Use essa opção para definir os parâmetros de norma de um tipo de membro. Existem duas formas de acessar essa opção:
O nome de um tipo de membro selecionado é especificado no campo Tipo de membro (qualquer nome de tipo de membro pode ser inserido neste campo). Os campos Flambagem (eixo Y) ou (eixo Z) determinam o comprimento de um membro para o plano apropriado.
Há duas formas para definir esse comprimento:
Se o valor 1,0 for inserido, isso permitirá garantir que o comprimento real será adotado para cada membro definido como Ly usando a categoria.
Os coeficientes dos comprimentos de flambagem dos membros em ambas as direções são definidos no campo Coeficiente do comprimento de flambagem. O comprimento real do membro (ou a soma dos comprimentos dos membros do componente) é inserido automaticamente.
O coeficiente do comprimento de flambagem depende das condições de suporte final dos nós dos membros no plano de flambagem. O comprimento de flambagem do membro é definido na caixa de diálogo Diagramas de flambagem. Acesse a caixa de diálogo clicando no ícone que representa um tipo selecionado do modelo de flambagem do membro. Isso inclui diagramas comuns do suporte do membro; quando um é selecionado, o valor do coeficiente será aceito ou calculado automaticamente.
Os ícones na caixa de diálogo são divididos em dois grupos:
A flambagem é considerada nos cálculos quando uma força de compressão aparece no membro, mesmo que seja insignificante em comparação com outras forças internas. Não será executada nenhuma análise separada para determinar se os efeitos de flambagem podem ser desconsiderados. Se você desejar eliminar os efeitos de flambagem dos cálculos, clique no último ícone. Se ele for selecionado, a flambagem será desconsiderada no processo de cálculo.
Os campos de seleção Curva de flambagem exigem que uma curva de flambagem seja incluída nos cálculos de colunas de compressão. Se a opção “automático” for selecionada, o programa escolherá automaticamente uma curva de flambagem apropriada de acordo com as diretrizes fornecidas na Tabela 6.1 do SE-A.
Se a opção Flambagem por flexo-torção de seções monossimétricas for selecionada, todas as seções monossimétricas serão verificadas no que diz respeito à possibilidade de perder a estabilidade global para flambagem por torção e flexo-torção, de acordo com as diretrizes fornecidas nas normas EC EN 1993-1-1 e EC EN 1993-1-3.
O campo Parâmetros de flambagem lateral fornece opções usadas durante a verificação da flambagem lateral do membro: tipo de flambagem lateral e coeficiente do comprimento de flambagem lateral. Ao clicar no ícone relevante, abre a caixa de diálogo para as definições dos parâmetros apropriados. A flambagem lateral será levada em conta nos cálculos se a opção Flambagem lateral for selecionada.
Os cálculos de flambagem lateral exigem que seja fornecida a distância entre as seções protegidas contra torção, o chamado comprimento de flambagem lateral para cada membro. É necessário distinguir entre dois comprimentos de flambagem lateral. Os flanges superior ou inferior podem ser fixados separadamente e a tensão de compressão pode ocorrer nos flanges superior ou inferior para diferentes casos de carga. Portanto, um valor do coeficiente fornece o comprimento do membro da base que deve ser multiplicado para obter o comprimento da flambagem lateral. O comprimento Iz é assumido como comprimento base. Insira o valor do coeficiente diretamente ou selecione o ícone que representa um caso de engaste típico para o qual o coeficiente será automaticamente escolhido.
Clique no botão Mais para abrir uma caixa de diálogo adicional para definir os parâmetros dos tipos de membros restantes fornecidos na norma, tais como: tipo de carga, parâmetros de seção etc.
A parte inferior da caixa de diálogo contém as seguintes opções:
Clique no botão Salvar para adicionar o tipo de membro do nome e dos parâmetros definidos à lista de tipos de membros de aço previamente definidos.