Exemplos de filtros com base em regras

Estude estes exemplos para saber como criar filtros com base em regras para aplicar às vistas.

É possível criar várias regras e vários conjuntos de regras. É possível aninhar os conjuntos de regras.

Não há limite para o número de regras e conjuntos de regras que você pode definir. Planeje as regras de filtro com cuidado usando as condições E e OU e o aninhamento para assegurar que você tenha o resultado desejado.

Dica: Crie um modelo de amostra que contenha elementos com as categorias que deseja usar no filtro. Experimente criar filtros com regras e aplicar os filtros às vistas até obter o resultado desejado. Em seguida, use Transferir normas do projeto para transferir os filtros para o projeto.

Condição E simples

Quando um conjunto de regras usa a condição E, todas as suas regras e conjuntos de regras aninhados devem ser verdadeiros.

Considere o exemplo a seguir:

Condição OU simples

Quando um conjunto de regras usa a condição OU, uma ou mais das suas regras ou conjuntos de regras aninhados devem ser verdadeiros.

Se desejar selecionar vários valores para um parâmetro, adicione uma regra para cada valor. Aninhe essas regras em um conjunto de regras com uma condição OU.

Considere o exemplo a seguir:

Conjuntos de regras aninhados

Quando as regras de filtro incluírem conjuntos de regras aninhados, use as condições E e OU com cuidado, na ordem correta e com o aninhamento apropriado.

Para alguns dos resultados, você deve utilizar E com uma condição OU aninhada. Para outros resultados, você deve usar OU com uma condição E aninhada. Os resultados podem variar muito; portanto, você deve ter cuidado e usar as regras de filtro adequadas para alcançar seus objetivos.

Objetivo: você deseja identificar todas as paredes de cisalhamento no modelo que são feitas de concreto e que têm uma classificação de proteção contra incêndio de 2 horas.

Em seu modelo, os nomes dos tipos de parede podem conter as palavras “concreto” ou “CMU”, ou o material é indicado usando o parâmetro Material estrutural.

OU com um E aninhado – não alcança o objetivo

Se você criar o seguinte filtro, usando um conjunto de regras E aninhado em um conjunto de regras OU, não alcançará o objetivo.

  • Para a categoria Paredes, esse filtro reflete a seguinte fórmula:

    Nome do tipo contém “concreto”

    OU Nome do tipo contém “CMU”

    OU Material estrutural = “Unidades de alvenaria de concreto”

    OU Material estrutural = “Concreto cinza moldado no local”

    OU (Uso estrutural = “Cisalhamento” E Classificação de incêndio = “2h”)

  • Esse filtro não obtém o resultado desejado. Ele identifica as paredes que são de concreto OU as paredes feitas de qualquer material que seja cisalhamento e tenha uma classificação de proteção contra incêndio de 2 horas.

E com um OU aninhado – alcança o objetivo

Nesse caso, para identificar todas as paredes de cisalhamento no modelo que são feitas de concreto e que têm uma classificação de proteção contra incêndio de 2 horas, você deve começar com o conjunto de regras E e aninhar um conjunto de regras OU no conjunto, como mostrado a seguir:

  • Para a categoria Paredes, este filtro reflete a seguinte fórmula:

    Uso estrutural = “Cisalhamento”

    E Classificação de incêndio = “2h”

    E (Nome do tipo contém “concreto” OU Nome do tipo contém “CMU” OU Material estrutural = “Unidades de alvenaria de concreto” OU Material estrutural = “Concreto cinza moldado no local”)

Esses exemplos demonstram por que é importante pensar cuidadosamente sobre o que você está tentando fazer e por que é tão importante planejar os filtros e testá-los com cuidado.