Sobre o zoneamento térmico personalizado

Ao preparar um modelo para análise de energia, é possível usar massas para criar zonas térmicas personalizadas.

Use as zonas térmicas personalizadas para refletir com mais precisão sua intenção do projeto quando o zoneamento térmico automático não atender às necessidades de análise de energia de seu modelo. Por exemplo, você pode desejar modelar um grande átrio que se expande por múltiplos níveis e, portanto deve ser representado por sua própria zona térmica.

As zonas térmicas personalizadas podem ser úteis nos seguintes casos:

Para utilizar o zoneamento personalizado, crie um modelo que utiliza as massas conceituais (o modelo pode ou não incluir elementos de construção) e defina os seguintes parâmetros na caixa de diálogo Configurações de energia:

A seguir, crie as zonas ao modelar as formas separadas dentro da massa, cortando uma forma de massa da outra. Sempre que uma forma tiver uma intersecção por uma massa de piso, a simulação interpreta uma zona de massa separada.

O uso de uma massa para a construção principal com zonas automáticas fornece este resultado. A definição de uma forma de massa na construção principal fornece um resultado diferente de zoneamento.

Para criar um saguão, crie uma massa de saguão menor que tenha uma configuração diferente do piso de massa do que o modelo de massa maior. Coloque a massa do saguão dentro do modelo de massa maior.