A implementação de SuperSampling é usada pelos materiais Architectural, Raytrace, Standard e Ink ‘n Paint. Ela permite que você escolha um método de superamostragem. A superamostragem executa outras passagens de suavização de serrilhado no material. Isso requer mais tempo, mas pode melhorar a qualidade da imagem. A superamostragem é especialmente útil quando você precisa renderizar realces especulares muito suaves e discretos, mapas de saliência suaves ou de alta resolução.
No 3ds Max, o padrão é aplicar um único método de superamostragem para todos os materiais na cena. Esse recurso fornece a você mais controle sobre suas cenas, especialmente modelos maiores que utilizam vários materiais, permitindo controlar a superamostragem em um nível global na caixa de diálogo Renderização. É possível substituir isso localmente desativando Usar configurações globais. Também oferece compatibilidade do arquivo e replicação de fluxo de trabalho com arquivos DRF importados do agente de renderização VIZ.
Utilize superamostragem quando você observe artefatos em suas renderizações finais. Por exemplo, um mapa de saliência fino pode produzir saliências de cintila e irregulares que a superamostragem pode corrigir. A superamostragem requer muito mais tempo para renderizar, ainda que não necessariamente requeira mais memória RAM.
A superamostragem utiliza pontos de superamostragem menores e retorna a média dos valores para aumentar o efeito de suavização de serrilhado.
A superamostragem é uma das diversas técnicas de suavização de serrilhado. Texturas, sombras, realce e reflexos de raytrace têm suas próprias estratégias preliminares de suavização de serrilhado. A superamostragem é uma etapa adicional que fornece uma "dica recomendada" de cor para cada pixel renderizado. A saída do supermecanismo de amostra é transferida para o agente de renderização, que realiza uma aprovação final da suavização de serrilhado.
Um único pixel renderizado representa uma área da geometria da cena. O pixel pode oferecer suporte para várias cores, especialmente quando ele aparece na borda de um objeto ou de uma região de cor. Esse é o local onde ocorrem os efeitos de suavização de serrilhado.
Quando a superamostragem está desativada, o 3ds Max simplesmente procura no centro da geometria coberta pelo pixel e utiliza isso para a cor de pixel.
Quando você ativa a superamostragem, um supermecanismo de amostra executa uma passagem de suavização de serrilhado sobre o material. É possível selecionar um dos quatro supermecanismos de amostra. Como o nome já diz, um supermecanismo de amostra coleta outras amostras da cor da geometria de cada pixel ou de perto dele para obter uma maior precisão da cor do pixel que é menos propenso a erro de suavização de serrilhado.
Estes são os métodos de superamostragem:
Nome | Descrição |
---|---|
Halton adaptativo | Separa as amostras ao longo dos eixos X e Y segundo um padrão de dispersão "quase aleatório". Dependendo da qualidade, o número de amostras pode variar de 4 a 40. Esse método é adaptativo, como descrito abaixo. |
Uniforme adaptativo | Separa as amostras regularmente, a partir de um mínimo de qualidade de 4 amostras até um máximo de 36. O padrão é não quadrado, mas ligeiramente inclinado para melhorar a precisão nos eixos verticais e horizontais. Esse método é adaptativo, como descrito abaixo. |
Hammersley | Separa as amostras regularmente ao longo do eixo X, mas, ao longo do eixo Y, separa de acordo com um padrão de dispersão "quase aleatório". Dependendo da qualidade, o número de amostras pode variar de 4 a 40. Esse método não é adaptativo. |
MAX 2.5 Star | A amostra no centro do pixel é medida com quatro amostras ao redor dele. O padrão é como o número cinco em um dado. Este é o método de superamostragem que estava disponível no 3ds Max 2.5. |
A amostragem regular, como executada pelos métodos adaptativo uniforme e MAX 2.5 Star, é mais propensa à suavização de serrilhado irregular do que os padrões executados pelos métodos Halton adaptativo e Hammersley.
Você pode definir um valor de qualidade para a variável dos métodos Halton adaptativo, Uniforme adaptativo e Hammersley. A qualidade varia de 0,0 a 1,0. Uma qualidade de 0,0 é mínima, com quatro amostras por pixel. Uma qualidade de 1,0 é a maior possível, com entre 36 e 40 amostras por pixel. A superamostragem de alta qualidade é muito demorada.
Outra configuração das superamostras Halton adaptativo e Adaptive uniforme é alternar Adaptativo, que funciona em conjunto com o girador de limite. Quando Adaptativo está ativado, esses métodos levam menos amostras, a não ser que uma alteração na cor seja maior do que o valor de limite. Nesse caso, elas têm o número de amostras especificado pela qualidade. Para reduzir o montante de tempo gasto pelo supermecanismo de amostra, deixe a caixa de seleção Adaptativo marcada.
Quando ativado, o material utiliza o conjunto de opções da superamostragem na implementação do agende de renderização da linha de digitalização padrão. Padrão=ativado.
Quando ativada, aplica superamostragem ao material. Padrão=desativado
Permite escolher o método de supersampling para aplicar. A lista não está ativa, a não ser que Usar configurações globais esteja desativado. padrão = Max 2,5 estrela.
Quando ativado, os mapas aplicados ao material são transformados em supermecanismos de amostra com sucesso. Quando desativado, o supermecanismo de amostra utiliza médias de pixels de mapas. Essa opção estará ativa somente quando a opção Usar configurações globais estiver desativada. Padrão=ativado.
Ajusta a qualidade de superamostragem controlando o número de amostras usadas para cada pixel. Com o valor mínimo de 0,0, quatro amostras são obtidas por pixel. Com o valor máximo de 1,0, cerca de 40 amostras são obtidas por pixel (o valor varia dependendo de qual sombreador está ativo). Faixa=0,0 a 1,0. Padrão=0,5.
Esse controle giratório não está disponível para o método Max 2.5 Star.
Visível somente para os métodos Halton adaptativo e Uniforme adaptativo. Quando ativados, esses métodos coletam menos amostras do que a qualidade especifica, a menos que as amostras mostrem uma alteração de cor maior do que o valor de limite. Nesse caso, elas coletam todas as amostras especificadas pela qualidade. Ativar Adaptativo pode reduzir o montante de tempo necessário para o supermecanismo de amostra. Padrão=ativado.
Controla os métodos Adaptativo. Visível somente para os métodos Halton adaptativo e Uniforme adaptativo. Uma alteração de cor maior do que o valor de limite faz com que os métodos adaptativos obtenham o número total de amostras especificado pela qualidade. Se a cor não alterar muito, o método adaptativo coletará menos amostras e não precisará de mais tempo de processamento. Pode variar de 0,0 a 1,0. Definir o limite como 0,0 tem o mesmo efeito que desativar o adaptativo. Padrão=0,1.