Além disso, na interface principal com as ferramentas de pintura e as configurações de pincel, a caixa de diálogo Viewport Canvas inclui diversas implementações com configurações, ferramentas e opções adicionais. Esses são abordados neste tópico.
Utilize as configurações de Imagens de pincel para pintar com imagens e máscaras de bitmap, em vez de cores sólidas. É possível atribuir imagens predefinidas e personalizadas para cor e máscara do pincel. Por exemplo, a utilização de uma máscara permite criar o quadrado de contorno do pincel, em vez do círculo padrão. Você também pode causar a rotação do pincel para seguir a direção de movimento ou utilizar uma rotação aleatória.
Além disso, para evitar repetição óbvia da imagem de pincel, defina Rotação (consulte a seguir) como Aleatória.
Quando Usar está ativado, o Viewport Canvas pinta com a imagem de pincel especificada.
Para definir a imagem de pincel, clique na miniatura; isso abre a caixa de diálogo imagens de pincel do Viewport Canvas.
Quando Usar está ativado, o Viewport Canvas utiliza a imagem de pincel especificada para mascarar o pincel; ou seja, para ocultar e exibir diferentes partes da imagem de pincel. Em outras palavras, a imagem de máscara define a opacidade de acordo com o brilho de cada pixel na imagem de máscara. As áreas brancas são totalmente opacas (aplique toda a cor da imagem do pincel subjacente); as áreas pretas são totalmente transparentes (nenhuma pintura é aplicada) e as áreas cinzas utilizam opacidades intermediárias.
Para definir a imagem de máscara, clique na miniatura; isso abre a caixa de diálogo imagens de pincel do Viewport Canvas.
Define o ângulo do pincel. Selecione um dos seguintes:
Selecione como o Viewport Canvas projeta a imagem de pincel:
Quando ativado, a imagem do pincel é ajustada para se ajustar ao tamanho atual do pincel. Quando desativado, tornar o raio do pincel menor que a imagem do pincel recorta a imagem.
Selecione uma opção de colocação lado a lado para a imagem de pincel (cor ou máscara):
Para obter os melhores resultados com essa opção, defina Projeção como A partir da tela (consulte anterior).
Selecione um tipo de mapa no material do objeto no qual pintar. Clique no botão para abrir uma lista de tipos de mapas disponíveis:
Selecione um tipo de mapa na lista. Por exemplo, para pintar a coloração do objeto com um material padrão, escolha um mapa de Cor difusa.
Se o tipo de mapa não tiver um arquivo de imagem de bitmap atribuído, a escolha do tipo de mapa abrirá a caixa de diálogo Criar textura. Caso contrário, o Viewport Canvas pintará no bitmap existente.
O canal ao qual atribuir o mapa.
Quando ativado, sair da ferramenta de pintura ativa atualiza o arquivo de textura de bitmap atual. Quando desativado, as alterações são descartadas automaticamente. Ao experimentar, desative esse interruptor para que a pintura não seja salva.
Quando ativado, a imagem de pincel aparece no “pincel” circular no cursor do mouse.
Escolha se o pincel afeta um volume cilíndrico ou esférico:
Escolha se ou como a pintura é refletida em um eixo à medida que você pinta:
Ao utilizar o pincel de Clone, escolha de onde a pintura pode ser clonada:
Escolha o comportamento de uma imagem de pincel usando o pincel de Preenchimento:
Quando ativado, o raio do pincel é randomizado entre os valores mínimo e máximo cada vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos). O valor de Raio das Configurações de pincel não é usado, exceto que o espaçamento aplicado é baseado nele (se a configuração de Espaçamento não for randomizado).
Quando ativado, a opacidade do pincel é randomizada entre os valores mínimo e máximo cada vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos).
Quando ativado, a opacidade do apagador é randomizada entre os valores mínimo e máximo cada vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos).
Quando ativado, a rigidez do pincel é randomizada entre os valores mínimo e máximo cada vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos).
Quando ativado, o espaçamento do pincel é randomizado entre os valores mínimo e máximo cada vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos).
Quando ativado, o valor de Dispersão do pince é randomizado entre os valores mínimo e máximo cada vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos).
Quando ativado, randomiza o valor de cada pixel no pincel com base na cor da amostra ao lado da caixa de seleção Cor toda vez que o pincel é aplicado (incluindo dentro de traços contínuos). Isso gera uma aparência manchada aos traços do pincel. Essa cor substitui a configuração padrão de Cor.
Não afeta a pintura usando uma imagem de pincel colorida.
Ao pintar com um tablet gráfico desenho (também conhecido como mesa digitalizadora), você pode variar as seguintes configurações, alterando a pressão da caneta no tablet enquanto você desenha.
Use essas configurações para armazenar a configuração da viewport atual em um arquivo de texto no disco e recarregá-la mais tarde. Você também pode tornar as configurações atuais como padrão, portanto o Viewport Canvas sempre começa com essas configurações.
As configurações salvas incluem as posições das caixas de diálogo Viewport Canvas (também seu tamanho), Camadas e Pintura 2D, independentemente se as implementações do Viewport Canvas estão abertas ou fechadas, e todos os valores numéricos e outros valores.
Abre uma caixa de diálogo para carregar as configurações salvas.
Abre uma caixa de diálogo para salvar as configurações atuais.
Salva as configurações atuais no arquivo Default.txt, que é carregado automaticamente quando o Viewport Canvas é iniciado.