Ao abrir a caixa de diálogo Opções de cálculo e selecionar a guia Geral, aparece na tela uma caixa de diálogo tal como mostrado abaixo.
A caixa de diálogo acima é usada para definir as opções gerais de projeto de colunas:
- Capacidade de carga mínima (relativa) – Proporção de alteração de porcentagem (positiva ou negativa) da capacidade de carga mínima em relação às cargas necessárias. Se o valor for definido como 1,2, a capacidade de carga será aumentada em pelo menos 20%. Ao definir o valor em 1,0, o projeto da coluna será gerado em função de forças reais, sem aumentar a capacidade de carga. Um valor abaixo de 1,0, diminuirá a capacidade de carga.
- cobertura
- Armadura lateral – quando essa opção é selecionada, a cobertura é definida como uma distância entre a superfície da armadura lateral e a superfície de concreto externa.
- Armadura longitudinal – quando essa opção é selecionada, a cobertura é definida como uma distância entre a superfície da armadura longitudinal e a superfície de concreto externa.
- Eixo da armadura longitudinal – quando essa opção é selecionada, a cobertura é definida como uma distância entre a superfície do eixo da armadura longitudinal e a superfície de concreto externa.
Nota: O valor mínimo depende das classificações exigidas de incêndio e de exposição. Se a opção Pré-cota estiver ativa, o valor da cobertura será definido automaticamente de forma que os requisitos mínimos sejam atendidos e o valor não seja inferior ao valor definido pelo usuário. Quando o valor “c” é estabelecido, o valor da espessura da cobertura permanecerá o mesmo durante os cálculos.
Caso ocorra qualquer incompatibilidade com a classificação de exposição ou com a classificação de incêndio, o aviso apropriado será exibido na tela.
- c – espessura mínima da cobertura da armadura.
- Fixo – quando essa opção é selecionada, a espessura da cobertura permanecerá fixa durante o processo de cálculo.
- Coluna pré-moldada
- cálculo de deflexão (armadura, geometria, deflexão)
- avançado
- correção de fissura ao aumentar a área da armadura (refere-se a todas as normas, com exceção de ACI, BAEL e CSA)
Se a caixa de diálogo for aberta para as colunas de CA, também será incluída a opção de dobra unidirecional. Quando a opção Projeto – dobra unidirecional for ativada, uma coluna será projetada devido ao caso de dobra unidirecional, independentemente dos momentos definidos para a outra direção. Isso também se refere às opções de ignorar momentos não previstos, influência de finura (efeitos de segunda ordem) etc.
Além disso, a guia Geral para as colunas de CA contém a opção para selecionar o nível de otimização da armadura (alto, médio, baixo). Para o nível alto de otimização, o programa procura o maior número possível de soluções de distribuição de barras; enquanto para o nível baixo, procura o menor número possível. Isso significa que os cálculos com aplicação de nível alto de otimização levam mais tempo do que os cálculos com aplicação de nível mais baixo; no entanto, a armadura gerada será o resultado da verificação de um número maior de disposições de barras, de modo a identificar a opção ideal. Isso não significa necessariamente que a armadura gerada com nível baixo de otimização seja sempre menos ideal (e no caso do nível alto, mais ideal do que as outras opções), mas um número maior de disposições de barras verificadas permite encontrar soluções potencialmente melhores. Essa opção tem importância prática somente para barras com um número considerável de combinações (observe que a verificação de resistência precisa ser executada para cada disposição de barras e continua sucessivamente para cada combinação).
Consulte também: Procedimento de projeto de coluna de CA
No caso da caixa de diálogo Opções de cálculo exibida para as vigas de CA, o conteúdo da guia Geral depende de uma norma de CA selecionada. Para cada uma das normas, é possível determinar os seguintes parâmetros nesta caixa de diálogo:
- cotas de cobertura (as opções disponíveis são idênticas às das colunas de CA)
- c, fixo (as opções disponíveis são idênticas às das colunas de CA)
- valor limite de deflexões permitidas junto com a correção de deflexão permitida
- ativação da opção que permite projetar um elemento como pré-moldado (viga pré-moldada) – a opção que permite considerar nos cálculos que a viga é pré-moldada
- capacidade de carga mínima (relativa)
- critérios de otimização na caixa de diálogo aberta após pressionar o botão Otimização da geometria
- profundidade do suporte (opção para vigas pré-moldadas, usada para determinar a distância da face da viga para a face do suporte)
- parâmetros adicionais na caixa de diálogo aberta após pressionar o botão Avançado.
No caso da caixa de diálogo Opções de cálculo, aberta para sapatas contínuas, o conteúdo da guia Geral depende da norma de CA selecionada. Os seguintes parâmetros podem ser determinados nessa caixa de diálogo para cada norma:
- tamanho da cobertura (estão disponíveis as mesmas opções que as existentes para colunas de CA)
- c, fixo (estão disponíveis as mesmas opções que as existentes para colunas de CA)
- capacidade de carga mínima (relativa)
- critérios de otimização na caixa de diálogo aberta após pressionar o botão Otimização da geometria
- parâmetros adicionais na caixa de diálogo aberta após pressionar o botão Avançado
- consideração do cisalhamento longitudinal que exige a definição da relação mínima da capacidade de cisalhamento para cargas.
A caixa de diálogo Opções de cálculo (vigas ou sapatas contínuas) pode conter diferentes opções, dependendo da norma selecionada para o projeto de elementos da estrutura de CA: