Utilize a tabela de tipos de fiações para especificar os tipos de fio que podem ser utilizados em seu projeto.
É possível adicionar ou remover tipos de fio, conforme necessário. Vários tipos de fio podem ser especificados para um projeto. A primeira entrada especificado na caixa de diálogo Tabela de tipos de fios é o tipo de fio padrão utilizado para circuitos criados no projeto. Este deve ser o tipo de fio utilizado para a maioria das fiações em um projeto. É possível selecionar um outro tipo de fio para um circuito em sua paleta Propriedades.
Os campos na tabela de tipos de fio são os seguintes:
- Nome - é uma seqüência definida pelo usuário que identifica um determinado tipo de fio.
- Material - cobre, alumínio ou um material específico do projeto, conforme definido na caixa de diálogo Novo Material.
- Classificação de temperatura - 30C, 60C ou 95C, ou uma classificação de temperatura específica do projeto, conforme definido na caixa de diálogo Nova temperatura.
- Isolamento - dependendo do material selecionado, diversos tipos de isolamento podem ser especificados, incluindo um isolamento específico do projeto, como definido na caixa de diálogo Novo isolamento.
- Tamanho máximo - é o tamanho máximo de condutor a ser utilizado ao dimensionar fios deste tipo de 14 a 2000 MCM (mil milipolegadas circulares). Este parâmetro permite controlar quando os fios começam a ser dimensionados em trechos paralelos, em vez de simplesmente aumentar o tamanho do fio até que 2000 MCM seja alcançado.
- Multiplicador neutro - usando este campo, em combinação com os próximos dois campos, você pode especificar como o condutor neutro de um sistema será dimensionado. O valor especificado aqui é utilizado para aumentar ou diminuir o tamanho calculado do condutor neutro com base em um multiplicador do tamanho do condutor. Similar à forma como os condutores terra são superdimensionados para situações de queda de voltagem, o condutor neutro pode ser dimensionado para ser maior do que o tamanho calculado.
O multiplicador neutro é aplicado ao condutor neutro com base na área da seção transversal, em vez de ampacidade. Ele se destina a controlar o aumento de corrente que resulta de cargas harmônicas. Cargas harmônicas são causadas ao alternar as alimentações de potência encontradas em muitos tipos de equipamentos eletrônicos. Estas alimentações alternadas de potência criam distorção harmônica na forma de onda da corrente e fazem com que a corrente flua em um valor maior do que seria esperado em um sistema elétrico.
O multiplicador neutro é aplicado depois que o tamanho neutro é calculado ao dimensionar da mesma forma que os condutores quentes ou de acordo com corrente não balanceada.
- Neutro necessário - se selecionado, todos os trechos de fiação utilizando este tipo de fio devem incluir um neutro, mesmo no caso de uma carga balanceada de 3 fases, onde um neutro pode não ser necessário pela carga em si. Se não for selecionado, um neutro será omitido para cargas balanceadas e será incluído para cargas não balanceadas.
- Tamanho do neutro - neste campo, é possível especificar se o neutro é ajustado ao tamanho da fase (a linha de base para o tamanho do neutro será a mesma que a de fase) ou por Corrente não balanceada (o neutro será dimensionado com base na quantidade de corrente que flui no neutro).
- Tipo de conduíte - o material do conduíte afeta a impedância do fio e determina que parte da tabela de impedância do fio é utilizada para cálculos de queda de voltagem. Clique no valor e, a seguir, selecione Aço ou Não magnético.