Utilize a estratégia Acabamento de Lâmina Única para criar percursos para usinar aerofólios de lâmina única.
Para exibir a página da estratégia Acabamento de Lâmina Única, selecione Acabamento de Lâmina Única na página Turbina do diálogo Seletor de Estratégia. A página apresenta as seguintes opções:
Definição de curva especifica as curvas que cercam a área você deseja usinar e adiciona as propriedades de usinagem a essas curvas. O padrão precisa conter dois ou mais segmentos de curva.
Criar padrão — Clique para criar um novo padrão vazio. Você pode então selecionar curvas em arame e adicioná-las ao padrão vazio utilizando o botão Capturar curvas
.
Padrão selecionado — Selecione um padrão na lista. Se nenhum padrão estiver em exibição, ou
estiver selecionado, então nenhum padrão é selecionado. A lista exibe todos os padrões disponíveis.
Editor de Curva — Clique para exibir o Editor de Curva para o padrão selecionado. Se nenhum padrão for selecionado, o PowerMill cria um novo padrão. Utilize o Editor de Curva para criar seções planas que são utilizadas para definir percursos de acabamento de lâmina única.
Selecionar padrão por clique — Clique para selecionar um padrão clicando na janela gráfica em vez de por nome na lista Selecionar padrão.
Clicar em exibe a guia Selecionar Entidade. Selecione um padrão na janela gráfica para fechar a guia Selecionar Entidade e exibir o padrão no campo Padrão Selecionado.
Capturar curvas — Clique para copiar as curvas selecionadas para o padrão. Utilize essa opção caso deseje selecionar curvas em arames.
Isso proporciona uma maneira rápida e poderosa de extrair geometria de curva de um modelo em superfície e copiar para o padrão/fronteira ativa. Você pode inserir:
Selecionar curvas — Exibe a guia Curva de Lâmina Única. Isso permite realizar alterações ou configurar a definição de curva.
Status — Exibe informações sobre o padrão selecionado:
Minimizar Movimento de Eixo — Selecione para seguir a normal da superfície com menos precisão em porções curvadas do modelo. Isso cria um movimento de máquina mas suave e mais rápido. A ferramenta de corte rola em torno das porções curvadas da lâmina, por exemplo, o bordo de fuga e o bordo de ataque. Selecione essa opção para percursos de desbaste ou semi-acabamento onde o tempo de ciclo é mais importante que o acabamento de superfície.
Espiral — Selecione para permitir que o percurso execute espiral em torno do aerofólio. Percursos em espiral são tipicamente mais eficientes que percursos não-espiral pois não contêm movimentos de entrada ou saída. Percursos em espiral também evitam que a ferramenta de corte sofra carga repentina conforme acessa e deixa o material. Isso cria um acabamento de superfície consistente e aumenta a vida útil da ferramenta.
Percurso com Espiral selecionado:
Percurso sem Espiral selecionado:
Direção de corte — Selecione um estilo de fresamento:
Tolerância— Opções para especificar a precisão com que o percurso segue o contorno do modelo.
Por exemplo, esse aerofólio apresenta um defeito com 0.25 mm de profundidade:
Se Tolerância de defeito do modelo estiver configurada como 0.01 mm (padrão), o PowerMill cria um percurso onde a ponta da ferramenta rola para o defeito. O eixo ferramenta oscila, o que resulta numa movimento de máquina inaceitável:
Se você inserir uma Tolerância de defeito do modelo maior que o tamanho do defeito (por exemplo, 0.5 mm), o PowerMill ignora o defeito e cria um percurso suave:
Tolerância — Insira um valor para determinar com que precisão o percurso segue o contorno do modelo.
Sobremetal — Insira a quantidade de material a ser deixado na peça.
Sobremetal do componente — Clique para exibir o diálogo Sobremetal do componente , que permite especificar os sobremetais das diferentes superfícies.
Passo lateral — Insira a distância entre passos sucessivos de usinagem.