Cada CATRig tem um CATParent. O CATParent, que é o símbolo triângulo+seta abaixo de cada rig conforme ele é criado, pode ser considerado o nó do personagem do rig.
CATParent sem rig
Todos os elementos do rig estão associados ao CATParent. Ele contém informações básicas sobre todo o rig, incluindo o seu nome, tamanho e outros dados básicos.
Ele também inclui o Gestor de predefinição do rig, que permite carregar e salvar predefinições do CATRig.
O rig não está vinculado ao CATParent, mas pode ser transformado por ele quando no modo de Instalação. O rig herda transformações de escala do CATParent nos modos de Configuração e Animação.
Para criar um CATParent:
O CATParent ou rig aparece no viewport.
Para salvar um novo CATRig predefinido:
Mostra e permite editar o nome que o CAT utiliza como prefixo para todos os ossos no CATRig. Consulte Usar o sistema de nomeação de CAT.
A proporção de escala para o CATRig. Todos os parâmetros de tamanho no CATRig que definem coisas como o comprimento, a largura e a altura do osso estão em CATUnits. Consulte Noções básicas das CATUnits.
Selecione o método que o CAT utiliza para exibir as camadas e quadros-chave nesse CATRig no Vista de trilha. Consulte Modos de exibição de trilha.
Selecione o eixo (X ou Z) que o CATRig usa como o eixo de comprimento. Consulte Compreendendo o comprimento da estrutura de eixo.
Alterna o Nó de extração de movimento.
Exibe informações sobre o CAT, incluindo o número de versão.
A implementação Salvar carregamento de CATRig exibe uma lista de predefinições CATRig existentes e fornece controles para trabalhar com predefinições.
Lista todas as predefinições de CATRig disponíveis. Para carregar uma predefinição, clique nela na lista e, a seguir, clique ou arraste para o viewport.
Abre uma caixa de diálogo de arquivo para carregar uma predefinição CATRig (somente no formato RG3) no CATParent selecionado. Use esta opção para carregar uma predefinição de uma localização diferente da padrão ( [caminho do sistema]\plugcfg\CAT\CATRigs\) .
Salva o CATRig selecionado em um arquivo predefinido. Se você utilizar a localização padrão (consulte anterior), a predefinição aparece na lista, tornando mais fácil adicionar às suas cenas.
Os botões Etiqueta, Função e Disponibilidade dependem do contexto.
Se nenhuma bacia existir no rig, o botão etiqueta significa Criar bacia e clicar nele adiciona uma bacia que você poderá utilizar como base para um rig personalizado.
Se o rig contém uma bacia e foi carregado de uma predefinição RG3 (ou salvo como uma predefinição RG3), a etiqueta botão Recarregar aparece e clicar nela carrega a predefinição atual.
Use esta opção para restaurar um rig RG3 ao seu estado de salvo após a edição. Recarregar funciona somente com rigs no formato RG3.
Permite adicionar objetos na cena ao rig no nível de CATParent. Para obter detalhes, consulte Para adicionar objetos de montagem:.
Para um bom exemplo de como utilizar o Adicionar montagem, consulte a predefinição do Marama, incluído com o CAT. Adicione a predefinição do Marama e, em seguida, vá para o painel Modificar e clique em Adicionar montagem. A caixa de diálogo Nós de rig extras que é aberta exibe os diferentes objetos de malha de pele incluídos, bem como o rig facial MaramaFace.
Quando está ativado e você carrega uma cena, o arquivo da cena retém o personagem original, mas o CAT substitui automaticamente o personagem com os dados atualizados (salvos na predefinição). O CAT aplica automaticamente a animação do personagem original para o novo personagem. Quanto mais parecidos os personagens, melhor será a transferência da animação.