É possível utilizar dois tipos de arquivos com referências externas (XRefs): Objetos XRef e Cenas XRef. O uso dessas referências externas permite à equipe uma abordagem da animação, onde modelagem, materiais, controladores de transformação e animação podem ser manipulados em arquivos separados por diferentes artistas. Também é possível criar arquivos grandes muito mais fáceis de lidar por meio do uso dos objetos proxy.
É possível acessar os comandos Objetos XRefs e Cenas XRefs no menu Aplicativo.
Os dois tipos de referências têm diferentes propósitos:
Uma cena referenciada externamente exibe todo o conteúdo de um arquivo externo MAX na cena atual. Os objetos dentro do arquivo externo estão visíveis como referência, mas não podem ser selecionados. Isso impede alterações acidentais na cena de referência, permitindo que funcionalidades como Referência, AutoGrid e Clonar e alinhar posicionem objetos locais no contexto e escolham objetos como a localização de destino para os clones. Se você precisar mover, girar ou dimensionar a cena de referência, é possível associá-la a um objeto local. A transformação do objeto ao qual a cena de referência externa estava associada transformará todos os objetos na cena com referência externa. Objetos de referência externa também podem ser usados com sistemas de coordenadas de referência. Quando as alterações no arquivo de referência externa forem salvas (como objetos adicionados, editados ou excluídos), uma atualização da cena Xref herdará essas alterações localmente.
Você também pode fazer referência aos controladores de transformação externamente além dos materiais. Isso faz parte do processo de fazer referência a objetos ou também é possível usar o controlador especial XRef ou o material XRef, respectivamente. Por padrão, quando se faz referência a um objeto, seus materiais e o controlador de transformação também são referenciados. Alternativamente, você pode criar um controlador XRef ou um material XRef que permita referenciar um controlador de transformação ou um material a partir de um arquivo externo MAX. Essas referências externas podem ser atribuídas a qualquer objeto na cena, não importa se o objeto for referenciado externamente ou não.
O uso de objetos e cenas de referência permite que várias pessoas trabalhem colaborativamente no mesmo objeto conforme o trabalho progredir, sem a necessidade de esperar que os objetos sejam finalizados. É possível escolher se deseja que os objetos sejam atualizados automaticamente, assim que as alterações forem salvas no arquivo original, ou que sejam atualizadas manualmente sob demanda.
Também há ferramentas para facilitar a conversão de objetos da cena em objetos referenciados, e um botão para mesclar os objetos referenciados na cena como objetos normais.
Objetos em uma cena podem ser referenciados, criados e mantidos externamente por outros usuários.