Para animar seu personagem de forma livre, você precisa saber como selecionar a peça do corpo que deseja animar, bem como o tipo de movimento a ser feito com a parte designada.3ds Max e Biped fornecem diferentes métodos para selecionar e mover estes trajetos de animação. Muitos deles envolvem o uso do 3ds Max em Track View, um poderoso ambiente para visualizar e gerenciar a geometria e os dados do movimento da cena.
Para cada parte biped atribuída, os dados de movimento se tornam visíveis em Track View na barra track. Uma vez que você tenha selecionado o objeto biped usando um dos métodos descritos abaixo, você poderá visualizar os dados de movimento associados na barra na ramificação Transformar para aquele objeto em Track View.
Biped permite expandir e retraír determinadas animações para lhe dar mais controle sobre o movimento do personagem ao definir os keyframes. Por exemplo, trajetos para partes do corpo localizadas nos braços podem ser animados utilizando 5 trajetos separados para máximo controle.
Também é possível retirá-los e utilizar uma única tecla para manusear o braço inteiro. Trajetos podem ser expandidos ou retraídos dessa forma com as seguintes partes: braços, pernas, rabo de cavelo, pescoço, cauda ou coluna vertebral.
No 3ds Max, é possível exibir o movimento de dados como curvas funcionais Você pode visualizar e manipular as curvas funcionais em Track View - Curve Editor utilizando o Workbench. O Workbench fornece ferramentas especializadas para analisar e corrigir os problemas encontrados no movimento de curvas.
Para acelerar a seleção, também é possível utilizar a Seleção de Trajeto. Estes botões permitem selecionar rapidamente Track View exibida de movimento para os deslocamentos horizontais e verticais do centro biped de massa, bem como a seleção de membros opostos ou simétricos. Biped é único no que tange a forma que separa os trajetos para o centro de massa em três trajetos (cada um para vertical, horizontal e rotação).
O centro de massa possue três diferentes Track View exibidas de animação, duas para movimento e um para a rotação. Estes trajetos podem ser selecionados em Seleção de Rastreamento:
Você pode navegar e selecionar trajetos para um determinado objeto utilizando a caixa de texto próximo ao Objeto Selecionado Ampliado em Track View. Digite o nome do objeto na caixa de texto, utilize caracteres wildcard de acordo com a necessidade, e a seguir pressione Enter.
É possível navegar para um determinado objeto simplesmente atravessando a hierarquia Bíiped na janela Track View Hierarchy
Observe que os objetos infantis da hierarquia estão listados abaixo da dos pais. Talvez você precisa abrir vários objetos de pais antes de conseguir um infantil. Os tracks de bipeds são agrupadas da seguinte forma:
Cada um destes podem ser vistos em Track View, Barra de Trajeto Expandida e Workbench.
Observe que as mãos e dedos são agrupados com os braços, enquanto que os dedos da mãos e dos pés são agrupados com as pernas.
As teclas de tradução do corpo são separados em Track View exibida vertical e horizontal.
Para acessar o Track View, execute um dos procedimentos a seguir:
A lista de hierarquia exibe automaticamente o trajeto do objeto biped selecionado.
Para selecionar a partir da tela:
A hierarquia da janela Track View reposiciona para exibir o objeto selecionado na parte superior da janela de exibição. Listada abaixo do nome do objeto se encontra a animação, ou se desejar, transforme o trajeto para este objeto caso já exista algum para o movimento atual.
Para exibir a track do footstep: