A amostragem é uma técnica de suavização de serrilhado. Esta fornece a "melhor tentativa" de cor para cada pixel renderizado. O agente de rederização mental ray amostra primeiro a cor da cena em locais dentro do pixel ou ao longo da aresta do pixel e, em seguida, usa um filtro para combinar as amostras em uma única cor de pixel.
(No 3ds Max, esta técnica é chamada de "superamostragem". Visto que o agente de renderização mental ray executa a amostragem com base na cena, no Editor de materiais, não é necessário ativar a superamostragem para materiais renderizados usando o mental ray).
Uma cena renderizada com baixa amostragem é irregular e imprecisa. Intervalo de amostragem: 1/64 a 1/4
A mesma cena renderizada com maior amostragem exibe arestas suaves. Intervalo de amostragem: 1 a 16
O agente de renderização mental ray fornece cinco métodos de filtro: Caixa, Gauss, Triângulo, Mitchell ou Lanczos. Caixa, o padrão, é também o mais rápido. Mitchell é frequentemente o mais preciso. O filtro Caixa combina as amostras de forma uniforme, sem as pesar. Cada um destes filtros usa uma curva particular para pesar amostras antes de combiná-las.
Curvas usadas para pesar amostras (aproximadas)
Selecione o filtro de amostragem e defina outras opções de amostragem na caixa de diálogo Configuração de renderização painel Agente de renderização
implementação Qualidade de amostragem.
Para ajudá-lo a selecionar um filtro de amostragem, é possível renderizar uma cena com diagnósticos ativados e a Taxa de amostragem selecionada na caixa de diálogo Configuração de renderização painel Porcessamento
implementação Diagnósticos. A ferramenta de diagnóstico Taxa de amostragem fornece uma renderização esquemática que mostra como o método de amostragem se comporta com sua cena.
Renderizar com exibição de diagnóstico da taxa de amostragem ativada. Intervalo de amostragem: 1 a 16
A intensidade de cada pixel indica o número de amostras coletadas dentro dele e nas respectivas áreas inferiores e esquerdas. Quanto mais brilhante for o pixel, maior será o número de amostras. No geral, a renderização Ver amostra é normalizada para que os pixels mais brilhantes tenham o número máximo de amostras. Além disso, os limites vermelhos indicam os limites das tarefas de amostragem.
Por padrão, o agente de renderização mental ray apresenta uma variação pseudo-aleatória (quasi Monte Carlo) do padrão de amostragem de quadro a quadro. Isto reduz os artefatos de renderização nas animações.
É possível desativar a variação de amostragem ativando a opção Bloquear amostras no mental ray: implementação Qualidade de amostragem.
"Distorce" as amostras apresentando uma variação nos locais da amostra. Ativar a Distorção pode ajudar a reduzir o serrilhado. Padrão=desativado.
O controle de Distorção também está na implementação Qualidade de amostragem.