Sobre os filtros com base em regras

Crie filtros para identificar elementos com base em categorias e valores de parâmetros. Aplique esses filtros às vistas para alterar a visibilidade ou a exibição gráfica dos elementos.

Vídeo: Criar um filtro de vista com base em regras

Por exemplo, se você precisar alterar a cor e o estilo de linha das paredes com proteção contra incêndio por 2 horas em uma vista, faça o seguinte:

  1. Crie um filtro para selecionar todas as paredes na vista que têm o valor de 2 horas para o parâmetro Classificação de incêndio.
  2. Aplique o filtro à vista e defina as configurações de visibilidade e de exibição gráfica (como estilo de linha e cor).

Como resultado, todas as paredes que atendem aos critérios de filtro são exibidas na vista com as configurações de visibilidade e de gráficos especificadas (assumindo que não serão substituídas por nenhuma outra configuração; consulte Hierarquia de substituição da visibilidade do elemento).

Regras e conjuntos de regras

Um filtro com base em regras contém um ou mais conjuntos de regras . Cada conjunto de regras contém uma ou mais regras e/ou conjuntos de regras aninhados.

Não há limite para o número de regras e conjuntos de regras que você pode definir.

Cada conjunto de regras usa a condição E ou a condição OU:

Planeje as regras de filtro com cuidado usando as condições E e OU e o aninhamento para assegurar que você tenha o resultado desejado. Consulte Exemplos de filtros com base em regras.

Dica: Crie um modelo de amostra que contenha elementos com as categorias que deseja usar no filtro. Experimente criar filtros com regras e aplicar os filtros às vistas até obter o resultado desejado. Em seguida, use Transferir normas do projeto para transferir os filtros para o projeto.

Categorias e parâmetros

Ao criar um filtro, selecione primeiro uma ou mais categorias. Em seguida, você pode criar conjuntos de regras. Para cada regra em um conjunto de regras, especifique um parâmetro, um operador e um valor.

Os parâmetros disponíveis para a criação de regras dependem das categorias selecionadas para o filtro. Antes de criar um filtro, considere cuidadosamente o que você está tentando fazer e como pode obter a melhor forma de identificar esses elementos. Determine a categoria a ser usada no filtro.

Por exemplo, para criar um filtro que identifica portas classificadas para a proteção contra incêndio por 2 horas, selecione a categoria Portas. Para criar um filtro que identifique portas e paredes classificadas para a proteção contra incêndio por 2 horas, selecione as categorias Portas e Paredes.

Quando você seleciona múltiplas categorias para um filtro, é preciso especificar a categoria de cada regra para poder selecionar o parâmetro a ser usado para a regra.

Os parâmetros podem incluir qualquer um dos seguintes:

É possível usar um parâmetro global como um valor para uma regra. Nesse caso, use o operador “está associado a” ou “não está associado a”.

Se os worksets estiverem ativados, o parâmetro Workset também estará disponível.

Operadores e valores

Quando você cria uma regra, os operadores disponíveis dependem do tipo de parâmetro. Para obter uma lista de operadores, consulte Caixa de diálogo Filtros.

Ao inserir um valor para a regra, você pode fazer o seguinte:

Se desejar selecionar vários valores para um parâmetro, adicione uma regra para cada valor. Aninhe essas regras em um conjunto de regras com uma condição OU.

Quando você usa um parâmetro compartilhado em uma regra, é possível usar o operador “o parâmetro existe” e omitir um valor.