O modificador de Superfície gera um patch de superfície com base nos contornos de uma rede de spline. Um patch é criado onde os segmentos das splines entrelaçadas formam um polígono de três ou quatro lados. O modificador de Superfície e o modificador de Seção transversal, em conjunto, são denominados Ferramentas de superfície. Eles permitem que você crie superfícies orgânicas ou complexas, como a fuselagem de um avião ou um personagem tridimensional.
Aplicação de um modificador de Superfície para criar um patch de superfície.
O modificador de Seção transversal pode ser aplicado antes do modificador de Superfície para conectar splines que representam seções transversais. Quando a rede de spline básica é criada e o modificador de Superfície é aplicado, o modelo pode ser ajustado editando-se as splines por meio de um modificador Editar spline abaixo do modificador de Superfície na pilha de modificadores. Como o modificador de Superfície cria um Patch de superfície, podem ser feitos refinamentos adicionais para o patch do modelo adicionando-se um modificador Editar Patch acima do modificador de Superfície.
A maior parte do trabalho ao se usar ferramentas de Superfície para modelar consiste em criar e editar splines em um modificador Spline editável ou Editar spline. Um dos benefícios da modelagem usando splines e ferramentas de Superfície é a facilidade de editar o modelo. Em praticamente qualquer etapa da modelagem, você pode adicionar uma narina, uma orelha, um membro ou um corpo simplesmente acrescentando splines. Isso é útil para uma abordagem de formas livres à modelagem orgânica: você tem uma imagem mental do que deseja e, em seguida, cria e edita a rede de splines até ficar satisfeito.
Para tornar os vértices do spline coincidentes, arraste os vértices uns sobre os outros com o Snap 3D ativado. O Snap 3D deve ter a opção Vértice ou Ponto final ativada. Com o Snap 3D ativado, é possível executar um snap para os vértices em splines existentes à medida que você cria novas splines. Também é possível selecionar vértices e usar a opção Fusão em uma Spline editável para tornar os vértices coincidentes.
Você pode avançar mais uma etapa e adicionar um modificador de Espelhamento à cópia de referência. Quando você cria splines para um lado da cabeça ou do corpo, a cópia de referência exibe um modelo completo.
Há dois métodos principais para usar o modificador de Superfície para criar patches de modelos.
Como alternativa, use a função Seção transversal de splines editáveis para conectar as seções transversais e, em seguida, use as ferramentas de Superfície de spline de patches editáveis para criar a superfície.
lambreta: as splines formam as seções transversais do corpo
Um método de usar as ferramentas de Superfície é criar splines que representam as seções transversais de um modelo e, em seguida, aplicar os modificadores de Seção transversal e de Superfície para criar o patch de superfície.
Face: rede de spline com base em imagens frontais e de referência de perfil
Dois polígonos mapeados por textura de interseção são usados como uma referência para criar uma rede de splines manualmente. O desenho de linhas na escultura física é usado como uma ajuda visual adicional para posicionar as splines neste caso. O modificador de Seção transversal não será necessário se você criar a rede da spline manualmente.
À medida que a rede da spline é editada, o patch de superfície da cópia de referência é atualizada dinamicamente. Isso permite visualizar um patch de modelo sombreado ao se manipular a rede da spline e qualquer anomalia na superfície pode ser descoberta e corrigida.
Sequência de imagens mostrando a rede da spline, os patches criados pelo modificador de Superfície e uma vista sombreada de um personagem alienígena.
Exemplo: entender splines válidas:
Observe que as splines de três e quatro lados formaram patches, mas o polígono de cinco lados não. A spline de cinco lados não forma uma região fechada de três ou quatro lados. Para ela se tornar uma spline válida, uma linha deve dividir o polígono para formar uma região de três e quatro lados.
Os pontos inicial e final da linha devem se sobrepor aos vértices do polígono. Ser exato não é essencial; o parâmetro Limite funde vértices de splines com base na sua proximidade.
Continuação do exemplo: ajustar a forma da spline:
dois manipuladores de vetor. Você pode mover esses manipuladores em qualquer eixo.
A forma da spline muda.
O patch muda de forma para se ajustar à spline.
Determina a distância total que é usada para soldar os vértices do objeto de spline. Todos os vértices/vetores dentro do limite de cada um são tratados como um só. Limite usa unidades definidas na caixa de diálogo Configuração de unidades.
Inverte a direção normal de patch de superfície.
Remove faces interiores de um objeto que você normalmente não veria. Essas são as faces criadas dentro das coberturas ou outros patches internos do mesmo tipo de um polígono fechado.
Somente segmentos selecionados no modificador Editar spline serão usados pelo modificador de Superfície para criar patches.
O controlador de giro do campo etapas determina quantas etapas são usadas entre cada vértice. Quanto maior for a contagem das etapas, mais suave será a curva que será obtida entre os vértices.