Um controlador de Blocos é um controlador de Lista global que lhe permite combinar diversas trilhas de vários objetos em um intervalo de tempo e agrupá-las como "Blocos". Estes Blocos são usados para recriar a animação em qualquer ponto no tempo. Os blocos podem ser adicionados, removidos, dimensionados, movidos graficamente na Vista de trilha e salvos. Os blocos podem representar uma animação absoluta ou relativas.
Por exemplo, para animar uma mão que forma um acorde de violão, é possível salvar todas as rotações dos dedos e da mão como um bloco. Você pode usar este bloco para recriar a mão as posições, rotação e animação dos dedos sempre que o acorde é executado em uma animação.
Essencialmente, os controladores de bloco permitem criar bibliotecas de animações e aplicá-las aos objetos que você selecionar.
Após atribuir um Bloco Principal, clique com o botão direito do mouse na trilha Bloco Principal para exibir a caixa de diálogo Parâmetros do bloco principal. Essa é a primeira etapa da criação de um bloco.
Com essa caixa de diálogo, é possível salvar blocos e, em seguida, carregá-los mais tarde. Os blocos são salvos como arquivos BLK.
A caixa de diálogo Selecionar Vista de trilha é exibida é necessária uma seleção da trilha; por exemplo, ao clicar em Adicionar na caixa de diálogo Parâmetros do bloco principal. Selecione trilhas na caixa de diálogo para incluir em um bloco. As trilhas válidas são mostradas em uma cor mais escura.
Após você criar um bloco clicando em Adicionar na caixa de diálogo Parâmetros do bloco principal e, em seguida, selecionar as trilhas na caixa de diálogo Vista de trilha, clicar em OK na caixa de diálogo Selecionar Vista de trilha exibe a caixa de diálogo Parâmetros do bloco.
A caixa de diálogo Anexar Controles é exibida quando você clica em Carregar na caixa de diálogo Parâmetros do bloco principal. As trilhas em blocos salvos anteriormente podem ser mapeadas para trilhas na cena atual.
Sempre que é criado um bloco, todas as trilhas dentro do bloco são atribuídas a um controlador filho, que permite que o Bloco Principal transfira dados importantes. As trilhas do controlador filho aparecem com as trilhas originais que você usou para criar o bloco. Consulte a caixa de diálogo Parâmetros Filhos.
Abaixo da trilha principal do Bloco Principal estão as subtrilhas. A primeira é sempre Mesclar. As restantes subtrilhas são inicialmente cópias das trilhas usadas para criar o bloco.
Permite animar a influência do bloco. Você pode reduzir a influência do bloco criando chaves de Mesclagem com valores menores que 1,0. Padrão = 1,0.
Exibe o nome do bloco e suas trilhas associadas. Inicialmente, estas são cópias das trilhas usadas para criar o bloco. É possível editar chaves nestas trilhas para alterar o comportamento do bloco.
Alterna entre o movimento relativo e absoluto.
Define os primeiros e últimos quadros para esta instância do bloco (isto dimensiona a instância do bloco).
Exemplo: para criar um bloco:
A opção Disponível está abaixo da trilha Controle do Bloco.
Surge a caixa de diálogo Parâmetros do bloco principal.
Surge a caixa de diálogo Selecionar Vista de trilha.
Escolha um nome que o lembre da animação no bloco.
O Bloco conterá a animação entre o quadro 0 e o quadro 10.
O bloco foi criado e você pode agora usá-lo.
Continuação do exemplo: para usar um bloco:
Um menu suspenso exibe o nome de blocos já criados; neste caso, é apenas o que você criou no procedimento anterior.
O bloco é exibido na janela de Chave.
A animação é repetida no quadro 20.
Você pode criar uma série de blocos para diferentes períodos da animação de um objeto e usá-los em diferentes localizações na trilha do Bloco Principal.
Para mover um bloco inserido:
Para dimensionar (redimensionar) um bloco inserido:
Para criar uma cópia de um bloco:
Isso cria uma nova instância do bloco, que você pode colocar em um momento diferente.
Para remover um bloco inserido:
Os blocos inseridos aparecem na janela de Chave à direita do controlador do Bloco Principal na hierarquia sob Trilhas Globais.
É exibida Em Vista de trilha sob Trilhas Globais.
Para criar um Controle do Bloco Principal, expanda o Bloco, selecione Disponível e selecione Controlador Atribuir.
É exibida na Vista de trilha após você atribuir um controlador do Bloco Principal a uma trilha disponível.
Você pode clicar com o botão direito do mouse na trilha na janela de Chave. Isto exibe um menu suspenso que mostra o nome dos blocos que foram criados. Escolher um bloco insere o bloco na trilha do Bloco Principal. A caixa de diálogo também tem uma entrada, Propriedades, que exibe a caixa de diálogo Parâmetros do bloco principal.
Na trilha do Bloco Principal, os blocos inseridos são exibidos como retângulos coloridos. O nome do bloco aparece no centro. Nos cantos inferior esquerdo e direito estão chaves que indicam o início e o fim da animação do bloco. Abaixo do nome do bloco está a letra "R" para relativo ou “A” para absoluto. Clique e arraste o centro de um bloco para movê-lo no tempo. Selecione uma chave no canto de um Bloco para mover uma borda do bloco (dimensionar tempo).
Clique com o botão direito do mouse em um bloco inserido para exibir a caixa de diálogo Propriedades Chave do Bloco (descrito abaixo).