Sobre como preparar uma montagem do Inventor como conteúdo de lista de materiais

Como fabricante de produtos usados no setor de AEC, pode ser conveniente para você produzir modelos compatíveis com os requisitos de BIM.

Os usuários de software de BIM, como o Autodesk Revit, esperam receber modelos simplificados.

O Autodesk Inventor e o Autodesk Configurator 360 (C360) trabalham juntos para criar conteúdo compatível com BIM e fornecer esse conteúdo por meio de uma interface da Web fácil de usar.

Use o Autodesk Inventor para criar o modelo detalhado e para preparar a representação de BIM usada para o modelo simplificado.

Use o C360 para publicar os modelos na Web, onde usuários de AEC poderão visualizar o modelo detalhado, configurá-lo conforme apropriado e efetuar o download do modelo simplificado em um formato que possa ser usado no Revit ou em outro software de BIM.

Preparar montagem do Inventor

  1. Crie um modelo de produto do Inventor configurável e totalmente detalhado.

      Recomendações:

    1. Crie um modelo baseado em regras usando o iLogic. As regras de iLogic podem se basear em parâmetros, e os parâmetros podem ser limitados a valores ou intervalos específicos.
    2. Use uma 'forma' simples do iLogic para controlar os parâmetros visíveis para o usuário de AEC.

      Para obter mais informações sobre o iLogic, consulte:

      1. Sobre a funcionalidade do iLogic
      2. Sobre regras e formas no iLogic
      3. Sobre funções para regras no iLogic
      4. Caixa de diálogo Editor de formas
  2. Simplifique o modelo criando representações da vista do projeto (DVR) que contenham somente o conteúdo que deve ficar visível no modelo de BIM exportado. Isso se aplica ao nível superior e a submontagens. Em cada nível, você deve ocultar componentes que:
    1. Não estejam visíveis para o consumidor, isto é, o usuário do Revit, o arquiteto, etc.
    2. Representem propriedade intelectual
    3. Não contribuam significativamente para a apresentação visual, por exemplo, pequenas peças como fixadores e outras que não indicam necessariamente tamanho/função/etc.

    Para obter mais informações sobre as representações de vista, consulte: Para criar, editar e restaurar representações de vista

  3. Começando na montagem de nível superior, para cada submontagem que tenha uma representação de vista de projeto relacionada a BIM:
    1. Defina a prioridade de seleção como Componente.
    2. Clique com o botão direito em cada submontagem e selecione Representação.
    3. Na caixa de diálogo, selecione a representação da vista de projeto criada para o modelo de BIM.
    4. Clique em OK.
    5. Renomeie o nível superior DVR como "BIM". O C360 exige que o DVR seja nomeado "BIM", pois ele usa o DVR para exportação. Embora isso seja necessário somente na montagem de nível superior, para fins de consistência, pode ser conveniente usar o mesmo nome em submontagens.
      Nota: O DVR ativo, quando o modelo é salvo, é exibido no C360. O DVR do BIM é usado ao exportar para um formato de BIM. Isso permite que você apresente o modelo detalhado ao usuário de AEC, mas permite que o usuário de AEC exporte e use o modelo simplificado.
  4. Utilize as ferramentas de criação de MEP no ambiente do Inventor BIM Exchange para adicionar os conectores de BIM necessários. Para obter mais informações, consulte:
    1. Conector de bandeja de cabos
    2. Conector de Conduítes
    3. Conector Elétrico
    4. Conector de tubulação
    5. Conector de dutos
  5. Utilize Exportar componentes de construção para:
    1. Adicionar metadados de BIM ao seu produto. O Inventor fornece acesso a:
      1. Uma lista OmniClass pesquisável do Revit, para que você possa especificar seu produto nos termos do Revit.
      2. Propriedades do modelo que você deseje exportar.
    2. Especificar a orientação do modelo e o ponto de inserção.
    3. Clique em "Aplicar alterações" na parte inferior da caixa de diálogo Exportar componente de construção para salvar as alterações sem criar um novo arquivo de BIM.
  6. Recomendado: Crie uma iProperty chamada "RevitFamilyTypeName". O valor será usado como nome do tipo de família no Revit. O valor dessa propriedade pode ser uma sequência de caracteres estática ou pode ser atribuído de forma programática usando uma regra de iLogic para torná-la única para os valores de parâmetro fornecidos.

Carregar no Configurator 360

Quando o modelo estiver pronto para o C360, com o modelo aberto no Inventor, na guia Autodesk 360, clique em Carregar no Configurator 360.

Nota: O C360 exige assinatura. Se não tiver uma, você será solicitado a iniciar uma versão de avaliação. Ou, se outra pessoa for o administrador do C360, o modelo poderá ser compactado e carregado na interface da Web do C360.

    Para obter mais informações sobre as próximas etapas, consulte estes tópicos da Ajuda do Configurator 360:

  1. Trabalhar com conteúdo de BIM sob demanda
  2. Configurar modelo do usuário final

O que é OmniClass?

"O Sistema de classificação de construções (conhecido como OmniClass™ ou OCCS) é um sistema de classificação para o setor de construção. O OmniClass é útil para vários aplicativos, desde organizar materiais de biblioteca, produzir literatura e projetar informações a fornecer uma estrutura de classificação para bancos de dados eletrônicos."

Para saber mais sobre o OmniClass, acesse www.omniclass.org