Seleção de câmera reduz a carga de geometria nas viewports e/ou no tempo de renderização, filtrando todas as partículas fora do tronco da câmera (isto é, não visíveis para a câmera). Também é possível utilizar este operador como um grupo da ferramenta de seleção para definir um grupo pelo tronco de visualização da câmera.
Interface

- Utilizar câmera ativa
- Quando ativado, o operador utiliza a câmera atribuída para a viewport ativa. Quando desativado, é possível atribuir uma câmera diferente para o operador para seleção de tronco. Padrão=ativado.
- Câmera
- Permite especificar a câmera a utilizar para a seleção de partículas. Clique no botão "Nenhum" e, em seguida, selecione uma câmera na cena para utilizar para seleção de tronco. A partir daí, o nome da câmera aparece no botão. Esta opção só está disponível quando Utilizar câmera ativa estiver desativado.
Grupo Planos de corte
Estes controles permitem definir planos de "próximo" e "afastado" para remover partículas que estão muito perto ou distantes da câmera. Se as partículas são pequenas e distantes podem não ser visíveis na saída renderizada, porém, se não são cortadas, sua geometria é adicionada ao processo de renderização. É possível utilizar as configurações de recorte de câmera existentes ou defini-las aqui.
- Utilizar Corte de câmera. Planos
- Quando ativado, utiliza os planos de corte definidos na câmera. O resultado depende das seguintes configurações da câmera: Cortar manualmente, Corte próximo e Corte afastado. Quando desativado, o operador utiliza as seguintes configurações para definir os planos de corte.
- Corte próximo
- A opção está disponível ao Utilizar Corte de câmera. Planos (consulte anterior) está desativada. Quando a opção Corte próximo está ativada, todas as partículas que estão mais próximas que o valor de Corte próximo são excluídas da renderização.
- Corte afastado
- Disponível ao Utilizar Corte de câmera. Planos está desativado. Quando a opção Corte afastado está ativada, todas as partículas que estão mais distantes que o valor de Corte afastado são excluídas da renderização.
- Escolher por
- Permite especificar qual parte da partícula é utilizada para determinar se deseja ou não selecioná-la. As opções disponíveis são:
- Giro da partícula A decisão para incluir ou excluir uma partícula da renderização está baseada na localização do ponto de giro da partícula. Portanto, a geometria de uma partícula poderia estar parcialmente dentro do tronco da câmera mas, uma vez que o giro está fora dela, a partícula não é submetida ao agente de renderização. A forma, o tamanho e a orientação da partícula não importam.
- Esfera delimitadora Uma partícula é utilizado para a renderização se qualquer parte da esfera delimitadora estiver dentro da vista da câmera. Além da posição, o tamanho e a forma das partículas são relevantes aqui.
Grupo de seleção do tronco de visualização da câmera
Estes controles permitem especificar a seleção de partículas nas viewports, ou quando renderizar, ou ambos, ou nenhum. O tronco da câmera, o volume de espaço que a câmera vê, geralmente uma pirâmide truncada definida pelo ângulo de visualização da câmera mais planos de corte de perto e longe.
- Renderizar
- Quando ativado, o operador seleciona partículas fora do tronco de visualização da câmera em tempo de renderização.
- Viewport
- Quando ativado, o operador seleciona partículas fora do tronco de visualização da câmera em todas as viewports.
- Uso para Seleção de grupo
- Quando ativado, o operador define um grupo de seleção usando a geometria do tronco de visualização da câmera e posição de partículas. Funciona de forma semelhante a Operador de grupo de seleção. As partículas designadas desta forma podem ser submetidas ao Script exibir, Grupo operadorou o teste Grupo dividir.
Quando Utilizar para seleção de grupo está ativada, você pode escolher se deseja incluir as partículas dentro ou fora do tronco da câmera:
- Dentro do tronco da câmera Todas as partículas dentro do tronco de visualização da câmera são selecionados para grupo de operação.
- Fora do tronco da câmera Todas as partículas fora do tronco de visualização da câmera são selecionados para grupo de operação.
- Precisão de subquadro
- Quando ativado, o operador calcula o momento de inserir ou sair do tronco da câmera com maior precisão. O momento preciso pode ser importante se o grupo de seleção de dados for utilizado pelo teste Grupo dividir.