Implementação ID de material do Modificador de array

A implementação ID de material do modificador de Array permite controlar como as IDs de material são aplicadas aos clones no array selecionado. Um Material de vários objetos/subobjeto deve ser atribuído ao seu array, e os submateriais devem ser atribuídos para aproveitar os parâmetros nessa implementação.
Nota: Por padrão, os parâmetros Para e De são definidos como 1, o que resulta em ausência de modificação no ID de material existente do clone. Se os valores Até e De contiverem uma faixa de IDs, cada clone será atribuído aleatoriamente a um dos IDs dentro dessa faixa. Quaisquer valores de ID além do valor de Até permanecerão inalterados.

Interface

Método de ID de material
Permite controlar como as IDs de material são atribuídas aos clones no array selecionado.
Um material de Vários objetos/subobjetos é atribuído ao array usado nos exemplos a seguir. Cinco submateriais recebem cores sólidas:

Os objetos a seguir podem ser selecionados:

Aleatório:
Os IDs de material são atribuídos aos clones aleatoriamente, com base em uma orientação selecionada:
  • X: no exemplo a seguir, os IDs um, cinco e quatro (1 - azul, 5 - laranja, 4 - vermelho) aparecem aleatoriamente ao longo do eixo X
  • Y: no exemplo a seguir, os IDs um, cinco e quatro (1 - azul, 5 - laranja, 4 - vermelho) aparecem aleatoriamente ao longo do eixo Y
  • Z: no exemplo a seguir, somente uma ID aparece (1 - azul), pois há um único clone ao longo do eixo Z
  • ID: no exemplo a seguir, CloneIDs são usados para atribuição de ID de material. Quando N vezes é aumentado, o ID de material é repetido.
Ordenado
Os IDs de material são atribuídos aos clones em ordem sequencial, com base em uma orientação selecionada:
  • X: No exemplo a seguir, os IDs de um a cinco (1 - azul, 2 - roxo, 3 - rosa, 4 - vermelho, 5 - laranja) aparecem em ordem sequencial ao longo do eixo X
  • Y: No exemplo a seguir, os IDs de um a cinco (1 - azul, 2 - roxo, 3 - rosa, 4 - vermelho, 5 - laranja) aparecem em ordem sequencial ao longo do eixo Y
  • Z: No exemplo a seguir, somente um ID aparece (1 - azul), pois há um único clone ao longo do eixo Z.
  • ID: no exemplo a seguir, CloneIDs são usados para atribuição de ID de material. Quando N vezes é aumentado, o ID de material é repetido no clone adjacente.
Primeiro meio último
Os IDs de material são atribuídos aos primeiro e último clones; as atribuições de ID de material restantes são aleatórias. Os resultados mudam com base na orientação selecionada:
  • X: no exemplo a seguir, o Primeiro clone (1) tem o ID de material atribuído um (azul) e o Último (5) tem o ID de material atribuído cinco (laranja). Outros clones nessas linhas ao longo do eixo X também recebem o mesmo ID de material.
  • Y: No exemplo a seguir, o Primeiro clone (1) tem o ID de material atribuído um (azul) e o Último (5) tem o ID de material atribuído cinco (laranja). Outros clones nessas linhas ao longo do eixo Y também recebem o mesmo ID de material.
  • Z: no exemplo a seguir, o parâmetro Contagem Z foi ajustado, tornando a altura do eixo correspondente a cinco clones. O Primeiro clone (1) tem o ID de material atribuído um (azul), e o Último (5) tem o ID de material atribuído cinco (laranja). Outros clones nessas linhas ao longo do eixo Z também recebem o mesmo ID de material.
  • ID: no exemplo a seguir, o Primeiro clone (1) tem o ID de material atribuído um (azul), e o Último (5) tem o ID de material atribuído cinco. Os CloneIDs dos clones restantes são usados para a atribuição de ID de material.
Primeiro
Esse parâmetro só está disponível quando o método Primeiro meio último está selecionado.
Define o ID de material para o primeiro clone no array.
From
Define um valor mínimo de ID que é aplicado aleatoriamente aos clones.
Nota: O parâmetro From deve ser definido com um valor de 1 ou superior para exibir os resultados esperados.
To
Define um valor máximo de ID aplicado aleatoriamente aos clones.
Último
Este parâmetro só está disponível quando o método Primeiro meio último está selecionado.
Define o ID de material para o último clone no array.
N vezes

Só está disponível quando o método Aleatório ou Ordenado é selecionado e a orientação é definida como ID.

Especifica o número de vezes que cada ID de material é repetido no array.

Fase
Percorre os IDs de material atribuídos.
O exemplo a seguir mostra como os clones percorrem IDs de material de um a cinco, conforme o ajuste do parâmetro Fase:
A animação do parâmetro Fase pode criar efeitos interessantes, como ilustrado por este marcador. Neste exemplo, o material de Multiobjeto/subobjeto atribuído a este array tem dois IDs de material diferentes para o filamento de lâmpada: ativado e desativado. Conforme o valor do parâmetro Fase muda, o material no filamento passa de um clone para o próximo. Quando o parâmetro Fase é animado, o resultado é um marcador com brilho.
Semente
Define uma semente de número aleatório para o valor de ID de material.
Randomização de sementes
Clique em para randomizar o valor de semente.

Tópicos relacionados