Liberações lineares

Essa opção define as liberações lineares em estruturas de placa-casca. A opção de grau de liberdade liberado para elementos finitos planos define conexões rotuladas entre painéis de placas e cascas. Abra a caixa de diálogo Liberações lineares através de um dos seguintes métodos:

As liberações lineares podem ser definidas em:

As liberações podem ser definidas em elementos de painéis ou de paredes selecionadas de objetos que foram gerados durante as operações de edição.

As liberações entre elementos finitos planos usam elementos finitos adicionais de um novo tipo DSC (descontinuidade). Esses são elementos lineares de 2 ou 3 nós que implementam a descontinuidade com rigidez especificada em uma malha de elementos finitos planos. Os elementos desse tipo definem liberações unilaterais ou liberações com elasticidade especificada.

Se as liberações lineares entre painéis tiverem sido definidas em uma estrutura, os resultados na tabela de resultados para elementos finitos (pertencentes aos painéis nos quais uma liberação é definida) serão exibidos para os pontos de cálculo. Os pontos de cálculo são os nós gerados usando o algoritmo DSC, que é a base para calcular estruturas com liberações lineares.

Para exibir os números dos pontos de cálculo, selecione a opção Números de pontos de cálculo na caixa de diálogo Exibir (opção Vista > Exibir), na guia Nós.

No Robot, é recomendado usar elementos planos de 3 e 4 nós. Quando os elementos planos de 6 e 8 nós são usados para a geração de malha, a opção de liberação linear pode não funcionar corretamente.

Uma direção de liberação é definida no sistema de coordenadas local especificado por uma linha de aresta realçada e um plano de elementos finitos do painel selecionado.

Você define as direções locais para uma liberação ao selecionar as arestas. Observe a seguinte imagem.

Onde:

x – Direção tangencial a uma aresta

y – Direção normal em relação a uma aresta em um plano tangencial

z – Direção normal em relação a um elemento

Nota: É possível definir liberações lineares somente em tipos de estrutura plana, ou seja, placas e cascas. Dependendo dos graus de liberdade que ocorrem, as seguintes direções de liberação estão disponíveis:

Placa – Uz, Hx

Casca – Ux, Uy, Uz, Hx

Para os tipos de estrutura restantes (estruturas de barra), essa opção não está disponível.

Consulte também: Instabilidades que podem ocorrer durante o cálculo de uma estrutura, incluindo liberações lineares

A parte superior da caixa de diálogo Liberações lineares apresenta o seguinte:

É possível definir a liberação linear de duas formas:

A liberação linear é atribuída a todas as arestas selecionadas. Com essa opção, é possível excluir facilmente liberações lineares em muitas arestas.

Para excluir uma liberação linear da estrutura:

  1. Clique em na lista de liberações lineares ativas.
  2. Selecione na estrutura um objeto do qual você deseja excluir a liberação linear.

Não é possível modificar esse tipo de liberação linear; ele é atribuído da mesma forma que a liberação para um elemento da estrutura.

Após a nova liberação linear ter sido adicionada, seu símbolo será exibido.

Consulte também:

Elementos DSC