Vista de partículas é a interface principal para criar e modificar sistemas de fluxo de partículas. O primeiro evento no sistema é sempre um evento global, cujo conteúdo afeta todas as partículas no sistema. Tem o mesmo nome do ícone de origem do fluxo de partículas.
Por padrão, o evento global contém um único operador de renderização que especifica as propriedades de renderização para todas as partículas no sistema. É possível adicionar outros operadores aqui para que ajam globalmente, como Material, Exibição e Velocidade. Ao usar um operador globalmente, assegure-se de não utilizar o mesmo operador localmente (ou seja, em quaisquer outros eventos no sistema) para evitar possíveis conflitos.
O evento global também serve como a representação da vista de partículas do sistema de partículas. É possível criar um novo sistema duplicando esse evento ou adicionando um fluxo vazio ou fluxo padrão. De outra forma, se você clonar o ícone Fluxo de partículas em uma viewport, ou adicionar uma nova Origem PF, o novo sistema também aparecerá na Visualização de partículas.
O segundo evento é chamado de Evento de nascimento, porque deve conter um operador de nascimento. O operador de nascimento deve existir no topo do evento de nascimento, e em nenhum outro lugar. O evento de nascimento padrão também contém diversos operadores que atuam localmente para especificar as propriedades de partículas enquanto estão nesse evento. O sistema de partículas padrão fornece um evento global básico e um evento de nascimento que servem como um ponto de partida útil para a criação do seu próprio sistema. Se desejar, é possível, em vez disso, iniciar com um sistema vazio que permite criar um sistema de partículas a partir do zero.
1. Exibição de eventos
2. Evento global
3. Diagrama de partículas
4. Evento de nascimento
5. Depósito
6. Navigator
Para adicionar uma ação ao diagrama de partículas, arraste-a para a exibição de eventos a partir do depósito(a área na parte inferior da caixa de diálogo Vista de partículas). Se você arrastar uma ação para um evento, poderá adicioná-lo ou substituir uma ação existente, dependendo de onde você soltá-lo. Se você soltá-la em uma área vazia, ela criará um novo evento. A seguir, para personalizar a ação, clique na entrada do seu evento e, em seguida, edite as configurações no painel de parâmetros no lado da vista de partículas.
Para agregar complexidade ao sistema de partículas, você pode adicionar um teste a um evento e, a seguir, ligar o teste a outro evento. É possível ajustar os parâmetros de teste que afetam o comportamento das partículas, além de determinar se existem condições específicas. Quando as partículas atendem a essas condições, elas se tornam elegíveis para redireção para o próximo evento.
O fluxo de partículas fornece diversas ferramentas para determinar onde residem no sistema de partículas atualmente, incluindo a capacidade de alterar a cor e a forma de partículas em cada evento. Também é possível ativar e desativar facilmente ações e eventos e determinar o número de partículas em cada evento. Para acelerar a atividade de verificação de partículas em diferentes momentos durante a animação, você pode armazenar em cache o movimento das partículas na memória. Usando essas ferramentas, além da capacidade de criar ações personalizadas com scripts, é possível criar sistemas de partículas de um nível de sofisticação jamais alcançado.