É possível personalizar o layout da viewport, sua renderização, seu desempenho de exibição, bem como a maneira como os objetos são exibidos, alterando as definições de configuração gerais.
Quando várias viewports são visíveis, uma viewport, marcada com uma borda realçada, está sempre ativa. Aqui é onde os comandos e outras ações funcionam. Por exemplo, pressione Alt+W para alternar entre maximizar a viewport ativa e visualização de todas as viewports.
Somente uma viewport por vez pode estar ativa. Outras viewports são apenas para observação; a não ser que sejam desativadas, elas rastreiam simultaneamente as ações executadas na viewport ativa. Quando Auto Key ou Set Key estiver ativada, a borda da viewport altera para vermelho.
Em geral, uma viewport se torna ativa quando se trabalha nela. É possível mover um objeto em uma viewport e, a seguir, arrastar o mesmo objeto em outro viewport para continuar o movimento. Para ativar uma viewport sem alterar a seleção, clique com o botão direito do mouse. Se clicar com o botão esquerdo do mouse em uma viewport, ela é ativada e o que for clicado é selecionado, ou se for clicado em uma área vazia, a seleção é desfeita. É possível restaurar as seleções anteriores com Desfazer (Ctrl+Z).
Quando um layout de várias viewports estiver ativo e uma viewport estiver maximizada (alternar com Alt+W), é possível alternar para outras viewports no layout ao pressionar e manter pressionada a tecla Windows (às vezes, chamada "Iniciar") e depois pressionar e liberar a tecla Shift. Isto abre uma interface de sobreposição para alternar para outra viewport:
Interface de sobreposição para alterar a viewport maximizada
Neste ponto, a próxima viewport disponível é realçada. É possível alterar o realce ao pressionar a tecla Shift repetidamente; soltar a tecla a qualquer momento maximiza a viewport destacada. Por outro lado, selecione a viewport e clique com o botão do mouse.
É possível redimensionar as quatro viewports para que sejam de diferentes proporções. Para fazer isso, arraste a interseção de duas, três ou quatro viewports nas barras divisórias. Para voltar ao layout original, clique com o botão direito em uma interseção das linhas de divisão e selecione Redefinir Layout a partir do menu do clique direito.
As novas proporções da viewport são salvas na cena. No entanto, alterar o layout da viewport sempre a redefine.
O eixo ortogonal de espaço universal de três cores é visível no canto interior esquerdo de cada viewport. As cores correspondem aos três eixos do espaço mundial: Vermelho = X, verde = Y e azul = Z. Os eixos são legendados nas mesmas cores. O sistema de eixos ortogonais sempre faz referência ao espaço mundial, independentemente do sistema de coordenadas de referência.
O eixo ortogonal do espaço universal está ativado por padrão. Para desativar este recurso, consulte “Para desativar o eixo ortogonal do espaço universal em todas as viewports” no procedimento a seguir.
Quando estiver trabalhando com objetos em uma viewport e parar o cursor sobre qualquer objeto não selecionado, aparece uma dica de ferramenta com o nome do objeto. Se for preciso selecionar algo ou relacionar a algo, aguarde até ver a dica de ferramentas para ter certeza de que selecionou o objeto que deseja. Estas dicas de ferramentas são desativadas quando se trabalha em modo de subobjeto.
Dicas de ferramentas estão ativadas por padrão. Para desativar este recurso, consulte Para desativar as dicas de ferramentas de nome de objeto, abaixo. Para obter mais informações, consulte Navegação no viewport e A Janela 3 ds Max.
Para ativar uma viewport, execute um dos procedimentos a seguir:
Se clicar em um objeto na viewport, ele é selecionado. Se clicar em um espaço onde não há objetos, os objetos selecionados são desativados.
Clicar com o botão direito do mouse ativa uma viewport sem alterar a seleção de objetos. (Também é possível fazê-lo clicando com o botão esquerdo na etiqueta de viewport).
Para alternar entre viewports única e múltiplas, execute um dos procedimentos a seguir:
Para alterar as viewports quando uma estiver maximizada:
Isto abre a interface de alteração da viewport.
De forma alternativa, clique na viewport.
Para redimensionar as viewports:
Se não arrastar um canto, é possível mover as bordas na horizontal ou na vertical.
Para alterar o número de viewports e sua organização:
Para desativar o eixo ortogonal do espaço real em todas as viewports:
Para desativar as dicas de ferramentas de nome de objeto: