É possível desenhar a rota de um veículo sobre a estrutura para um caso de carga móvel.
Uma carga móvel é definida selecionando um veículo e determinando sua rota sobre a estrutura. O veículo é tratado como um conjunto de forças com uma direção, tamanho e posição definidos. Em cada etapa, o veículo é movido de uma posição para outra; o conjunto de forças aplicado aos elementos da estrutura é criado para cada posição. Portanto, o caso de carga móvel é tratado como um conjunto de vários casos de carga estática (caso de carga sucessiva para a próxima posição do veículo).
Para um caso de carga móvel, é possível desenhar a rota do veículo sobre a estrutura. Além disso, é possível exibir as cargas originadas no veículo e exibir os valores resultantes, separadamente para cada posição do veículo ou para toda a sequência de posições (animação da carga móvel e dos valores resultantes).
Os resultados obtidos para o caso de carga móvel podem ser apresentados de duas maneiras. O primeiro método consiste em exibir os resultados de um caso estático para uma posição de carga móvel selecionada. É possível mover a carga passo a passo ou aproveitar a animação do veículo e os resultados da carga móvel. O segundo método consiste em exibir as alterações do valor de uma quantidade selecionada em um ponto selecionado, devido ao movimento da carga sobre a estrutura, ou seja, a exibição das linhas de influência para uma quantidade selecionada.
Exemplo de uma linha de influência
É possível dividir a linha de influência em duas seções:
A parte superior da tabela da análise de carga móvel especifica um valor da integral para os diagramas exibidos na vista. Os valores dos seguintes integrais são fornecidos:
Lembre-se de que um valor inteiro depende da unidade de comprimento selecionada, porque o valor inteiro é expresso na unidade como um produto da unidade da quantidade no diagrama e da unidade do comprimento da rota.
Primeira coluna – O número da barra (elemento) para a qual a linha de influência é criada, a posição do ponto na barra (elemento), o nome do caso de carga móvel, a posição da carga móvel e a posição da carga móvel para suas posições sucessivas sobre a estrutura.
Duas ou três colunas (dependendo do tipo de estrutura) – Coordenadas da posição do veículo no sistema de coordenadas global.
Colunas adicionais – Os valores das quantidades selecionadas para as quais a linha de influência é criada.