Operador Manter separado

O operador Manter separadamente, um membro da família do operador Velocidade, permite aplicar forças em partículas para fazer com que elas se separem, a fim de prevenir ou minimizar colisões entre partículas. Como alternativa, é possível usar uma força negativa para impedir que as partículas se separem muito. O operador funciona controlando a velocidade e a aceleração da partícula.

Nota: Manter separadamente não usa geometria de partículas, ele cria um campo de força esférico centralizado no ponto de giro de cada partícula. É possível ajustar o tamanho do campo de força ao alterar o tamanho da partícula.
Dica: Em determinados casos, as configurações padrão podem não ser suficientes para impedir que as partículas interpenetrem. Para aumentar a separação, use valores maiores para Força e Limite de aceleração, selecione Relativo ao tamanho da partícula e aumente o valor de % de núcleo.

Implementação de arame de script

Essa implementação aparece no painel de parâmetros abaixo da implementação do operador principal após você realçar o operador, clique com o botão direito do mouse nela e selecione Usar fiação de script. A partir daí, aparece uma marca de verificação junto à opção Usar fiação de script no menu de contexto e a implementação é exibida quando você realça o operador. Para desativar a fiação de script, selecione Usar fiação de script novamente a partir do menu de contexto.

A Fiação de script permite usar um script para controlar os parâmetros de Força e Intervalo, que normalmente são especificados nos parâmetros do operador. Insira um Operador de script antes do operador Manter separadamente no evento e, em seguida, use-o para definir valores nos canais particleFloat e particleVector. Para obter um exemplo de um script que define valores de particleFloat, consulte Script de amostra particleFloat.

Na implementação Fiação de script, escolha uma das seguintes opções:

Usar script flutuar como

Selecione um dos seguintes:

  • Não usado O fluxo de partículas usa a Configuração de força especificada na implementação Parâmetros.
  • Influência O fluxo de partículas aplica o valor de particleFloat do script no valor de Força.
Usar vetor de script como

Escolha uma das seguintes opções. A escolha de Intervalo de tamanho absoluto ou Intervalo de tamanho relativo torna as configurações de Intervalo, na implementação Parâmetros, indisponível.

  • Não usado O Fluxo de partículas usa as Configurações de intervalo especificadas na implementação Parâmetros.
  • Intervalo de tamanho absoluto O Fluxo de partículas aplica os valores de particleVector do script aos valores de Intervalo de tamanho absoluto. O componente X do valor do vetor é usado para o raio do núcleo e o componente Y para o raio do enfraquecimento.
  • Intervalo de tamanho relativo O Fluxo de partículas aplica os valores de particleVector do script aos valores de Intervalo de tamanho relativo. O componente X do valor do vetor é usado para o percentual do núcleo e o componente Y para o percentual de enfraquecimento.

Interface

A interface do usuário aparece no painel de parâmetros, no lado direito da caixa de diálogo Visualização de partículas.

Força
A quantia de força aplicada às partículas. Use valores positivos para separar as partículas ou valores negativos aproximá-las. padrão = 100.0
Accel [eration] limite
Quando ativado, permite definir um valor de aceleração máxima que pode ser aplicado ao movimento das partículas. Quando desativado, o Fluxo de partículas usa qualquer aceleração necessária. Padrão = ativado, 1000,0.
Dica: Use um valor de limite Accel inferior para suavizar o movimento e um valor maior quando uma maior precisão seja necessária, como quando as partículas devem atingir um pequeno alvo. É possível animar esta configuração (use a sincronização por Duração de evento) para especificar valores diferentes apropriados, dependendo dos resultados necessários.
Limite de velocidade
Quando ativado, permite definir um valor de velocidade máxima que pode ser aplicado ao movimento das partículas. Quando desativado, o Fluxo de partículas usa qualquer velocidade necessária. Padrão = desativado, 600,0.

Grupo Intervalo

É possível definir um volume e um enfraquecimento nos quais a força tem efeito, como distâncias absolutas ou relativas ao tamanho da partícula.

