O modificador Cache de ponto permite armazenar o modificador e a animação do subobjeto em um arquivo no disco que somente registra alterações em posições de vértice e, em seguida, reproduzir a animação usando as informações do arquivo no disco, em vez dos quadros-chave do modificador.
O cache de ponto é útil quando a computação necessária para a animação de vértices se torna tão excessiva que faz com que a reprodução da animação seja lenta ou tenha quebra de quadros. Outro uso para este modificador consiste em aplicar a mesma animação a vários objetos, variando as configurações de Hora de Início e de Intensidade para cada um deles, de modo a que não se movam todos de maneira idêntica.
O Modificador cache de ponto também está disponível na versão do espaço universal para o qual o uso é o mesmo.
Os recursos especiais no modificador de Cache de ponto incluem:
Os arquivos de cache para malhas grandes e animações longas podem ser muito grandes. Salvar como um arquivo por quadro permite-lhe gerenciar os dados com mais facilidade e substituir quadros únicos se você encontrar erros.
Se segue uma sugestão de fluxo de trabalho para usar o Cache de ponto para trabalhar em um projeto de animação no 3ds Max e no Autodesk Maya:
No 3ds Max, use o Cache de ponto comando Recarregar; isso atualiza a animação para que seja salva a partir do Maya.
As versões do modificador de Cache de pontos fornecem capacidades de animação aprimoradas, incluindo:
Para usar o Modificador de cache de ponto:
Se a animação for uma boa candidata para cache, a reprodução irá deixar cair muitos quadros com a Reprodução em tempo real ativada e irá funcionar lentamente com a Reprodução em tempo real desativada.
O 3ds Max registra a animação no arquivo de cache. Quando terminar, o nome do arquivo de cache aparece no grupo Arquivo de cache.
Isto desativa todos os modificadores do objeto abaixo do Cache de ponto para que apenas a animação de vértices em cache apareça quando você reproduzir a animação.
Desta vez, a animação é reproduzida rapidamente e sem problemas.
Contém configurações para gravar a animação do vértice.
Após você especificar ou carregar um arquivo de cache, seu nome aparece neste campo.
Cria um novo arquivo de cache vazio. Após configurar um novo arquivo, use Gravar para criar os dados em cache.
Você pode salvar o arquivo em um destes dois formatos:
Carrega uma animação de vértice a partir de um arquivo de cache em disco para o Modificador de cache de ponto. Se o número de vértices em cache não coincidir com o número de vértices no objeto, o grupo Informações de cache reporta um erro e a animação não terá efeito.
O carregamento suporta estes formatos de arquivo: XML, PC2, PTS.
Libera temporariamente o arquivo de cache atual, para que possa ser editado ou excluído externamente.
Reabre o arquivo de cache atual, se for descarregado anteriormente.
Exibe estatísticas do cache no formato de somente leitura, incluindo o número de arquivos, contagem de pontos, avaliações (número de amostras), taxa de amostragem, quadros iniciais e finais e erros, se existirem.
Contém configurações para gravar a animação em cache.
Selecione se deseja salvar o cache em um único arquivo ou em um arquivo separado para cada quadro de animação gravada. A última opção só está disponível ao usar o arquivo com formato XML.
Define o primeiro quadro para gravação da animação de vértices. Padrão = primeiro quadro do segmento de tempo ativo.
Usar frações decimais permite-lhe iniciar em uma configuração de subquadro ao usar uma exibição de Quadro:Marcas.
Define o último quadro para gravação da animação de vértices. Padrão = último quadro do segmento de tempo ativo.
Usar frações decimais permite-lhe iniciar em uma configuração de subquadro ao usar uma exibição de Quadro:Marcas.
Define o número de quadros entre cada amostra gravada. Ao renderizar com desfoque de movimento, que usa a amostragem de subquadros, diminua este valor. Padrão=1,0.
No valor padrão de 1,0, o Cache de ponto grava uma amostra por quadro. Aumentar o valor causa a gravação da amostra a cada n quadro. Por exemplo, um valor de 10,0 grava cada décimo quadro. Diminuir o valor causa a gravação de várias amostras para cada quadro. Por exemplo, se você definir a Taxa de amostragem como 0,1, o Cache de ponto grava 10 amostras por quadro em intervalos com espaços iguais.
Armazena a animação de vértices em um arquivo de disco. Se não for especificado um arquivo de cache ou o arquivo especificado não existir, ativa a caixa de diálogo Salvar pontos, que permite especificar o caminho e o nome do arquivo para o arquivo de cache. Clique em Salvar para gravar o arquivo e, em seguida, carregue-o para o modificador de Cache de ponto, pronto para a reprodução.
