagem. Um espectro exibe as alterações no ângulo de inclinação dentro de uma faixa especificada.

Análise radial da curvatura

Fornece uma análise visual da curvatura e da suavidade geral das faces, superfícies, curvas de esboço e arestas do modelo. No ambiente de construção, também são incluídas análises de grupos e fios importados. O traçado da curvatura radial exibe a curvatura com uma série de espinhos conectados apontados para fora da curva. O comprimento relativo da curva é equivale à curvatura da curva no ponto em que é originado o espinho. Espinhos mais longos indicam zonas de maior curvatura, e espinhos curtos indicam menor curvatura.

Selecione uma geometria diferente para voltar a aplicar o estilo de análise sem alterar a definição do estilo.

Análise de curvaturas gaussianas

Análise de curvaturas gaussianas: avalia as áreas com curvatura de superfície alta e baixa utilizando cores gradientes nas superfícies da peça. Esta gradiência é uma indicação visual da curvatura de superfície que é utilizada no cálculo da análise da curvatura gaussiana , curvatura mínima ou curvatura média.

Gaussiana: exibe um gradiente que representa o produto de curvatura; curvatura na direção u da superfície multiplicada pela curvatura na direção v da superfície. A análise gaussiano é útil para a inspeção de formas como uma espiral, um toróide ou uma varredura ao longo do caminho de uma spline.

Curvatura média: exibe um gradiente que representa a curvatura média dos valores de curvatura de superfície u e v. A análise de curvatura média é útil para a inspeção de formas como um cone ou muitas das superfícies que podem ser geradas com a operação de transição. A análise de curvatura média é útil para a inspeção de formas como um cone ou muitas das superfícies que podem ser geradas com a operação de transição.

Curvatura máxima: exibe um gradiente que representa o maior dos valores de curvatura de superfície u ou v. A análise de curvatura máxima é útil para a localização de áreas de curvatura alta ou baixa em uma peça ou superfície. A análise de curvatura máxima é útil para a localização de áreas de curvatura alta ou baixa em uma parte ou superfície.

Cálculo de curvatura

Em qualquer ponto de uma curva do plano, a linha que mais se aproxima da curva passando por este ponto é a tangente. Como opção alternativa, também é possível procurar o círculo mais próximo que passa por este ponto e é tangente à curva. O valor recíproco do raio deste círculo é a curvatura da curva neste ponto.

O círculo de maior aproximação pode ficar à esquerda ou à direita da curva. Se for importante, é necessário definir uma convenção, por exemplo dar a curvatura um sinal positivo se ficar à esquerda e um sinal negativo se ficar a direita da curva. Isto é conhecido como curvatura com sinal.

A curvatura de seção normal é uma generalização da curvatura de superfícies. Dado um ponto da superfície e uma direção no plano tangente à superfície em tal ponto, a curvatura de seção normal é calculada a partir da interseção:

  • da superfície com o plano expandido pelo ponto
  • da normal à superfície em tal ponto
  • da direção.

A curvatura de seção normal é a curvatura assinalada desta curva no ponto de interesse.

As curvaturas principais de uma superfície em um ponto são as curvaturas máxima e mínima normais no ponto. (As curvaturas normais são as curvaturas de curvas na superfície dos planos, incluindo o vetor tangente no ponto especificado.) As curvaturas principais são utilizadas para calcular as curvaturas gaussianas e médias da superfície.

A curvatura gaussiana de uma superfície em um ponto é o produto das curvaturas principais no ponto. O plano tangente de qualquer ponto com curvatura gaussiana positiva toca a superfície em um único ponto, enquanto o plano tangente de qualquer ponto com curvatura gaussiana negativa corta a superfície. Qualquer ponto com curvatura média nula tem uma curvatura gaussiana negativa ou nula.

Análise de seções transversais

Fornece informações básicas (opção Simples) ou detalhadas (opção Avançado) e gráficos correspondentes sobre várias seções no interior de peças sólidas. Também analisa se a peça se ajusta à espessura de parede mínima e máxima. Não disponível no ambiente de construção. Um conjunto correspondente de gráficos de seções transversais é exibido na janela de desenho.
Nota: Um plano de seção que não faça interseção com o sólido possui área 0.0 e não possui nenhum gráfico correspondente na janela de desenho.

O tipo de análise Simples gera uma vista de seção da peça em um único plano de seção. O tipo Avançado fornece uma tabela com informações detalhadas sobre várias áreas transversais do modelo junto a um gráfico de seção transversal correspondente.

Nota: É possível editar o tipo de análise salva e, depois, alternar entre um e outro. No entanto, alternar entre tipos de análise pode produzir perdas de dados de configuração. Por exemplo, se configurar uma série de seções para uma análise avançada, alterar para o tipo Simples, editar a análise novamente e, então, alterar de volta para o tipo Avançado, a configuração da seção da primeira análise Avançada seria perdida.
Nota: Se o plano ou planos de seção aos quais é feita referência são movidos em futuros cálculos, a análise será atualizada imediatamente se estiver visível. Se não estiver visível, a atualização será produzida na próxima vez que a análise estiver visível e ativa.

Diferenças entre os comandos de análise dos ambientes de peça e construção

No ambiente de peça, é possível salvar cada análise e, depois, administrá-las a partir do navegador Modelo. Entre os elementos que podem ser selecionados estão as faces, superfícies compostas ou todo o corpo sólido.

As análises criadas no ambiente de construção são temporários e removidas ao fechar a caixa de diálogo. Além da seleção de faces e superfícies compostas, também é possível selecionar grupos. Também é possível selecionar fios para a análise radial da curvatura. A análise de seções transversais não está disponível no ambiente de construção.