Sobre os modelos

Os modelos são coleções de informações, estilos e dados. Dois elementos formam um modelo em seu sistema: o banco de dados (*.sqlite) e uma pasta de dados. Cada modelo tem determinadas propriedades atribuídas ao mesmo, como o banco de dados e sistemas de coordenadas UCS, extensões de modelo e estilo padrão de terreno.

Você pode criar, abrir, duplicar, excluir ou interagir com seus modelos a partir da página Início do InfraWorks, que é exibida ao iniciar o InfraWorks 360. Para reexibir a página Início do InfraWorks após abrir ou criar um modelo, clique em na faixa Ferramentas inteligentes.

Sobre a criação de modelos

Há duas maneiras para criar um modelo no InfraWorks 360.
  1. Criar um modelo com o Gerador de modelo

    O Gerador de modelo localiza e adquire as camadas de dados de alta resolução e, a seguir, gera modelos para a área de interesse especificada.

  2. Criar um modelo manualmente
  3. Nota: Os modelos que estão conectados aos grupos de projeto são armazenados e publicados na nuvem. Os modelos locais podem ser armazenados em seu sistema local ou podem ser mapeados para uma unidade de rede. Para manter o tempo de visualização rápido, um cache de miniatura é criado em sua unidade de disco local quando você cria um novo modelo em uma unidade de rede. Você pode definir a localização do cache de miniatura em Opções do aplicativo. O status de cada um dos seus modelos do InfraWorks (Local, Nuvem ou Conectado) é exibido na miniaturas do modelo na página Início do InfraWorks.

Após você criar um modelo nesta versão do InfraWorks 360, o modelo será totalmente compatível com o novo esquema de banco de dados e definições de estilo. Você pode alterar algumas das propriedades de um modelo posteriormente, mas não é possível alterar sua localização ou o esquema no qual ele tem base após o mesmo ter sido criado. Você não será capaz de abrir o modelo em versões anteriores do InfraWorks 360.

Um único modelo pode expandir todas as zonas UTM, enquanto mantém a precisão de medida e representação. O cache em quadros é, na verdade, um globo. Se você criar um modelo muito grande, partes do globo serão cobertas. Se você não inserir dados de todo o globo (por exemplo, os dados de terreno SRTM disponíveis publicamente), não haverá grandes intervalos no modelo, tornando a navegação mais difícil.

Sobre as camadas de superfície

Em um modelo do InfraWorks, o terreno (dados de elevação) representa o terreno no qual o modelo será construído. As camadas da superfície têm as polilinhas modeladas no terreno. Ao importar dados, é possível especificar "Não modelar polilinhas" para os recursos para os quais você não deseja modelar polilinhas no terreno.

Camada de dados Exemplo Notas
Terreno (Elevação)

Dados com base em raster (eixos) ou dados com base em vetor (TIN ou arquivos de contorno) são suportados para dados do terreno.

Terreno e áreas de água
As áreas de água são representadas por coberturas e as polilinhas modeladas no terreno.
  • Você pode fazer o esboço ou importar coberturas.
  • As coberturas da polilinha fechada representam corpos de água em movimento, como rios, riachos e córregos.
  • As coberturas poligonais representam corpos mais estáticos de água, como oceanos, mares e lagos.
Terreno e imagens aéreas (Cartografia)

A imagem aérea têm as polilinhas modeladas no terreno.

Dados do terreno e transporte (rodovias e ferrovias)
Estradas e ferrovias têm as polilinhas modeladas no terreno.
  • Você pode fazer o esboço ou importar estradas e ferrovias.
  • As estradas e ferrovias importadas são representadas no InfraWorks como estradas e ferrovias de planejamento, que somente suportam geometria básica. Isso também é verdadeiro para modelos que foram criados usando o Gerador de modelo.
  • Com o Roadway Design for InfraWorks 360, também é possível converter as estradas de planejamento para projetos de estradas e trabalhar com a geometria mais avançada de estradas e ferrovias.
Terreno e dados de construção

As construções têm as polilinhas modeladas no terreno.

  • Você pode fazer o esboço ou importar construções.
  • Configure os dados de construção importados para especificar as configurações desejadas, como a altura do telhado, material do telhado, fachada de construção e a cor base.
Dados do modelo 3D
Você pode adicionar modelos 3D, tais como matrizes solares, veículos, árvores, barreiras, acabamentos de rua, e assim por diante, para seus projetos. Você também pode adicionar modelos 3D com animação em seu modelo.
  • Você pode fazer o esboço ou importar modelos 3D.
  • Desenhe modelos 3D usando a paleta Estilos.
  • Importe dados do modelo 3D para diferentes tipos de classe de recurso.
  • Edite um estilo para adicionar decorações do modelo 3D à esse estilo.
  • Importe ou desenhe objetos 3D com animação.
Terreno, áreas de água, imagens aéreas, dados de transporte, dados de construção e modelos 3D (mobiliário urbano, árvores e assim por diante).

Utilize o Navegador de modelos para controlar a visibilidade, exibição e grau de seleção de diferentes dados do modelo.

Informações adicionais

O InfraWorks 360 vem com um modelo de amostra da cidade de Fremont, Califórnia, assim como um modelo de tutorial.
  • Utilize o modelo de amostra para experimentar com o InfraWorks 360 antes de criar seus próprios modelos.
  • Complete os exercícios do tutorial para saber mais sobre como trabalhar com modelos. Consulte Sobre os tutoriais do Autodesk InfraWorks 360 para obter mais informações.