Um subobjeto NURBS é independente ou dependente. Um subobjeto dependente se baseia na geometria de outros objetos secundários. Por exemplo, uma superfície mesclada conecta suavemente duas outras superfícies. Transformar ou animar qualquer uma das superfícies-pai originais faz com que a forma da mescla mude, mantendo a conexão entre ambas.
Mover uma superfície-pai altera a superfície mesclada (a superfície mesclada é exibida em verde)
A relação imediata e interativa entre os subobjetos pai e dependentes é conhecida como modelagem relacional. A modelagem relacional é um dos motivos pelos quais os modelos NURBS podem ser particularmente fáceis de alterar ou animar.
Você tem a opção de tornar independente um subobjeto dependente. Depois de fazer isso, o subobjeto não estará mais relacionado aos seus pais. Alterações em pais antigos não o afetam, mas você pode editá-lo e transformá-lo como subobjeto independente por conta própria.
No nível apropriado de subobjeto, os NURBS dependentes são exibidos em verde em viewports de estrutura de arame. (É possível alterar a exibição de cor usando o painel de Cores da caixa de diálogo Personalizar interface do usuário.)
A modelagem relacional adiciona tempo de cálculo a um modelo, portanto, quando você transformar ou editar subobjetos dependentes de outras maneiras, geralmente irá observar uma lentidão no desempenho. Uma vez que uma superfície dependente de um subobjeto esteja com o formato desejado, você poderá aprimorar o desempenho tornando-a uma superfície rígida.
Em geral, é possível selecionar e transformar subobjetos dependentes, mas o efeito da transformação depende do tipo de subobjeto. Alguns objetos dependentes têm uma meta-alça, similar à meta-alça utilizada com modificadores. Os subobjetos que não têm gizmos não podem mudar em relação aos seus objetos-pai. Para estes tipos de subobjetos, as transformações aplicam-se igualmente ao subobjeto e aos objetos de nível superior. Por exemplo, mover uma mescla subobjeto move igualmente seus pais. Os subobjetos que têm gizmos podem ser alterados em relação aos seus objetos-pai. Neste caso, da mesma forma que os modificadores que utilizam gizmos, você está realmente transformando a meta-alça. Por exemplo, rodar um subobjeto espelhado altera o eixo da simetria e, portanto, a posição da simetria em relação à sua curva principal ou de superfície.
Quando você +Clonar um subobjeto NURBS dependente, os objetos-pai também serão duplicados por padrão. Por exemplo, se você pressionar Shift+Clonar uma transição de UV, todas as curvas de lofting são também copiadas. Isto significa que o novo objeto tem o mesmo tipo que o objeto original. O objeto clonado mantém seus pais, de maneira que podem ser editados ao mesmo tempo que o original. Quando você pressiona Shift+Clonar para um subobjeto NURBS, também é possível remover as dependências de forma a aprimorar o desempenho.
Às vezes, as alterações feitas nos objetos principais fazem com que não seja mais possível atualizar corretamente a geometria de objetos dependentes. Por exemplo, um filete entre duas curvas requer que as curvas sejam coplanares. Se você mover uma curva (ou seus CVs ou pontos) de modo que as curvas já não sejam coplanares, o filete não atualiza corretamente. Neste caso, a geometria dependente do objeto reverte para uma posição padrão, sendo exibida na cor laranja para indicar uma condição de erro. (Você pode alterar a cor de erro usando o Painel Cores da caixa de diálogo Personalizar interface do Usuário).
A seta aponta para o segmento indicando uma condição de erro.
Alguns tipos de subobjetos dependentes dependem da geometria que pode ter mais de uma solução. Por exemplo, se você deseja criar um ponto de interseção de superfície curva com a curva interceptando a superfície mais de uma vez, o 3ds Max deve decidir qual interseção deverá ser a localização do ponto.
Para estes tipos de objetos, os parâmetros do valor semente controlam a decisão. A localização da semente está em um objeto pai e o 3ds Max seleciona a localização mais próxima ao valor semente que cumpre a condição de criação. É possível alterar o valor semente quando você editar estes subobjetos dependentes. A localização do valor semente é exibida como um quadrado amarelo.
Por exemplo, a localização do valor semente para um ponto de interseção de superfície curva é uma posição de U ao longo do comprimento da curva-pai. A interseção de superfície-curva mais próxima da semente é escolhida como o local do ponto dependente.
A localização do valor semente para uma superfície é um par de coordenadas UV no espaço de parâmetro da superfície.
Subobjetos dependentes têm controles que permitem substituir o objeto ou objetos dos quais estes dependem. Por exemplo, a Superfície de deslocamento possui um botão denominado Substituir a superfície da base. Clique neste botão e, em seguida, clique em uma superfície diferente para agir como a base do deslocamento.
Esta função permite substituir uma superfície cortada com sua versão não cortada, ou vice-versa. Para fazer isso, você precisa usar a caixa de diálogo Selecionar subobjetos, que é um subconjunto do Flutuador de seleção que pode ser usado durante a criação do subobjeto, assim como na seleção do subobjeto. Por exemplo, selecione o subobjeto de superfície cortada e ative a variante de Sobreposição de atalhos de teclado. Clique no botão de substituição, pressione a tecla H, expanda a superfície da árvore e realce o nome da versão não cortada.