Ativa todos os modificadores de pilha abaixo do Modificador de cache de ponto. Use isto quando você desejar alterar as configurações do modificador.
Desativa todos os modificadores de pilha do objeto abaixo da Cache de ponto para que apenas a animação de vértices em cache apareça quando você reproduzir a animação.
Estas opções somente se aplicam em arquivos PC2 e PTS; quando o tipo de arquivo de cache é XML, eles não estão disponíveis.
O método que o modificador usa para carregar o arquivo de cache. As opções são:
Seja cuidadoso ao usar esta opção, pois pode consumir uma grande quantidade de memória. No entanto, se um arquivo de cache for usado por vários objetos, o cache é carregado na memória somente uma vez.
Estas opções são aplicadas se o 3ds Max for executado como um cliente de renderização de rede; consulte acima para obter detalhes. Nesta situação, somente as opções Por amostra e Pré-carregamento estão disponíveis e a opção padrão é Por amostra, para que os clientes não bloqueiem os arquivos.
Este campo de somente leitura exibe o tamanho dos dados pré-carregados quando o Local está definido como Pré-Carregamento.
Afeta o movimento relativo à animação original. Padrão = 1,0. Intervalo = -10,0 a 10,0.
Quando os modificadores abaixo do modificador de Cache de ponto estão ativados, o valor da Intensidade é usado apenas quando o Deslocamento relativo está ativado. Quando os modificadores abaixo do modificador de Cache de ponto estão desativados, o valor da Intensidade sempre é usado.
Em 1,0, a animação reproduz tal como quando foi gravada. Com intensidades entre 0,0 e 1,0, a animação é relativamente restrita. Em intensidades superiores a 1, a animação é exagerada. Com as configurações de Intensidade negativas, o movimento é invertido.
Permite o deslocamento das posições de vértice animadas relativas a suas posições conforme gravadas, com base na configuração Intensidade. Padrão=desativado.
Quando desativado, somente a seleção de vértice ativado é animada. Neste caso, para a animação do cache ser visível, a seleção deve incluir pelo menos alguns dos vértices originalmente animados.
Especifica como a reprodução ocorre:
Por exemplo, se você gravar um cache dos quadros de 0 a 100 e, em seguida, desejar reproduzi-lo duas vezes mais rápido para frente e depois para trás, escolha esta opção, ative a Chave automática, defina o parâmetro Quadro como 0,0 no quadro 0, 100,0 no quadro 50 e, em seguida, de novo como 0,0 no quadro 100. A função de curva deste parâmetro na Vista de trilha mostra como o cache é reproduzido. Animar o valor de Quadro permite-lhe obter efeitos incomuns, tais como abrandar um cache ao longo do tempo, criar um efeito de ping-pong durante a reprodução, etc.
O número do quadro no qual a animação em cache começa se reproduzindo. Usar frações decimais permite-lhe iniciar em uma configuração de subquadro ao usar uma exibição de Quadro:Marcas. Somente disponível quando o Tipo de reprodução está definido como Início personalizado ou Intervalo personalizado. Padrão=0,0.
O número do quadro no qual a animação em cache começa se reproduzindo. Usar frações decimais permite-lhe iniciar em uma configuração de subquadro ao usar uma exibição de Quadro:Marcas. Somente disponível quando o Tipo de reprodução está definido como Intervalo personalizado. Padrão=0,0.
Permite-lhe animar a reprodução do cache; para obter detalhes, consulte o Gráfico de reprodução acima.
Controla o que é carregado quando o quadro do Gráfico de reprodução está fora do intervalo gravado originalmente.
Tome como exemplo uma situação em que o quadro de reprodução é definido como 105, mas o cache original foi gravado nos quadros 0 – 100. Com o Gráfico de restrição ativado, o quadro carregado será de 100. Se estiver desativo (padrão), o cache irá "enrolar" e carregará o quadro 5.
Isto permite-lhe fazer um loop aos caches mais facilmente. No exemplo acima, você pode simplesmente ter um gráfico de reprodução de duas chaves. A primeira chave estaria no quadro 0 com um valor de 0,0 e a segunda estaria no quadro 100 com um valor de 100,0. É possível definir o tipo fora do intervalo para o parâmetro Quadro (Quadro de reprodução na Vista de trilha) como Linear e o cache iria fazer um loop para atrás suavemente até ao início no quadro 101.