Ao preparar o modelo para a análise de energia, use o zoneamento térmico automático para aprimorar a precisão das simulações de energia.
O zoneamento térmico típico consiste em grupos de zonas de perímetro com exposição externa e grupos de zonas núcleo com nenhuma ou pouca exposição externa. O núcleo de um edifício normalmente geralmente não é exposto a variação de ganhos e perdas de calor produzidos pelas zonas do perímetro. Portanto, as cargas de aquecimento e resfriamento do núcleo diferem daquelas para o perímetro da construção. O zoneamento térmico leva em conta essas diferenças nas simulações de energia.
O software oferece o zoneamento térmico automático para aprimorar a precisão das simulações de energia sem modelagem adicional. Ao criar o modelo de energia, o software divide a construção em zonas específicas para a geometria em cada piso com base nas recomendações de modelagem do ASHRAE.
O zoneamento térmico automático é importante quando você ainda não tomou as decisões de projeto sobre o layout interno da construção e não tem certeza de como a construção será zoneada para sistemas AVAC. Como resultado, você pode executar simulações de energia nos estágios iniciais e tomar decisões de projeto importantes no início do processo. Quando você atualizar o modelo analítico de energia para refletir as alterações para o projeto, a zonas térmicas também serão atualizadas.
O tipo de zoneamento térmico automático executado pelo software depende do Modo de análise especificado na caixa de diálogo Configurações de energia:
| Para... | Defina o Modo de análise como... |
|---|---|
| O zoneamento térmico automático avançado que fornece resultados mais precisos sem a necessidade de modelagem adicional (recomendado)
(para utilizar com os elementos de massa ou de construção ou ambos) |
Utilizar massas conceituais e elementos de construção. |
| Zoneamento térmico automático simplificado que aprimora os resultados sem a necessidade de modelagem adicional
(para utilizar somente com as massas) |
Utilizar massas conceituais |
| Nenhum zoneamento térmico; ao invés disso, as simulações de energia dependem de ambientes e espaços colocados no modelo ou de ambientes definidos por elementos delimitantes de ambiente de construção
Consulte Sobre os ambientes e espaços para análise de energia. (para utilizar somente com elementos de construção) |
Utilizar elementos de construção |
Como uma alternativa para o zoneamento térmico automático, é possível executar o zoneamento térmico personalizado para refletir com mais precisão sua intenção do projeto. Por exemplo, você pode desejar modelar uma átrio que se expande por múltiplos níveis e, portanto deve ser representado por sua própria zona térmica.
As ferramentas avançadas de zoneamento térmico usam algoritmos sofisticadas para aprimorar a precisão das simulações de energia. Ele não adiciona elementos no modelo de energia. Em vez disso, ele utiliza os espaços analíticos e as superfícies analíticas para descrever as zonas térmicas.
Você pode utilizar este tipo de zoneamento térmico automático para modelos que consistem em massas conceituais, elementos de construção ou ambos. O zoneamento térmico avançado é o método recomendado para a simulação de energia.
Para o zoneamento térmico avançado, defina os seguintes parâmetros na caixa de diálogo Configurações de energia:
Ao criar um modelo de energia usando estas configurações, o software divide o espaço em zonas térmicas quando uma curva no perímetro da construção exceder 45 graus.


Para as massas conceituais, o zoneamento térmico automaticamente simples divide a construção no núcleo e 4 zonas térmicas para o perímetro: nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste.

Para o zoneamento térmico simples, crie um modelo que utiliza as massas conceituais, e defina os seguintes parâmetros na caixa de diálogo Configurações de energia: