Novidades na modelagem

OpenSubdiv

Com o novo suporte para OpenSubdiv, introduzido na Extensão 1, os usuários agora podem representar superfícies de subdivisão no 3ds Max usando as bibliotecas OpenSubdiv disponíveis como código aberto pela Pixar. As bibliotecas incorporam a tecnologia da Microsoft Research e foram projetadas para ajudar a tirar proveito das arquiteturas de GPU e CPU paralelas, resultando em um desempenho mais rápido em viewports para malhas com altos níveis de subdivisão. Além disso, eficientes fluxos de trabalho de modelagem de dobras com o modificador de ConjDobra e o Explorador de dobras permitem que os usuários criem topologias complicadas em menos tempo. Usando a tecnologia de intercâmbio de recursos Autodesk® FBX®, os artistas podem transferir seus modelos com mais facilidade entre determinados pacotes que oferecem suporte ao OpenSubdiv e obter uma aparência consistente. Com a nova versão 2016, o OpenSubdiv apresenta melhores níveis de velocidade e qualidade desde a sua introdução na Extensão 1. Agora, o OpenSubdiv também oferece suporte para uma subdivisão adaptativa nas viewports e no tempo de renderização. Os artistas podem ver os efeitos enquanto editam ou apresentam seus modelos, aumentando a eficiência sem sacrificar a qualidade.

O OpenSubdiv também conta com o novo modificador de Dobra, que permite especificar uma aresta e um vértice que se dobram de forma processual na pilha, e o modificador de ConjDobra, que permite gerenciar a dobra de grupos de subobjetos, mesmo entre vários objetos.

Modificador Chanfro

O novo modificador de Chanfro permite aplicar operações de vértice e chanfragem à pilha, em vez das operações explícitas de polígonos editáveis anteriores. As opções incluem:
  • Ao chanfrar arestas, você pode optar por gerar somente uma saída quadrática, com a capacidade de controlar a tensão ou a curvatura da área chanfrada.
  • Várias opções de entrada, incluindo Da pilha, Arestas de face selecionadas e Arestas suavizadas.
  • Defina um ID de material para faces geradas.
  • Evitar a ultrapassagem das arestas por meio da limitação do efeito da configuração Quantidade de maneira processual.
  • Limitar onde a chanfragem da aresta ocorre mediante a especificação dos ângulos mínimo e máximo permitidos entre as faces.
  • Estender a suavização às faces adjacentes a áreas chanfradas.

A chanfragem quadrática também é uma nova opção com objetos de polígono editáveis e o modificador Editar polilinha.

1. Seleção de aresta original

2. Chanfro quadrático: os novos polígonos no canto são todos quadráticos.

3. Chanfro padrão: os novos polígonos no canto são quadráticos e triângulos.

Arestas duras e suaves

Objetos de polígono editáveis e o modificador Editar polilinha agora tornam muito mais fácil a criação de arestas duras e suaves, sem a necessidade de gerenciar grupos de suavização manualmente. Existe também uma nova opção de visualizar arestas duras nas viewports.

Esquerda: arestas selecionadas; Centro: definidas como Duras; Direita: opção Exibir arestas duras ativada e arestas definidas como verde

Normalizar spline

O modificador Normalizar spline agora tem um novo parâmetro Precisão.

Ferramenta Espelhar

Uma novidade na ferramenta Espelhar é uma opção de Geometria, que é particularmente útil para modelagem. Isso permite que você espelhe um objeto e, ao mesmo tempo, evita a necessidade de redefinir sua transformação, o que pode resultar em normais invertidas.

Agora, Spline de texto oferece suporte para fontes OpenType

Agora, Spline de texto pode usar fontes OpenType, bem como fontes TrueType e PostScript Tipo 1.

É possível utilizar o Gerenciador de fontes do Windows para instalar fontes TrueType e OpenType na pasta C:\Windows\fonts\ .