Trabalho com o Workbench

O Animation Workbench é uma versão personalizada da Vista de trilha que você pode usar para corrigir e melhorar a animação bípede. Ele amplia a funcionalidade de editores de curva existente fornecendo diferentes opções para visualizar e manipular as curvas e fornece os filtros para executar rotação geral, posição e outras operações específicas do bípede.

Com o Workbench, é possível analisar as curvas para verificar condições de erro e aplicar filtros para os quadros-chave identificados ou filtrar trilhas do bípede selecionadas para aprimorar, em geral, o movimento de uma trilha sem erros.

Fluxo de trabalho do Workbench

Estas são as etapas gerais para seguir ao analisar e corrigir problemas em um bípede:

  1. Crie e reproduza sua animação. Observe visualmente qualquer coisa que seja exibida se você estiver certo ou errado.
  2. Com o bípede selecionado no viewport, abra o Workbench clicando no botão Workbench na implementação Aplicações do bípede, no painel Movimento.
  3. Selecione a parte do corpo do bípede que parece ter o problema. É possível selecioná-la no viewport ou na lista no painel Selecionar.

    Tenha em mente que alguns objetos do Bípede compartilham trilhas. Por exemplo, todos os objetos em uma perna ou um braço compartilham uma única trilha.

  4. No painel Analisar, escolha um analisador na lista suspensa. Defina as condições da análise e, em seguida, clique em Analisar. Quaisquer erros que o analisador encontrar serão exibidos em uma lista da parte inferior do painel Analisar. A vista Curva também indica a área de problema ao exibir uma barra vertical.
  5. No painel Solucionar, selecione os erros que você deseja corrigir. Selecione o filtro para a correção, ajuste seus parâmetros e, em seguida, clique em Corrigir selecionados. É possível selecionar os erros um de cada vez ou em qualquer combinação. Você pode classificar os erros por tempo ou parte do corpo, dependendo de qual tipo de correção seja necessário.

    Os erros são exibidos como linhas amarelas na Vista da curva

    Se os resultados não forem satisfatórios, tente alterar os parâmetros e corrigir novamente. Repita o processo até encontrar a combinação de parâmetros que corrigem o movimento. Ou tente outro fixador ou filtro (eles serão descritos mais adiante neste tópico).

Ferramentas do Animation Workbench

O Animation Workbench fornece três tipos de ferramentas para uso com animação bípede: analisadores, fixadores e filtros.

Analisadores

São utilizados para localizar as propriedades comuns em sua animação. Determinados analisadores examinam a forma de onda das suas trilhas de movimento e detectam a variação entre as curvas. Há dois detectores disponíveis para isso: Ruído e Raio. Também há analisadores para localizar e corrigir as condições de joelho, especificamente o balanço e a extensão.

Para obter mais informações, consulte Painel Analisar.

Fixadores

Os fixadores lidam com os problemas encontrados pelo analisador. Eles atuam executando uma operação especificada com base no resultado do analisador. Eles não alteram a animação inteira, apenas as áreas ao redor do problema.

Para obter mais informações, consulte Painel Corrigir.

Filtros

Os filtros são operações executadas nas trilhas especificadas de animação. Ao contrário dos fixadores, eles afetam todo o intervalo de tempo especificado, não apenas o resultado do analisador.

Os filtros Suavização de rotação, Desfoque de rotação, Aceleração de rotação, Suavização de posição, Desfoque de posição e Aceleração de posição são variáveis de um tipo de filtro. Todos eles compartilham os mesmos parâmetros: Largura e Amortecimento.

Para obter mais informações sobre estes tipos de filtro, consulte Painel de filtros.