Caixa de diálogo opções de anexação do material

Quando você usar operações boolianas com objetos que foram atribuídos a diferentes materiais, o 3ds Max exibe a caixa de diálogo Opções de anexação do material. Esta caixa de diálogo oferece cinco métodos para manejamento dos materiais e as IDs de material no objeto booliano resultante.

Nota: Se o operando A não tiver material e o operando B tiver material atribuído, a caixa de diálogo Booleano permite a você selecionar herdar o material do operando B.

Se o operando A tiver material atribuído e o operando B não, o objeto Booleano herda automaticamente os materiais do operando A.

Procedimentos

Para criar um Booleano a partir objetos que coincidem com as IDs de material para o material:

  1. Criar um Booleano usando, pelo menos, um objeto que tenha material múltiplo/subobjeto atribuído a ele.
  2. Na implementação Selecionar operação booleana, clique em Selecionar Operando B.
  3. Clique em uma viewport e selecione o operando B. O 3ds Max exibe a caixa de diálogo Opções de correspondência da anexação.
  4. Selecione Coincidir IDs de materiais ao Material para completar a operação booliana.

Interface

Corresponder IDs de material ao material

O 3ds Max modifica o número das IDs de material no objeto combinado a não ser maior do que o número de submateriais atribuído aos operandos. Por exemplo, se você combinar duas caixas que têm materiais padrão e a cada caixa forem atribuídos seis IDs de material (o padrão), o objeto combinado resultante tem dois operandos com uma ID de material cada, ao invés dos 12 que iriam resultar usando a opção Coincidir material às IDs de material. Após você concluir a operação, o 3ds Max cria um novo material múltiplo/subobjeto com duas ranhuras. O 3ds Max atribui os submateriais aos operandos à medida que vão aparecendo antes da operação. O número de IDs de material resultantes coincide com o número de materiais entre os objetos originais. Você pode utilizar esta opção para reduzir o número de IDs de material.

Corresponder material a IDs de material

Mantém a atribuição da ID de material original nos operandos ajustando o número de submateriais no material múltiplo/subobjeto resultante. Por exemplo, se você combinar duas caixas, ambas atribuídas com materiais únicos, mas com sua atribuição padrão de seis IDs de material, o resultado seria um material múltiplo/subobjeto com 12 ranhuras (seis contendo instâncias de material de uma caixa e seis contendo instâncias de material de outra caixa). Utilize esta opção quando for importante manter as atribuições originais de ID do material em sua geometria. Use também esta opção quando IDs de material tiverem sido atribuídas, mas os materiais não.

Nota: Para tornar os submateriais instanciados únicos, selecione-os em Vista de trilha e clique no botão Tornar único na barra de ferramentas Vista de trilha. Você também pode torná-los únicos um cada vez com o botão Tornar único no Editor de materiais.
Não modificar IDs de mat. ou material

Se o número de IDs de material em um objeto for maior do que o número de submateriais em seu material múltiplo/subobjeto, então a atribuição do material da face resultante poderá ser diferente após a Operação booliana.

Descartar novo material do operando

Descarta a atribuição de material do operando B. O 3ds Max atribui o material do operando A ao objeto Booleano.

Descartar material original

Descarta a atribuição de material do operando A. O 3ds Max atribui o material do operando B ao objeto Booleano.

Nota: Deve ser usado um modificador Mapa do UVW com objetos compostos para aplicar as coordenadas de mapeamento.