O agente de renderização mental ray ® da NVIDIA ® é um agente de renderização de propósito geral que pode gerar simulações fisicamente corretas de efeitos de iluminação, incluindo reflexões e refrações de tracejamento de raiocáusticos e iluminação global.
Cena renderizada com o agente de renderização de linhas de digitalização
Mesma cena renderizada com o agente de renderização mental ray
.
A segunda renderização, feita com o agente de renderização mental ray, mostra cáusticos projetados por refração através do vidro de Martini. Cáusticos também são visíveis na reflexão da coqueteleira.
O agente de renderização mental ray no 3ds Max suporta os formatos da versão 2 (mi2) e versão 3 (mi3) do mental ray. Ele não suporta a versão 1 (mi1) do mental ray.
Comparado com o agente de renderização de linhas de digitalização padrão do 3ds Max, o agente de renderização mental ray não exige a necessidade de simular "manualmente" efeitos de iluminação complexos ou de gerar uma solução de radiosidade. O agente de renderização mental ray é otimizado para usar vários processadores e tirar vantagem das alterações incrementais para a eficiência da renderização das animações.
Diferente do agente de renderização 3ds Max padrão que renderiza as linhas de digitalização desde a parte superior da imagem até a parte mais baixa, o agente de renderização mental ray renderiza os blocos retangulares chamados de cubos. A ordem na qual os cubos são renderizadas pode variar, dependendo do método escolhido. Por padrão, o mental ray utiliza o método Hilbert, que seleciona o próximo cubo para renderizar com base no custo de alternar para o seguinte. Como os objetos podem ser descartados da memória para a renderização de outros objetos, é importante evitar a necessidade de recarregar o mesmo objeto várias vezes. Isso será especialmente importante quando o separador de objetos tiver sido ativado (consulte o painel de Processamento
implementação de Opções do conversor).
Se você usar a renderização distribuída para renderizar uma cena, pode ser difícil entender a lógica por trás da ordem de renderização. Nesse caso, a ordem pode ter sido otimizada para evitar o envio de uma grande quantidade de dados através da rede. Conforme a disponibilidade, a cada CPU é atribuído um cubo para que diferentes grupos possam aparecer na imagem renderizada em períodos diferentes. Consulte o painel do Agente de renderização
Implementação da qualidade de amostragem.
Para utilizar o renderizador mental ray:
A escolha agente de renderização abre a caixa de diálogo.
Agora, a caixa de diálogo Configuração de renderização contém os controles do mental ray. Você pode escolher para renderizar a cena com o agente de renderização integrado mental ray, ou simplesmente para converter a cena e salvar em um arquivo min que é possível renderizar mais tarde, talvez em um sistema diferente. Controles para escolher se deseja renderizar, salvar em um arquivo, ou ambos, MI estão na opções do conversor de implementação.