Um objeto booliano combina dois ou mais objetos executando uma operação ou operações boolianas neles. O ProBoolean oferece uma gama de funções, como a capacidade de combinar vários objetos de uma só vez, cada um usando uma operação Booliana diferente.
O ProBoolean também pode subdividir automaticamente o resultado booliano em faces quadrilaterais que servem bem para suavizar as arestas com MeshSmooth e TurboSmooth.
O ProBoolean e o ProCutter transferem as coordenadas de textura, cores de vértice e, como opção, materiais e mapas de operandos para os resultados finais. É possível optar por aplicar o material do operando às faces resultantes ou manter o material original. Se um dos operandos originais tinha mapas de material ou cores de vértice, as faces resultantes derivadas desse operando mantêm esses atributos gráficos. No entanto, quando as coordenadas de textura ou cores de vértice estão presentes, é impossível remover faces coplanares, de forma que a qualidade da malha resultante será inferior. Sugerimos que você aplique texturas após as operações ProBoolean.
O ProBoolean fornece duas opções para aplicar materiais, disponíveis no grupo Aplicar material na implementação Parâmetros (consulte a ilustração acima). O método padrão é Aplicar material de operando que aplica o material do operando às faces resultantes. A alternativa, Manter material original, faz com que as faces resultantes utilizem o material do primeiro objeto selecionado na operação booliana.
A ilustração a seguir mostra a diferença entre os dois métodos. A operação booliana começa com uma caixa vermelha e uma esfera azul, à esquerda. A caixa é utilizada como o objeto base e a esfera é o operando subtraído. Usar a opção padrão Aplicar material do operando fornece o resultado exibido no centro da ilustração. Escolher Manter material original gera o resultado exibido no lado direito da ilustração.
Esquerda: operandos originais
Meio: aplicar material de operando ativo
Direita: manter material original ativo
O ProBoolean suporta união, interseção, subtração, mesclar, anexar e inserir. As três primeiras operações funcionam de forma semelhante aos seus correspondentes no objeto composto booliano padrão. A operação Mesclar faz interseção e combina duas malhas sem remover qualquer um dos polígonos originais. Isso pode ser útil nos casos em que você precisa remover partes da malha de forma seletiva.
A operação Anexar combina vários objetos em um, sem afetar sua topologia. Eles permanecem essencialmente separados dos elementos do objeto composto. A operação Inserir subtrai a forma delimitadora do operando A do Operando B e, então, substitui a parte de corte pelo operando A.
Também há suporte a duas variantes de operações boolianas: Estampar e Cortador de biscoitos. A opção Estampar insere (estampa) as arestas de interseção entre os operandos e a malha original sem remover ou adicionar faces. Estampar apenas divide faces e adiciona novas arestas à malha do objeto base (objeto original selecionado). O cortador de biscoitos executa a operação booliana, mas não adiciona as faces de operandos à malha original. Ele pode ser usado para cortar um furo em uma malha ou para ter a parte de uma malha dentro de outro objeto.
Ao acessar um objeto ProBoolean ou ProCutter no painel Modificar, é possível adicionar operandos ao conjunto existente. Você também pode remover e transformar (mover, rotacionar ou dimensionar) operandos.
O ProBoolean e o ProCutter têm uma função interna de eliminação. Normalmente, a eliminação será de melhor qualidade se for integrada a operações boolianas. O motivo para isso é que o objeto booliano contém metainformações sobre as quais as arestas são as arestas de interseção. A função de eliminação leva essa informação em conta e a usa para manter adequadamente as arestas de interseção.
Ao executar operações boolianas com objetos de texto, verifique se os caracteres não efetuam interseção uns com outros e se cada letra está fechada. Além disso, é fácil criar inadvertidamente objetos de loft e objetos NURBS de forma que tenham autointerseções. Com objetos de loft, verifique as extremidades e os pontos nos quais a curva de loft se dobra.
Para criar um objeto composto ProBoolean:
Quando o painel Modificar estiver ativo, você poderá adicionar objetos a um objeto ProBoolean selecionado clicando no botão Iniciar seleção e depois selecionando os objetos que você quer adicionar.
Exemplo: para alterar um booliano existente com operações de subobjeto:
O ProBoolean oferece uma excelente flexibilidade ao combinar várias operações boolianas simultaneamente, além da capacidade de mudar a maneira como os operandos são combinados, à medida que você constrói o objeto booliano e depois disso.
Parte superior: viewport frontal
Parte inferior: viewport em perspectiva
O resultado é a interseção da esfera e da caixa; ou seja, um único objeto que representa o volume comum que os objetos ocupam. Neste caso, é a sobreposição da esfera e a caixa. Ainda que nenhuma delas tenha um material neste ponto, o resultado usa a cor padrão originalmente atribuída pelo 3ds Max, aleatoriamente para a caixa, quando ela foi criada.
Observe que a opção Iniciar seleção permanece ativa (azul ou amarela, dependendo do esquema de cor). Isso significa que você pode continuar selecionando objetos para incorporar ao objeto booliano, alterando de forma opcional a operação ao continuar.
O resultado é a união (adição) da caixa pequena com a interseção da esfera e da caixa maior. Novamente, a cor do objeto original é atribuída ao resultado.
O volume de interseção do cilindro é subtraído do resultado booliano anterior.
Observe que o histórico completo de operandos e de operações utilizadas para construir o objeto booliano é relacionado na lista de vistas da hierarquia na parte inferior da implementação Parâmetros. A Box01 inicia o booliano com união, a Sphere01 é então incorporada com interseção, a Box02 é incorporada com união e, finalmente, o Cylinder01 é incorporado com subtração.
