Limites do eixo da ferramenta - estratégia

Limites do Eixo da Ferramenta controla limitações angulares da máquina ferramenta, que portanto limitam o ângulo segundo o qual a ferramenta pode ser posicionada ao cortar um percurso multi-eixo.

Essa página contém o seguinte:

Modo — Define o que acontece com o percurso quando um dos limites angulares é alcançado. Os resultados de ambas as opções podem ser visualizados em Limitando um percurso utilizando limites do eixo da ferramenta.

Usar máquina ferramenta quando possível — Desfaça a seleção dessa opção para calcular manualmente os limites de eixo ferramenta. Esta opção está selecionada por padrão.

Orientação — Selecione uma opção na lista para definir o quadro de referência para o eixo ferramenta:

Plano de trabalho —Define o plano de trabalho no qual os limites angulares são medidos. Por padrão, o plano de trabalho ativo é utilizado. Se nenhum plano de trabalho for especificado, então o sistema de coordenadas global é utilizado. Os resultados de ambas as opções podem ser visualizados em Utilizando um Plano de Trabalho de Fixação para especificar limites de percurso. Essa opção somente está disponível se Orientação for Manual.

Limites de Ângulo —Define os limites angulares da máquina ferramenta.

Ângulo de Azimute—Define os limites angulares da máquina ferramenta no plano XY. 0 é ao longo do eixo X; 90 é ao longo do eixo Y.

Ângulo de Elevação — Define os limites angulares da máquina ferramenta acima do plano XY. 0 está no plano XY; 90 é ao longo do eixo Z.

Limite de eixo A — Selecione essa opção para aplicar limites ao primeiro eixo rotativo da máquina ferramenta. Insira valores Mín e Máx para definir os limites.

Limite de eixo B — Selecione essa opção para aplicar limites ao segundo eixo rotativo da máquina ferramenta. Insira valores Mín e Máx para definir os limites.

Os campos de limite eixo A e eixo B são nomeados com referência ao endereço de eixo rotativo da máquina ferramenta. Por exemplo, se a sua máquina ferramenta apresentar eixos rotativos A e C, o diálogo exibe Limite de eixo A e Limite de eixo C. Os eixos rotativos precisam ser ortogonais. Essas opções somente estão disponíveis se Orientação estiver configurada como Configuração de eixo rotativo.

Ângulo de Amortecimento — O ângulo longe dos limites em que amortecimento (diminuição de velocidade) começa a ocorrer. Se o eixo estiver mais distante dos limites que este ângulo, permanecerá então inalterado. Se estiver mais próximo, será então gradualmente empurrado para longe desses limites. Dessa forma, se o eixo estiver se movendo rapidamente na direção desses limites, irá então desacelerar gradualmente, começando quando entrar neste ângulo a partir dos limites. A vantagem em utilizar o ângulo de amortecimento é que uma mudança repentina na direção da velocidade do eixo pode causar marcas na peça. Utilizar um ângulo de amortecimento evita essas marcas.

Projetar para Plano — É o mesmo que configurar o ângulo de elevação como zero. Como o ângulo de elevação é fixo, isso geralmente produz um percurso 4-eixos. Se o eixo Z do plano de trabalho utilizado para configuração de eixo rotativo não estiver alinhado com um eixo rotativo da máquina ferramenta, um percurso 5-eixos pode ser criado.

Exibir Limites — Selecione essa opção para exibir uma ilustração da porção usinável.

Por exemplo:

A porção da esfera (ou cone com um topo esférico) tem como centro a origem do plano de trabalho ativo. Caso não exista plano de trabalho ativo, é posicionada na origem do sistema de coordenadas global. A origem é representada por uma pequena esfera. Este gráfico é exibido em tamanho arbitrário, e se você aproximar ou afastar e então atualizar a vista, o tamanho do gráfico é alterado. Isso é para assegurar que esteja visível qualquer que seja o fator de zoom.

Translucidez (Porcentagem) —Se Traçar Limites estiver selecionado, você pode inserir nesse campo a porcentagem de transparência dos limites do eixo da ferramenta desenhados na tela.

Para maiores informações, consulte Limitando um percurso utilizando limites do eixo da ferramenta, Utilizando um plano de trabalho de fixação para especificar limites de percurso, ou Definindo limites para uma máquina multi-eixos.