A opção é usada para criar elementos simples, planos ou sólidos, ao efetuar a extrusão de objetos bidimensionais predefinidos ao longo de uma polilinha especificada. A opção está disponível usando um dos seguintes métodos:
- Clique no menu Geometria > Objetos > Extrusão ao longo da polilinha.
- Clique em Ao longo da polilinha (primeiro, um objeto definido deve ser selecionado) na caixa de diálogo Objetos: operações/modificações.
- Clique em
.
Nota: A opção está disponível somente para dois tipos de estrutura: placa e casca.
A opção Extrusão ao longo de uma polilinha funciona de forma similar à opção Extrusão, porque é composta de várias operações de extrusão de um objeto com base na definição de uma polilinha.
Para efetuar a extrusão de um objeto bidimensional predefinido ao longo de uma polilinha especificada, você deve definir diversos parâmetros:
- linha quebrada (polilinha)
- Escala – especifica o coeficiente de escala para segmentos particulares de uma polilinha (valor padrão: 1, o que significa que a escala não é aplicada ao objeto de extrusão). Se o valor da escala for maior que 1,0, o objeto será ampliado quando a extrusão for feita ao longo de um determinado segmento da polilinha. Se o valor da escala for menor do que 1,0, o objeto será reduzido quando for efetuada a extrusão ao longo de um determinado segmento da polilinha.
- Número de divisões – especifica o número de divisões a serem realizadas quando ocorre extrusão em um objeto.
- Topo – o lado superior do objeto produzido por extrusão – é criado quando essa opção é selecionada.
- Base – o lado inferior do objeto produzido por extrusão – é criado quando essa opção é selecionada.
- Sólido – selecionar essa opção faz com que uma estrutura volumétrica (sólido) seja criada durante a extrusão do objeto. A opção está disponível para estruturas volumétricas.
- Escala – especifica o coeficiente de escala geral (valor padrão: 1, o que significa que o dimensionamento não é aplicado ao objeto de extrusão). Se o valor de escala for maior que 1,0, o objeto será ampliado. Se o valor da escala for menor que 1,0, o objeto será reduzido.
Nota: Se um valor diferente de 1,0 for inserido, a relação da base do objeto com sua parte superior será igual ao valor inserido para cada segmento da polilinha. Em outras palavras, a escala do objeto será recalculada para cada segmento da polilinha.
- Novo objeto – quando selecionado, o objeto com extrusão ao longo de uma polilinha recebe um novo número.
A polilinha pode ser definida graficamente (realçando pontos sucessivos da polilinha) ou textualmente (ao definir coordenadas de pontos sucessivos da polilinha). Os pontos sucessivos da polilinha são inseridos no campo apropriado na caixa de diálogo Extrusão ao longo da polilinha. Os pontos podem ser excluídos ou modificados (defina as novas coordenadas do ponto e, opcionalmente, o valor da escala; em seguida, clique em Modificar).
Nota: Se um objeto no qual a operação Extrusão ao longo da polilinha tiver sido executada for modificado, os parâmetros da operação Extrusão ao longo da polilinha poderão ser alterados (como os parâmetros do vetor de extrusão). Nesse caso, certifique-se de verificar esses parâmetros e de restaurá-los para o estado inicial correto.
Para efetuar a extrusão de um objeto ao longo de uma polilinha:
- Defina um objeto bidimensional, como um retângulo (consulte a imagem a seguir). Vamos presumir que as coordenadas de seus vértices sejam: (-2,0,-2), (2,0,-2), (2,0,2), (-2,0,2).
- Selecione o objeto.
- Abra a caixa de diálogo Extrusão ao longo da polilinha.
- Defina uma polilinha. Suponhamos que seus parâmetros sejam:
- (0,0,0) escala 1,0
- (0,10,0) escala 1,0
- (0,10,10) escala 2,0
- Defina os parâmetros restantes de extrusão. Vamos presumir os seguintes parâmetros para o retângulo e a polilinha previamente definidos: Número de divisão – 10, opções superior e base – inativo, a escala geral – 1,0 e a nova opção de objeto – inativo.
- Clique em Aplicar para efetuar a extrusão do retângulo predefinido. A operação produz o objeto na imagem a seguir.