É possível utilizar a lista e os outros controles no grupo Operações de subobjeto para alterar os resultados.
Como resultado da alteração da operação, o cilindro aparece no objeto booliano como um volume booliano em vez de um subtrativo. Além disso, sua entrada na lista muda para “Union - Cylinder01”, que mostra que a operação booliana para o cilindro agora é União.
Também é possível alterar a ordem das operações, que podem afetar os resultados.
Observe que sua posição na lista, 1, aparece no campo editável, próximo ao botão Reordenar operações.
O item Inter - Sphere01 vai para o fim da lista.
O objeto booliano é alterado significativamente. A nova ordem da lista informa como essa forma foi atingida: as duas caixas e o cilindro foram combinados com união, adicionando os volumes juntos, e depois a esfera foi incorporada a esse resultado com interseção, deixando somente o volume compartilhado por todos os quatro objetos.
Com um objeto ProBoolean não modificado selecionado, a pilha de modificadores mostra uma entrada única e expansível: ProBoolean.
Expandir essa entrada (clicando no ícone +) revela uma ramificação subsidiária única: operandos.
Para transformar operandos do objeto ProBoolean independente do objeto inteiro, clique na ramificação Operandos para realçá-la.
Em seguida, é possível selecionar um ou mais operandos usando os métodos de seleção padrão no viewport ou realçando os nomes na lista de vistas de hierarquia na parte inferior da implementação Parâmetros.
Quando um único operando for selecionado, o tipo de objeto (não o nome) aparecerá como uma nova entrada de pilha separada, abaixo da entrada ProBoolean. Clicar nessa entrada fornecerá acesso direto aos parâmetros do operando no painel Modificar.
Se a implementação Parâmetros Exibir for definida como Resultado, selecionar um operador exibirá o tripé de eixos do operando ou o gizmo de transformação no viewport, embora o próprio operador não fique visível por padrão.
Para visualizar o operando, defina a implementação Parâmetros Exibir como operandos.
Se quiser ou não que os operandos fiquem visíveis, você poderá transformá-los e animá-los no nível de subobjeto Operandos, como qualquer outro objeto do 3ds Max.
Alterando um objeto ProBoolean por meio da animação da posição do operando subtraído
Também é possível transformar e animar o objeto base; isto é, o primeiro objeto na lista de vistas da hierarquia.
Selecione um botão de opções para especificar como o próximo operando que você selecionar será transferido para o objeto booliano:
Essas configurações determinam como o operando booliano interage fisicamente.
Esquerda: Objeto original (caixa) e operando (caixa pequena)
Centro: Operação União; parte da caixa menor será removida.
Direita: Operação Mesclar, mostrando novas arestas na interseção
Caixa e esfera primitivas combinadas com Anexar (esquerda) e União (direita)
Na prática, Inserir trata o primeiro operando como um volume líquido, de maneira que se houver um furo no operando inserido ou alguma outra forma do “líquido” entrar em seu volume, ela fará isso. A ilustração a seguir mostra exemplos desse efeito, com geometria sombreada à esquerda e estrutura de arame equivalente à direita.
Uma tigela imersa no líquido. Se a tigela tiver um furo ou estiver inclinada, o líquido entrará na cavidade.
Esquerda: objeto original (caixa) e operando (texto)
Centro: Operação de subtração padrão
Direita: Subtração com Estampar
1. Objeto original (caixa) e operando (esfera)
2. Operação Subtração padrão
3. Subtração com Biscoito ativado
4. Operação Interseção padrão
5. Interseção com Biscoito ativado
Escolha um dos seguintes modos de exibição:
Escolher o Resultado também ativa o nível ProBoolean na pilha de Modificadores.
Escolher Operandos também ativa o nível de operandos na pilha de Modificadores.
Além disso, ao selecionar vários operandos, utilize esse modo para não precisar recalcular o resultado a cada vez e defina a Exibição de volta para Resultado no final.
Escolha um dos seguintes modos de aplicação de materiais:
Estas funções funcionam em operandos realçados na lista de vistas da hierarquia (consulte a seguir).
A vista da hierarquia, localizada na parte inferior da implementação Parâmetros, exibe uma lista de todas as operações boolianas que definem a malha selecionada. Cada vez que você executa uma nova operação booliana, o 3ds Max adiciona uma entrada à lista.
É possível realçar operandos para modificação clicando neles na lista de vistas da hierarquia. Para realçar vários itens contíguos na lista, clique no primeiro e depois clique com a tecla Shift pressionada no último. Para realçar várias entradas não contíguas, clique com a tecla Ctrl pressionada. Para remover o realce de uma entrada da lista, clique com a tecla Alt pressionada no item realçado.
No nível de ProBoolean na pilha de modificadores, você pode executar somente operações de subobjeto nos itens realçados. No nível de subobjeto de Operandos, você pode transformar operandos realçados bem como executar operações de subobjetos. Consulte pilha de modificadores para obter detalhes.
Essas opções determinam quando as atualizações são executadas no objeto booliano depois que você faz as alterações. Selecione um dos seguintes:
1. Porcentagem de eliminação=0,0
2. Porcentagem de eliminação=30,0
3. Porcentagem de eliminação=60,0
4. Porcentagem de eliminação=80,0
Essas opções permitem a suavização de quadrilátero do objeto booliano. Isso torna o objeto adequado para editar as superfícies de subdivisão e suavizar malhas. Também torna o objeto adequado para a conversão para o formato de Polígono editável.
Para obter mais discussão sobre essa opção, consulte o tópico Malha quad e suavização.
Esta opção determina como os polígonos em faces planas são tratados. Selecione um dos seguintes: