Trabalhar com poses e animação

CAT oferece ferramentas para trabalhar com dados de movimento, incluindo a importação, mapeamento, redimensionamento e edição. É possível salvar as camadas de animação individual e até mesmo todas as pilhas da camadapara reutilização, incluindo em outros personagens.

É possível salvar e carregar poses e animação de qualquer parte do corpo usando os menus Quad. Selecione e clique com o botão direito do mouse em um braço, uma perna, um dedo, uma cauda, ou qualquer osso em CATe salve a pose ou dados de movimento a partir do menu de contexto.

Imagem de cortesia da Adam Walker Film

Como o movimento é redimensionado para ajustar sua montagem

Ao salvar os dados da pose ou o movimento de um CATRig, o valor CATUnits Ratio é incluído com o arquivo. Ao recarregar, o valor da CATUnits a partir do arquivo salvo é comparado ao valor de CATUnits da armação onde os dados estão sendo carregados. A diferença entre os dois valores CATUnits é usada para dimensionar os dados.

Por exemplo, se uma animação foi salva a partir da CATRig com uma configuração de CATUnits de 2.0 e se a animação for carregada em CATRig B, que tem uma configuração CATUnits de 4.0, então os dados serão dimensionados por um fator de 4.0/2.0 ou 2.0. Assim, os dados tserão duas vezes maiores para ajustar à nova montagem.

Isso significa que é importante utilizar CATUnits corretamente. Com as montagens de exemplo, tentamos garantir que a CATParent se ajuste sob os pés do personagem. Desde que todas as montagens que têm CATParents sejam do mesmo tamanho relativo creferente ao CATRig, então os dados serão redimensionados corretamente.

Dica: Ao criar montagens de diferentes tamanhos, é mais fácil construir uma e, em seguida, alterar sua escala usando CATUnits antes de ajustar as proporções. Desta forma, é mais provável para obter os valores de CATUnits dimensionados corretamente ao transferir animação entre as montagens.