Abra a caixa de diálogo Círculo usando um dos seguintes métodos:
- Clique no menu Geometria > Objetos > Círculo.
- Clique em
.
A caixa de diálogo apresenta quatro partes:
- Campo Objeto, que exibe o número do objeto criado ou selecionado
- Método de definição
- Geometria
- Parâmetros.
Quando a caixa de diálogo Círculo está totalmente aberta, clicar em um dos três botões (Método de definição, Geometria ou Parâmetros) minimiza a parte correspondente da caixa de diálogo para que ela exiba somente as opções usadas em um determinado momento. Quando a janela está minimizada, clicar em um dos botões estende a caixa de diálogo.
Método de definição
As opções para selecionar o método para definir um círculo estão localizadas em Método de definição. Todos os métodos disponíveis baseiam-se na especificação de três pontos que definem o círculo. Os diagramas seguintes mostram os métodos para definir um círculo:
|
O círculo é definido usando três pontos situados na sua circunferência.
|
|
O círculo é definido usando o centro e um ponto na sua circunferência.
|
Geometria
Nos três campos da caixa de diálogo Geometria, insira as coordenadas dos pontos P1, P2 e P3. O significado desses pontos depende do método selecionado para criar o círculo.
Nota: Se a opção Raio central estiver selecionada, será possível definir um círculo usando um dos métodos:
- Especificando as coordenadas do centro do círculo e o ponto no círculo (graficamente ou inserindo os valores nos campos apropriados).
- Especificando as coordenadas do centro do círculo (graficamente ou inserindo o ponto) e inserindo os valores de raio no campo Raio.
Parâmetros
Os parâmetros têm a opção Discretização.
Se a opção Discretização estiver desmarcada, um círculo será criado usando o método analítico.
Quando a opção Discretização está selecionada, é possível definir os parâmetros para dividir um círculo:
- Arestas – O número de lados de um polígono que se aproxima de um círculo (o polígono inscrito num círculo).
- Comprimento da aresta – O comprimento das laterais de um polígono que se aproxima de um círculo (o polígono inscrito num círculo).
A opção Criar membros somente está disponível quando a opção Discretização está selecionada. Quando essa opção é selecionada, o círculo consiste em elementos de membro (as partes individuais de um círculo serão os membros).
Se a opção Criar membros estiver desmarcada, as seguintes opções se tornarão disponíveis:
- Painel – Quando selecionada, um círculo é definido como um painel usando os parâmetros padrão. É atribuído a um número e propriedades padrão do painel: tipo de armadura e espessura.
- Face/Revestimento – Quando selecionada, um círculo é definido como uma face sem propriedades como tipo de armadura e espessura; no entanto, os parâmetros de revestimento podem ser especificados. Esse objeto pode ser usado de duas maneiras:
- Ao criar uma estrutura volumétrica (sólido), ela pode ser uma face do objeto volumétrico.
- Ao distribuir cargas planas em barras, o atributo de revestimento determina o método e a direção da distribuição de carga. Cargas arbitrárias (cargas planas, lineares e de ponto) podem ser aplicadas a uma cobertura, uma próxima distribuída em barras.
- Contorno/Abertura – Quando selecionada, o arco definido é somente um contorno sem propriedades de painel ou de revestimento. Se o contorno estiver dentro de um painel ou outro contorno, uma abertura será criada; no entanto, se o contorno for atribuído a:
- Espessura, o contorno será um painel
- Revestimento, o contorno será uma face.
Para definir um arco:
- Selecione um método para definir um círculo.
- Defina as coordenadas dos pontos característicos no círculo:
- Especificando as coordenadas de pontos individuais na caixa de diálogo Geometria e clicando em Aplicar.
- Graficamente clicando no P1 na caixa de diálogo, alternando para o layout gráfico, clicando no ponto que representa o primeiro ponto no círculo e clicando nos pontos consecutivos.
- Combinando ambos os métodos.
- Defina os parâmetros de discretização do círculo. (O número de divisões nas direções apropriadas).