  • Tamanho absoluto (O padrão). Escolha essa opção para definir o raio do núcleo e a zona de enfraquecimento como distâncias absolutas, em unidades do sistema.

    Raio do núcleo A distância a partir do ponto de giro de cada partícula, em unidades do sistema, na qual a carga é aplicada com intensidade total. Padrão = 10,0

    Zona de enfraquecimento A distância além do raio do núcleo, em unidades do sistema, na qual a força diminui da intensidade total para 0. Padrão = 10,0

  • Relativo ao tamanho da partícula Selecione essa opção para definir o raio do núcleo e a zona de enfraquecimento como porcentagens, com relação ao raio de cada partícula. O raio da partícula é determinado ao medir a distância do ponto de giro até o canto mais distante da caixa delimitadora.

    % de núcleo A distância de cada partícula, como uma porcentagem do raio da partícula, na qual a força é aplicada com intensidade total. Padrão = 200,0

    % de enfraquecimento A distância além do raio do núcleo, como uma porcentagem do raio, na qual a força diminui da intensidade total para 0. padrão = 100.0

Variação %
A quantia em que os valores de intervalo podem variar aleatoriamente, como uma porcentagem dos valores especificados. O Fluxo de partículas usa o mesmo valor aleatório de variação para os valores de Núcleo e de Enfraquecimento, independentemente de eles serem absolutos ou relativos. Padrão=0.0

Por exemplo, se você escolher Tamanho absoluto, defina o Raio do núcleo como 40 e a Zona de enfraquecimento como 20 e defina a % de variação como 50, dessa forma, o raio do núcleo real de cada partícula será um número aleatório no intervalo de 20 a 60 e a Zona de enfraquecimento um número aleatório no intervalo de 10 a 30. Para cada partícula, o Fluxo de partículas usa o mesmo valor de % de variação, portanto, se o Raio do núcleo for determinado como 20, a Zona de enfraquecimento será 10.

Grupo Escopo

Por padrão, a força Manter separadamente mantém as partículas, somente no evento atual (ou seja, o evento que contém o operador Manter separadamente), separadas umas das outras quando usada localmente ou mantém as partículas em cada evento nofluxo atual separadas quando usada globalmente. Essas configurações permitem, como alternativa, manter as partículas separadas das partículas em outros eventos ou fluxos sem afetar o comportamento desses outros fluxos. Padrão = Evento atual.

  • Evento atual Mantém as partículas separadas umas das outras somente no evento atual.

    Quando usado globalmente, mantém as partículas em cada evento no fluxo atual separadas umas das outras, mas não separadas das partículas em outros eventos no fluxo.

  • Sistema de partículas atual Mantém as partículas no evento atual separadas umas das outras e de todas as outras partículas no fluxo atual. As partículas que não estão no evento atual não são influenciadas pelo operador Manter separadamente.

    Quando usado globalmente, mantém separadas e influencia todas as partículas no fluxo atual.

  • Eventos selecionados Mantém as partículas no evento atual separadas de todas as partículas nos eventos realçados na lista abaixo dessa opção. As partículas que não estão no evento atual não são influenciadas pelo operador Manter separadamente.

    Quando usado globalmente, mantém todas as partículas no fluxo atual separadas das partículas nos eventos realçados na lista abaixo dessa opção, mas somente influencia as partículas no fluxo atual.

    Depois de selecionar essa opção, clique nos itens na lista para realçá-los.

  • Sistemas de partículas selecionadas

    Mantém as partículas no evento atual separadas de todas as partículas nos fluxos realçados na lista abaixo dessa opção. As partículas que não estão no evento atual não são influenciadas pelo operador Manter separadamente.

    Quando usado globalmente, mantém todas as partículas no fluxo atual separadas das partículas no fluxo realçado na lista abaixo dessa opção, mas somente influencia as partículas no fluxo atual.

    Depois de selecionar essa opção, clique nos itens na lista para realçá-los.

Exclusividade grupo

A configuração Exclusividade permite deixar aleatórios os cálculos de % de variação do Grupo de intervalo .

Semente
Especifica um valor de randomization.
Novo
Calcula uma nova semente randomization utilizando uma fórmula.