Em geral, a interface Slate é mais versátil quando você está criando materiais, e a interface Compacta é mais conveniente quando é necessário apenas aplicar materiais já criados.
A interface Slate é uma interface gráfica com vários elementos. Os mais importantes são o Navegador de materiais/mapas, em que é possível procurar materiais, mapas, material de base e tipos de mapas; a Vista ativa, na qual você pode combinar materiais e mapas e o Editor de parâmetros, no qual é possível alterar as configurações de material e mapa.
1. Barra de menu
2. Barra de ferramentas
3. Navegador de materiais/mapas
4. Status
5. Vista ativa
6. Navegação de vista
7. Editor de parâmetros
8. Navigator
Os principais elementos visuais dessa interface estão onde você executa a maior parte do seu trabalho:
Esse painel mostra o Navegador de materiais/mapas. Para editar um material, arraste-o do painel Navegador de materiais/mapas para a Vista. Para criar um novo material ou mapa, arraste-o do grupo de Materiais ou do grupo de Mapas. Também é possível clicar duas vezes em uma entrada do Navegador de materiais/mapas para adicionar esse material ou mapa à Vista ativa.
Na Vista ativa, você constrói árvores de materiais, ligando mapas ou controladores a componentes de materiais.
Você pode criar várias Vistas para os materiais da sua cena e escolher a Vista ativa entre eles.
O Editor de parâmetros é o local de ajuste das configurações detalhadas para mapas e materiais.
Você pode flutuar nas janelas do Editor de material slate, com exceção da Vista.
Para que uma janela flutue, arraste sua barra de título, afastando-a do seu local padrão, ou clique duas vezes na barra, arraste-a e solte-a na posição desejada.
Para que uma janela flutuante se encaixe no local padrão, clique duas vezes na barra de título da janela.